pessoa com o celular e cartão do banco nas mãos, realizando solicitação de seguro-desemprego

Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?

Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego.

Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a demissão e o desemprego.

Todo trabalhador deve estar bem informado sobre o assunto, afinal de contas, nunca se sabe quando pode ser necessário recorrer a esse benefício. Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir, que vai te esclarecer como funciona o seguro-desemprego, quem tem direito a ele e como o trabalhador recebe as suas parcelas. Vamos lá!

O que preciso saber sobre o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um direito trabalhista estabelecido por lei, aplicável principalmente aos empregados formais cujos contratos são encerrados de maneira imprevista.

homem apresentando carteira de trabalho para requerer seguro-desemprego

Isso implica que somente aqueles que não contribuíram para o término do vínculo empregatício têm o direito a essa assistência. Colaboradores que cometem faltas graves no ambiente de trabalho, gerando a sua demissão por justa causa, não conseguem ter acesso a esse benefício.

Essa ajuda financeira, fornecida pelo governo federal por um período específico, tem como propósito auxiliar nas despesas essenciais do trabalhador durante alguns meses, até que ele consiga uma nova colocação profissional. 

Originado a partir do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e gerenciado pela Previdência, o seguro-desemprego desempenha um papel crucial na Seguridade Social, que abrange várias políticas públicas destinadas a assegurar proteção social à população.

A implementação do seguro-desemprego ocorreu inicialmente por meio da Lei n° 7.998 de 1990, sendo que, mais recentemente, alguns de seus critérios foram alterados pela reforma trabalhista, através da Lei n.º 13.134 de 2015.

Atualmente, esta legislação determina questões como as categorias de beneficiários, e os critérios relacionados à quantidade de parcelas e os prazos de pagamento.

O benefício é distribuído em parcelas, cujos valores variam de acordo com os salários recebidos nos últimos três meses de trabalho antes da dispensa. Já a quantidade de parcelas está relacionada ao histórico de solicitações anteriores ao benefício. O trabalhador elegível para o seguro-desemprego pode receber entre três e cinco parcelas.

Apesar de ser um direito assegurado por lei, existem critérios e normas específicas que devem ser seguidos para que o trabalhador tenha acesso efetivo ao seguro-desemprego. Saiba mais a seguir!

Quem tem direito a esse benefício? 

Se você se identifica com as situações descritas até aqui, provavelmente está considerando a possibilidade de formalizar um pedido para iniciar o processo do seguro-desemprego. 

pessoa sendo atendida em uma agência para requerimento do seguro desemprego

Nesse cenário, é interessante que você conheça as categorias específicas de trabalhadores que podem ser contempladas por esse benefício, para identificar em qual delas você se encaixa. As modalidades são as seguintes: 

  1. Empregado formal ou doméstico demitido sem justa causa, abrangendo situações de dispensa indireta (quando o empregado toma a iniciativa de encerrar o vínculo empregatício);
  2. Trabalhador formal com contrato suspenso para participar de um curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo próprio empregador;
  3. Pescador profissional durante o período do defeso (quando a pesca é proibida para preservar os animais);
  4. Trabalhador resgatado de condição análoga à escravidão.

Além disso, para ser elegível a esse benefício, o trabalhador não deve estar recebendo qualquer benefício previdenciário de pagamento contínuo da Previdência Social. As únicas exceções nesse aspecto são pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio suplementar e abono de permanência em serviço.

Depois de aprovada a solicitação para ter acesso ao seguro-desemprego, você receberá as parcelas aprovadas para o seu caso. Confira no próximo tópico como você pode recebê-las.

Quais as opções para receber o seguro-desemprego?

Há diversas ferramentas utilizadas para o pagamento das parcelas do seguro-desemprego, sendo a conta na Caixa Econômica Federal a principal delas. Por conta disso, muitos potenciais beneficiários têm dúvidas se há outros meios possíveis, e a resposta é sim, é possível receber as parcelas do seguro-desemprego sem ter conta na Caixa. 

pessoa sendo atendida em agência para solicitação do seguro-desemprego

O crédito em conta indicada na CAIXA (corrente ou poupança) é uma das principais modalidades utilizadas para o acesso ao seguro-desemprego, mas, além dela, também é possível receber o benefício em outras instituições financeiras. 

