Exatas ou humanas? Conheça as áreas do conhecimento no Ensino Superior

(créditos Shutterstock)

As áreas do conhecimento no Ensino Superior não se resumem apenas em exatas ou humanas, há outras que talvez você nem conheça, mas são importantes para identificar o campo de atuação do profissional.

(créditos Shutterstock)
(créditos Shutterstock)

Ciências Agrárias: prepara e forma o discente para trabalhar em propriedades rurais e na agroindústria. O estudo fundamenta a produção da agropecuária, comercialização dos produtos e preservação ambiental. O profissional que deseja lecionar neste campo, além das disciplinas de Agronomia, Zootecnia, Fitotecnia, Engenharia Rural e Agroindústria, ainda encontra espaço na extensão rural e nas escolas agrotécnicas. Também pode atuar na administração rural, em fazendas, ONGs, secretarias de agricultura e programas de desenvolvimento agrícola. Cursos: Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e etc.

Ciências da Saúde: o profissional da saúde cuida tanto de humanos como de animais, seja individual ou coletivamente. Envolve toda a parte clínica e de atendimento dos doentes. As áreas de atuação são inúmeras, principalmente por abranger áreas de pesquisas, podendo atuar em ambos os campos, como clínico e pesquisador. A flexibilidade deste profissional é sua marca, ele pode atender no próprio negócio, lecionar e trabalhar em outras organizações. Cursos: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária e etc.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Linguística-Letras e Artes: a Linguística estuda a língua verbal, a gramática e a evolução dos idiomas em suas diversas culturas. O profissional analisa a estrutura, a sonoridade e a sentença das palavras, também o significado dos termos e das expressões idiomáticas. O Linguista pode trabalhar na elaboração de material didático, no planejamento de projetos de alfabetização e em parceria com psicólogos nos processos de linguagem e mente, e também com a informática no desenvolvimento de linguagem artificial.

Letras é o estudo da língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas literaturas. A atuação deste profissional pode ser como professor na rede de ensino pública e particular, escolas de idiomas, editoras, interpretação, secretariado e bilíngue. Cursos: além do curso superior de Letras, há diferentes habilitações em outras línguas, como francês, inglês, espanhol. Existem também instituições que oferecem cursos específicos: Língua Estrangeira Aplicada à Negociação Internacional, Estudos Literários, Linguagem e Comunicação e etc.

Artes é onde o estudante obtém o contato com as manifestações artísticas, habilitando-o para trabalhar em qualquer setor deste campo. Atuar em centros culturais, escolas de arte, exposições e entre outros. A moda é outro campo abrangente, onde as habilidades para criar e desenhar serão exercitadas. Analisar tendências, peças, acessórios e desenvolver coleções são algumas das atividades. Trabalhar no próprio negócio, em grandes lojas, prestar assessoria e etc. Cursos: Moda, Design, Artes cênicas, Design de Interiores, Comunicação das Artes e do Corpo, Dança e etc.

Ciências Sociais Aplicadas: formado e habilitado para compreender de modo amplo as relações sociais do passado e do presente nos diferentes contextos históricos, o profissional de qualquer curso na área de Ciências Sociais Aplicadas é aquele que consegue organizar, de certa forma, o espaço físico em que a sociedade se encontra, utilizando também, é claro, os números. Encontra-se espaços para atuar em diversos setores, política, instituto de pesquisas, organizações, agências de turismo, hotéis, fóruns, multinacionais, enfim, é uma área ampla. Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Turismo, Arquitetura e Urbanismo e etc.

Ciências Biológicas: estuda todas as formas de vida na terra, desde a estrutura até o funcionamento dos organismos. Pesquisa as diversas relações dos seres e o meio onde eles vivem. O biólogo se preocupa com o meio ambiente, e a atuação deste profissional é fundamental e abrangente na descoberta de medicamentos na indústria. Dar aulas de Biologia nos ensinos fundamental e médio, no ensino superior, desenvolver projetos em museus, centros educativos, ONGs e trabalhar com pesquisas são alguns de seus campos profissionais. Cursos: Biologia, Oceanografia, Zoologia e etc.

Ciências Exatas e da Terra: tendo a matemática como base para qualquer curso escolhido desta área, novos cursos foram introduzidos aumentando as oportunidades no mercado de trabalho. É uma das áreas mais antigas e trabalha com a capacidade de expressar quantitativamente e precisamente as suas teses. As mudanças no mundo devem ser acompanhadas por este profissional, atenção para novos desafios e inovação. Cursos: Matemática, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química e etc.

Engenharias: estuda, planeja e aplica os conhecimentos científicos através das viabilidades econômicas e técnicas. O mercado de trabalho é repleto de oportunidades, a Engenharia é considerada fundamental para o crescimento econômico do país e falta mão de obra qualificada. A Engenharia estuda campos específicos, tornando-a requisitada tanto nas grandes como nas menores empresas que buscam por um serviço especializado. Cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e etc.

Ciências Humanas: o ser humano é o foco e objeto de estudo. As Ciências Humanas tratam dos aspectos humanos e os cursos desta área do conhecimento são considerados complexos e com bastante bagagem subjetiva. A atuação do profissional é ir fundo na reflexão e entender a humanidade utilizando os caminhos que aprendeu na sua área específica. Cursos: Geografia, Pedagogia, Filosofia, História, Psicologia, Antropologia, Comunicação e etc.

Você se identificou com algum curso? Quer saber mais? Então acesse o site da Prime Cursos e veja todos os cursos livres oferecidos gratuitamente. Inscreva-se e estude sem custo algum, e ainda tenha a opção de solicitar o certificado de conclusão.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de ter vastos conhecimentos na área da agronomia.

    Logo que minha situação financeira melhore, vou me esforçar no curso da agronomia.

    abrçs,
    AUGUSTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui