Quais são os princípios do Direito Eleitoral?

O Direito Eleitoral é um ramo do Direito Público o qual abrange os institutos, normas e procedimentos relacionados tanto aos direitos políticos dos cidadãos, quanto ao processo eleitoral. Entretanto, para aplicação da norma em situações do cotidiano, é necessária a existência dos norteadores princípios do Direito Eleitoral.

Para entender melhor o assunto, nós estamos aqui para esclarecer os principais pontos e responder suas possíveis dúvidas sobre os princípios do Direito Eleitoral e temas correlatos.

Caixas de Urna Eletrônica Lacradas para Eleição
O direito a um voto direto e secreto está previsto na legislação brasileira. Assim, a urna eletrônica é um instrumento para garantir isso.

O que é o Direito Eleitoral?

Em breve resumo, o Direito Eleitoral é originado do Direito Constitucional. Com isso em mente, é possível encontrar artigos da própria Constituição Federal com a previsão do respectivo tema, sendo alguns destes:

  • Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante (…);
  • Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência;
  • Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos (…);
  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I – direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
  • Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: I – relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral
  • Art. 118. São órgãos da Justiça Eleitoral: I – o Tribunal Superior Eleitoral; II – os Tribunais Regionais Eleitorais; III – os Juízes Eleitorais; IV – as Juntas Eleitorais;

Assim, sendo um tema abordado na Constituição Federal, o Direito Eleitoral é incluído nos domínios do Direito Público Interno. Apenas a título de conhecimento, o Direito Público Interno é conhecido por envolver a participação do Estado para interesses em âmbito social e estatal.

Por isso, além da Constituição Federal, o Direito Eleitoral também encontra embasamento em outros dispositivos como o Código Eleitoral, Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), Lei dos Partidos Políticos (Lei n. 9.096/1995), Lei das Inelegibilidades (Lei n. 64/1990), Resoluções do TSE, dentre outros.

Para facilitar o seu estudo, essa área do Direito pode ser dividida em 3 (três) partes, sendo elas a Alistabilidade (direito de votar), Elegibilidade (direito de ser votado) e Processo Eleitoral (judiciário eleitoral).

Qual a relação entre o Direito Eleitoral e os Direitos Políticos?

Os Direitos Políticos estão previstos no Capítulo IV, do Título II, da Constituição Federal e dispõem sobre os direitos de participação na vida política do Estado. Com isso, a participação pode ser realizada na forma ativa (direito de votar) e na forma passiva (direito de ser votado), sendo ambas previstas em alguns dos princípios do Direito Eleitoral.

1. Direito de Votar

No ponto de vista da forma ativa, está presente o Princípio da Soberania Popular – o qual será explicado no próximo tópico – demonstrando que os nacionais podem intervir e participar dos atos governamentais de forma individual ou coletiva. O termo “alistamento eleitoral” é diretamente relacionado com:

  • Alistamento obrigatório
    Previsão legal: art. 14, § 1º, I, da Constituição Federal e art. 4º e 8º do Código Eleitoral
    Conceito: O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para: os maiores de 18 anos e menores de 70 anos.
  • Alistamento facultativo
    Previsão legal: art. 14, § 1º, II, da Constituição Federal e art. 6º, I, “b” do Código Eleitoral
    Conceito: O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para: os analfabetos; maiores de 70 anos; maiores de 16 anos e menores de 18 anos.
  • Alistamento proibido
    Previsão legal: art. 14, § 2º da Constituição Federal e art. 5º, III e art. 6º, I, “a” do Código Eleitoral
    Conceito: O alistamento eleitoral e o voto são proibidos para: menores de 16 anos; estrangeiros; conscrito; pessoas que tenham seus direitos políticos suspensos ou perdidos.
  • Suspensão ou perda dos direitos políticos
    Previsão legal: art. 15 da Constituição Federal
    Conceito: Ocorre a privação temporária de direitos políticos em situações de: incapacidade civil absoluta; condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.
    Ocorre a privação definitiva de direitos políticos em situações de: cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII.

2. Direito de Ser Votado

No ponto de vista da forma passiva, está presente o Princípio da Legitimidade das Eleições – o qual será explicado no próximo tópico – demonstrando quais são as condições estabelecidas para um indivíduo ser eleito pelos nacionais. O termo “elegibilidade” é diretamente relacionado o art. 14, § 3º da Constituição Federal ao enumerar os critérios do candidato:

  • Nacionalidade Brasileira
  • Pleno Exercício dos Direitos Políticos
  • Alistamento Eleitoral
  • Domicílio Eleitoral na Circunscrição
  • Filiação Partidária
  • Idade mínima de:
    • 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
    • 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do DF;
    • 21 anos para Deputado Federal, Estadual ou Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito, e Juiz de Paz;
    • 18 anos para Vereador.

Consequentemente, estão previstas as causas de inelegibilidade (ausência de legibilidade) no mesmo artigo da Constituição Federal, o qual prevê:

  • Inelegibilidade Absoluta para candidato inalistável ou analfabeto (art. 14, § 4º)
  • Inelegibilidade Relativa para candidatos de mandato eletivo (art. 14, §5º e 7º), vínculo de afinidade/parentesco/casamento (art. 14), serviço militar (art. 14 § 8º) ou causas legais (art. 14, § 9º c/c LC. 64/90)


Quais são os princípios do Direito Eleitoral?

