Exatas ou humanas? Conheça as áreas do conhecimento no Ensino Superior

As áreas do conhecimento no Ensino Superior não se resumem apenas em exatas ou humanas, há outras que talvez você nem conheça, mas são importantes para identificar o campo de atuação do profissional.

(créditos Shutterstock)
(créditos Shutterstock)

Ciências Agrárias: prepara e forma o discente para trabalhar em propriedades rurais e na agroindústria. O estudo fundamenta a produção da agropecuária, comercialização dos produtos e preservação ambiental. O profissional que deseja lecionar neste campo, além das disciplinas de Agronomia, Zootecnia, Fitotecnia, Engenharia Rural e Agroindústria, ainda encontra espaço na extensão rural e nas escolas agrotécnicas. Também pode atuar na administração rural, em fazendas, ONGs, secretarias de agricultura e programas de desenvolvimento agrícola. Cursos: Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e etc.

Ciências da Saúde: o profissional da saúde cuida tanto de humanos como de animais, seja individual ou coletivamente. Envolve toda a parte clínica e de atendimento dos doentes. As áreas de atuação são inúmeras, principalmente por abranger áreas de pesquisas, podendo atuar em ambos os campos, como clínico e pesquisador. A flexibilidade deste profissional é sua marca, ele pode atender no próprio negócio, lecionar e trabalhar em outras organizações. Cursos: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária e etc.

Linguística-Letras e Artes: a Linguística estuda a língua verbal, a gramática e a evolução dos idiomas em suas diversas culturas. O profissional analisa a estrutura, a sonoridade e a sentença das palavras, também o significado dos termos e das expressões idiomáticas. O Linguista pode trabalhar na elaboração de material didático, no planejamento de projetos de alfabetização e em parceria com psicólogos nos processos de linguagem e mente, e também com a informática no desenvolvimento de linguagem artificial.

Letras é o estudo da língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas literaturas. A atuação deste profissional pode ser como professor na rede de ensino pública e particular, escolas de idiomas, editoras, interpretação, secretariado e bilíngue. Cursos: além do curso superior de Letras, há diferentes habilitações em outras línguas, como francês, inglês, espanhol. Existem também instituições que oferecem cursos específicos: Língua Estrangeira Aplicada à Negociação Internacional, Estudos Literários, Linguagem e Comunicação e etc.

Artes é onde o estudante obtém o contato com as manifestações artísticas, habilitando-o para trabalhar em qualquer setor deste campo. Atuar em centros culturais, escolas de arte, exposições e entre outros. A moda é outro campo abrangente, onde as habilidades para criar e desenhar serão exercitadas. Analisar tendências, peças, acessórios e desenvolver coleções são algumas das atividades. Trabalhar no próprio negócio, em grandes lojas, prestar assessoria e etc. Cursos: Moda, Design, Artes cênicas, Design de Interiores, Comunicação das Artes e do Corpo, Dança e etc.

Ciências Sociais Aplicadas: formado e habilitado para compreender de modo amplo as relações sociais do passado e do presente nos diferentes contextos históricos, o profissional de qualquer curso na área de Ciências Sociais Aplicadas é aquele que consegue organizar, de certa forma, o espaço físico em que a sociedade se encontra, utilizando também, é claro, os números. Encontra-se espaços para atuar em diversos setores, política, instituto de pesquisas, organizações, agências de turismo, hotéis, fóruns, multinacionais, enfim, é uma área ampla. Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Turismo, Arquitetura e Urbanismo e etc.

Ciências Biológicas: estuda todas as formas de vida na terra, desde a estrutura até o funcionamento dos organismos. Pesquisa as diversas relações dos seres e o meio onde eles vivem. O biólogo se preocupa com o meio ambiente, e a atuação deste profissional é fundamental e abrangente na descoberta de medicamentos na indústria. Dar aulas de Biologia nos ensinos fundamental e médio, no ensino superior, desenvolver projetos em museus, centros educativos, ONGs e trabalhar com pesquisas são alguns de seus campos profissionais. Cursos: Biologia, Oceanografia, Zoologia e etc.

Ciências Exatas e da Terra: tendo a matemática como base para qualquer curso escolhido desta área, novos cursos foram introduzidos aumentando as oportunidades no mercado de trabalho. É uma das áreas mais antigas e trabalha com a capacidade de expressar quantitativamente e precisamente as suas teses. As mudanças no mundo devem ser acompanhadas por este profissional, atenção para novos desafios e inovação. Cursos: Matemática, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química e etc.

Engenharias: estuda, planeja e aplica os conhecimentos científicos através das viabilidades econômicas e técnicas. O mercado de trabalho é repleto de oportunidades, a Engenharia é considerada fundamental para o crescimento econômico do país e falta mão de obra qualificada. A Engenharia estuda campos específicos, tornando-a requisitada tanto nas grandes como nas menores empresas que buscam por um serviço especializado. Cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e etc.

Ciências Humanas: o ser humano é o foco e objeto de estudo. As Ciências Humanas tratam dos aspectos humanos e os cursos desta área do conhecimento são considerados complexos e com bastante bagagem subjetiva. A atuação do profissional é ir fundo na reflexão e entender a humanidade utilizando os caminhos que aprendeu na sua área específica. Cursos: Geografia, Pedagogia, Filosofia, História, Psicologia, Antropologia, Comunicação e etc.

Você se identificou com algum curso? Quer saber mais? Então acesse o site da Prime Cursos e veja todos os cursos livres oferecidos gratuitamente. Inscreva-se e estude sem custo algum, e ainda tenha a opção de solicitar o certificado de conclusão.


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

7 Comentários

  1. Eu pretendo estudar ano que vem, e tenho duvidas em o quê fazer…

  2. Domingos Augusto disse:

    gostaria de ter vastos conhecimentos na área da agronomia.

    Logo que minha situação financeira melhore, vou me esforçar no curso da agronomia.

    abrçs,
    AUGUSTO

  3. nesiquel ramos da silva disse:

    nossa adorei quero fazer esses cursos!!

  4. Robson Otacilio Rodrigues disse:

    a area do curso de segurança do trabalho é humanas ou exatas ?

  5. sou formado em diversas areas mas pretendo me Doutorar , mas nao estou certo ainda no assunto estou procurando cursos pra me facilitar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.