Exatas ou humanas? Conheça as áreas do conhecimento no Ensino Superior

As áreas do conhecimento no Ensino Superior não se resumem apenas em exatas ou humanas, há outras que talvez você nem conheça, mas são importantes para identificar o campo de atuação do profissional.

(créditos Shutterstock)
(créditos Shutterstock)

Ciências Agrárias: prepara e forma o discente para trabalhar em propriedades rurais e na agroindústria. O estudo fundamenta a produção da agropecuária, comercialização dos produtos e preservação ambiental. O profissional que deseja lecionar neste campo, além das disciplinas de Agronomia, Zootecnia, Fitotecnia, Engenharia Rural e Agroindústria, ainda encontra espaço na extensão rural e nas escolas agrotécnicas. Também pode atuar na administração rural, em fazendas, ONGs, secretarias de agricultura e programas de desenvolvimento agrícola. Cursos: Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e etc.

Ciências da Saúde: o profissional da saúde cuida tanto de humanos como de animais, seja individual ou coletivamente. Envolve toda a parte clínica e de atendimento dos doentes. As áreas de atuação são inúmeras, principalmente por abranger áreas de pesquisas, podendo atuar em ambos os campos, como clínico e pesquisador. A flexibilidade deste profissional é sua marca, ele pode atender no próprio negócio, lecionar e trabalhar em outras organizações. Cursos: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária e etc.

Linguística-Letras e Artes: a Linguística estuda a língua verbal, a gramática e a evolução dos idiomas em suas diversas culturas. O profissional analisa a estrutura, a sonoridade e a sentença das palavras, também o significado dos termos e das expressões idiomáticas. O Linguista pode trabalhar na elaboração de material didático, no planejamento de projetos de alfabetização e em parceria com psicólogos nos processos de linguagem e mente, e também com a informática no desenvolvimento de linguagem artificial.

Letras é o estudo da língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas literaturas. A atuação deste profissional pode ser como professor na rede de ensino pública e particular, escolas de idiomas, editoras, interpretação, secretariado e bilíngue. Cursos: além do curso superior de Letras, há diferentes habilitações em outras línguas, como francês, inglês, espanhol. Existem também instituições que oferecem cursos específicos: Língua Estrangeira Aplicada à Negociação Internacional, Estudos Literários, Linguagem e Comunicação e etc.

Artes é onde o estudante obtém o contato com as manifestações artísticas, habilitando-o para trabalhar em qualquer setor deste campo. Atuar em centros culturais, escolas de arte, exposições e entre outros. A moda é outro campo abrangente, onde as habilidades para criar e desenhar serão exercitadas. Analisar tendências, peças, acessórios e desenvolver coleções são algumas das atividades. Trabalhar no próprio negócio, em grandes lojas, prestar assessoria e etc. Cursos: Moda, Design, Artes cênicas, Design de Interiores, Comunicação das Artes e do Corpo, Dança e etc.

Ciências Sociais Aplicadas: formado e habilitado para compreender de modo amplo as relações sociais do passado e do presente nos diferentes contextos históricos, o profissional de qualquer curso na área de Ciências Sociais Aplicadas é aquele que consegue organizar, de certa forma, o espaço físico em que a sociedade se encontra, utilizando também, é claro, os números. Encontra-se espaços para atuar em diversos setores, política, instituto de pesquisas, organizações, agências de turismo, hotéis, fóruns, multinacionais, enfim, é uma área ampla. Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Turismo, Arquitetura e Urbanismo e etc.

Ciências Biológicas: estuda todas as formas de vida na terra, desde a estrutura até o funcionamento dos organismos. Pesquisa as diversas relações dos seres e o meio onde eles vivem. O biólogo se preocupa com o meio ambiente, e a atuação deste profissional é fundamental e abrangente na descoberta de medicamentos na indústria. Dar aulas de Biologia nos ensinos fundamental e médio, no ensino superior, desenvolver projetos em museus, centros educativos, ONGs e trabalhar com pesquisas são alguns de seus campos profissionais. Cursos: Biologia, Oceanografia, Zoologia e etc.

Ciências Exatas e da Terra: tendo a matemática como base para qualquer curso escolhido desta área, novos cursos foram introduzidos aumentando as oportunidades no mercado de trabalho. É uma das áreas mais antigas e trabalha com a capacidade de expressar quantitativamente e precisamente as suas teses. As mudanças no mundo devem ser acompanhadas por este profissional, atenção para novos desafios e inovação. Cursos: Matemática, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química e etc.

Engenharias: estuda, planeja e aplica os conhecimentos científicos através das viabilidades econômicas e técnicas. O mercado de trabalho é repleto de oportunidades, a Engenharia é considerada fundamental para o crescimento econômico do país e falta mão de obra qualificada. A Engenharia estuda campos específicos, tornando-a requisitada tanto nas grandes como nas menores empresas que buscam por um serviço especializado. Cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e etc.

Ciências Humanas: o ser humano é o foco e objeto de estudo. As Ciências Humanas tratam dos aspectos humanos e os cursos desta área do conhecimento são considerados complexos e com bastante bagagem subjetiva. A atuação do profissional é ir fundo na reflexão e entender a humanidade utilizando os caminhos que aprendeu na sua área específica. Cursos: Geografia, Pedagogia, Filosofia, História, Psicologia, Antropologia, Comunicação e etc.

Você se identificou com algum curso? Quer saber mais? Então acesse o site da Prime Cursos e veja todos os cursos livres oferecidos gratuitamente. Inscreva-se e estude sem custo algum, e ainda tenha a opção de solicitar o certificado de conclusão.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

7 Comentários

  1. Eu pretendo estudar ano que vem, e tenho duvidas em o quê fazer…

  2. Domingos Augusto disse:

    gostaria de ter vastos conhecimentos na área da agronomia.

    Logo que minha situação financeira melhore, vou me esforçar no curso da agronomia.

    abrçs,
    AUGUSTO

  3. nesiquel ramos da silva disse:

    nossa adorei quero fazer esses cursos!!

  4. Robson Otacilio Rodrigues disse:

    a area do curso de segurança do trabalho é humanas ou exatas ?

  5. sou formado em diversas areas mas pretendo me Doutorar , mas nao estou certo ainda no assunto estou procurando cursos pra me facilitar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.