Primeiramente, é preciso conceituar o que é um princípio para, após, definir os princípios do Direito Eleitoral. De acordo com a 16ª edição da obra “Direito Eleitoral” de José Jairo Gomes, o autor conceitua um princípio como “preceitos inspiradores ou reitores que presidem e alicerçam um dado conhecimento ou determinada decisão“.

Após, o mesmo estabelece os princípios do Direito Eleitoral, assim demonstrado a seguir:

1. Princípio da Democracia

O princípio é uma das bases para o ordenamento jurídico brasileiro, o qual prevê em sua Constituição Federal as mais diversas aplicações da democracia. Por isso, a democracia pode abarcar os direitos políticos, sociais, econômicos, humanos e fundamentais. Os nacionais, no Estado Democrático de Direito, são assegurados a uma vida digna, com liberdade, igualdade, direitos individuais, coletivos, dentre outros assegurados na Magna Carta. Sendo assim, o regime democrático é

2. Princípio da Soberania Popular

O princípio se refere ao poder soberano dos nacionais na tomada das decisões governamentais, refletindo na legitimidade dos ideais do Estado Democrático de Direito. Conforme mencionado anteriormente, o Direito de Votar é resguardado no ordenamento jurídico e deve ser preservado independente do regime político. Por isso, o art. 14 da Constituição Federal prevê que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.

3. Princípio do Sufrágio Universal

O princípio atua em conjunto da soberania popular. Assim, pode ser conceituado como a manifestação da vontade de um conjunto de pessoas ao escolher os governantes (Direito de Votar) e, também, a possibilidade de os nacionais participarem da vida política (Direito de Ser Votado). Com isso, o popular tem sua parcela de responsabilidade no momento de escolher o governante do Estado, respeitando os requisitos do ordenamento jurídico.

4. Princípio da Legitimidade das Eleições

O princípio está positivado como requisito do art. 14, § 9º da Constituição Federal, sendo que os governantes precisam ser legítimos para se elegerem. Por isso, em conjunto com o Direito de Ser Votado, o indivíduo precisa preencher os critérios estabelecidos em lei e o processo da eleição deve ser pautado em uma disputa limpa.

5. Princípio da Moralidade

O princípio pode ser encontrado, também, no art. 14, § 9º da Constituição Federal, sendo que a ética e a moral são dois aspectos a serem considerados no mandato público. Com isso, isenta a moralidade do candidato a governante, é possível que seja declarada a inelegibilidade do exercício do mandato.

6. Princípio da Probidade

O princípio pode ser encontrado, também, no art. 14, § 9º da Constituição Federal, sendo que ao mencionar sobre probidade é associada com ética e moral. Sendo assim, o candidato a governante precisa usufruir de integridade, honestidade, dignidade e exercer suas funções embasadas na justiça.

7. Princípio da Igualdade ou Isonomia

O princípio está previsto no art. 5º da Constituição Federal, a qual se refere a igualdade de tratamento dos residentes no território nacional. Assim, não é admitida discriminação em quaisquer circunstâncias. Esse princípio é importante para o equilíbrio do Direito Eleitoral, tanto em âmbito popular, quanto dos respectivos governantes de Estado.

8. Princípio do Pluralismo Político

O princípio pode ser conceituado, em poucas palavras, como a possibilidade de existir diversos grupos com posicionamentos políticos distintos. Em contrapartida, a Constituição Federal prevê o pluralismo no âmbito de sociedade, político, partidário, econômico, cultural, dentre outros. No ponto de vista do Direito Eleitoral, o pluralismo político é importante em razão do direito de todos participarem do meio eleitoral, possibilitando também a disputa política-estatal.

9. Princípio da Liberdade de Expressão

O princípio é de suma importância para desenvolvimento de uma população. Como disposto no art. 5º, IV, da Constituição Federal, a liberdade de manifestação de pensamento é resguardada aos nacionais. Em complemento, o art. 5º, V, dispõe sobre direito de resposta e indenização por dano moral, material ou imagem. É possível incluir também o art. 5º, IX, da liberdade intelectual, artística, científica e de comunicação, com o art. 5º, XIV, do acesso à informação e sigilo da fonte. Por fim, o art. 220 abrange a proibição de censura nas respectivas manifestações.

10. Princípio Republicano

O princípio é reflexo da ideia da forma de governo como república. Assim, diferentemente da monarquia, os eleitos são escolhidos pelos nacionais, atuando de forma temporária no poder e podendo ser substituídos ao fim de seu mandato. Por isso, é estabelecida a renovação dos mandatos nos tempos previstos no art. 82 da Constituição Federal.

Curso de Direito Eleitoral Básico Grátis

O Curso Grátis de Direito Eleitoral Básico é um curso especialmente indicado para acadêmicos de direito e demais cidadãos interessados no funcionamento do direito eleitoral no país. Assim, com o decorrer do curso, o aluno aprenderá: O que são direitos políticos; Quais as condições de elegibilidade de um candidato; Como funciona os sistemas eleitorais no Brasil; e muito mais.

Curso de Direito Eleitoral Básico

Neste curso você irá aprender informações fundamentais para adquirir conhecimento na área, sendo elas: A origem do Direito Eleitoral; Direitos Fundamentais (gênero); Direitos Políticos; Elegibilidade: Condições e Conceitos; Sistemas Eleitorais, Partidos Políticos e Sistemas Partidários; Ação de Impugnação de Pedido de Registro de Candidatura; Recurso contra a Diplomação.


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.