Assim, o benefício será creditado automaticamente na conta informada no momento do requerimento. O crédito para outras instituições financeiras ocorrerá por meio de Transferência Eletrônica de Valores (TED).

Caso o beneficiário não tenha indicado uma conta para crédito do benefício ao realizar a solicitação para o seguro-desemprego, será selecionada uma conta Caixa de forma automática, desde que seja uma conta individual. 

Outra opção é o crédito em Conta Poupança Social Digital. Essa modalidade de conta pode ser aberta para recebimento de benefícios sociais (como Abono Salarial e Bolsa Família, além do seguro-desemprego), caso o beneficiário não possua uma conta na Caixa. 

A abertura dessa conta acontece de forma automática para os trabalhadores que têm direito ao seguro-desemprego, sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências e sem custos. Também não há nenhum custo para o beneficiário. 

Para que o trabalhador tenha uma Conta Poupança Social Digital, é preciso possuir CPF regular, dados mínimos cadastrais e ter, no mínimo, 18 anos de idade. Conforme mencionado acima, também não deve possuir uma conta na Caixa Econômica Federal.

A movimentação dessa conta é feita prioritariamente pelo aplicativo CAIXA Tem. Para realizar saques, é preciso gerar um código no app, que será finalizado no autoatendimento, em lotéricas ou em correspondentes CAIXA Aqui.

Além de receber os créditos de programas sociais, a conta também pode receber depósitos e transferências, realizar pagamentos de contas e boletos, e também compras com cartão. O titular da conta também pode consultar o saldo e o extrado, fazer transferências para outras contas da Caixa e até 3 transferências mensais para contas em outros bancos.

Para trabalhadores que não possuem conta na Caixa Econômica Federal que não puderam abrir a Conta Poupança Social Digital, o saque do seguro-desemprego pode ser efetuado com cartão social e senha, nas agências e nos terminais de autoatendimento, em lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui.

Essas são as opções que você pode ter ao seu dispor para receber o pagamento das parcelas do seu seguro-desemprego. Sendo assim, não é necessariamente preciso ter conta na Caixa para conseguir ter acesso a esse benefício. 

Sabemos que receber a dispensa de um emprego e se deparar com a insegurança e a instabilidade financeira que caracterizam os períodos de desemprego nem sempre é algo fácil de enfrentar. Pensando nisso, separamos uma dica especial para você. Confira a seguir! 

Que tal aproveitar esse momento para reforçar seu currículo?

Passar por um período de desemprego é um desafio que pode levar a uma série de dificuldades.

A falta de segurança financeira durante esse período intensifica as pressões, evidenciando a importância de políticas e programas que ofereçam suporte adequado aos trabalhadores que enfrentam o desemprego. Nesse sentido, é preciso reconhecer a importância do seguro-desemprego! 

Considerando esse contexto, a busca por novas oportunidades de trabalho pode se tornar um processo demorado e desgastante, especialmente em um mercado competitivo. Mas quem se dedica constantemente a fortalecer seu currículo não fica para trás! 

Por que não aproveitar este momento para participar de alguns cursos gratuitos e dar aquela turbinada que seu currículo estava precisando? Na Prime Cursos você tem acesso às melhores oportunidades para fazer isso! 

Aqui, você encontra uma variedade de cursos abrangendo diversas áreas. Consulte nosso catálogo de cursos para descobrir todas as opções disponíveis e faça deste momento uma oportunidade para adquirir mais conhecimento e aprimorar sua carreira e atuação profissional. 

Cursos para conseguir um novo emprego

Cursos podem qualificar uma pessoa para conseguir um novo emprego ao fornecer conhecimento, habilidades e certificações relevantes para a área desejada, demonstrando um compromisso com o aprendizado contínuo e ampliando sua rede profissional. Isso torna os candidatos mais atraentes para os empregadores, aumentando suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Na Prime você encontra Cursos Gratuitos com Certificado de Conclusão válido para: atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.