Trabalhar de Dia ou de Noite no Uber? Vantagens e Desvantagens

Uber. O trabalho como motorista de aplicativo se tornou uma opção interessante para muitas pessoas em todo o Brasil. Um dos vários benefícios que a função oferece é a possibilidade de trabalhar com horários flexíveis, o que pode ser planejado de acordo com a disponibilidade e preferência de cada profissional.

Quanto maior a cidade onde atuará, maiores as opções de horário, o que pode depender também da vida noturna de cada local. Afinal, é melhor trabalhar de dia ou de noite? Continue a leitura para conferir as vantagens e desvantagens de cada opção. 

Como escolher o melhor horário para trabalhar na Uber? 

Essa escolha dependerá de cada motorista, das suas possibilidades e da meta que pretende alcançar trabalhando como Uber. Alguns aspectos devem ser levados em consideração para tomar a melhor escolha. 

Para ser um motorista da Uber é importante ter metas.
Para ser um motorista da Uber é importante ter metas.

Um dos principais pontos a considerar é qual horário será de mais fácil adequação a sua rotina. Algumas pessoas são mais produtivas durante a manhã, outras durante à tarde ou à noite. Também é preciso levar em conta os seus compromissos pessoais, como outros trabalhos, estudos, agenda dos filhos e demais atividades que fazem parte do seu dia a dia. 

Outro ponto importante é a demanda de viagens. É preciso atentar para o fato de que alguns horários são mais movimentados do que outros.

Nos mais movimentados, há mais chances de fazer um número maior de corridas e de conseguir tarifa dinâmica (que cobra preços mais altos), e justamente por conta disso há mais concorrência, com mais carros circulando pelas ruas.

Muitas vezes, esses horários de maior movimento podem significar uma desvantagem por serem momentos de pico do trânsito. 

Como forma de facilitar o trabalho de seus parceiros, a Uber Brasil disponibiliza os horários de maior movimento de corridas no país. Esses dados podem ser um bom ponto de partida para ajudar os motoristas a tomar uma decisão quanto ao melhor horário para trabalhar. Os horários mais movimentados são estes:

  • Segunda a quinta-feira: das 7h às 9h, das 12h às 13h e das 17h às 19h.
  • Sexta-feira: das 7h às 9h, das 12h às 13h e das 17h até a madrugada de sábado.
  • Sábado: das 12h às 13h, e a partir das 17h até a madrugada de domingo.
  • Domingo: de manhã cedo, sendo que há razoável movimento durante o dia também.

Não significa que esses horários sejam de fato as melhores opções para os motoristas pegarem viagens. Cabe a cada profissional escolher se prefere dirigir nesses picos de movimento ou se vai fugir deles. 

Continua a leitura para conferir os prós e contras de trabalhar de manhã, tarde, noite e madrugada. 

Vantagens e desvantagens de cada turno na Uber

A parte da manhã é o período de maior circulação de pessoas, tanto para quem anda de ônibus, trem ou carro de aplicativo. De segunda a sexta-feira, entre 5h e 9h30 da manhã, muitas pessoas se locomovem pela cidade rumo aos seus trabalhos, escolas, universidades, etc.

Nesse turno, tende a faturar mais quem começa a trabalhar mais cedo. 

Uber: Quem começa mais cedo, ganha mais
Quem começa mais cedo, ganha mais

Após o período movimentado da manhã, a demanda de viagens diminui consideravelmente. Nesse momento, muitos motoristas optam por parar em locais estratégicos para aproveitar corridas esporádicas. Pode ser uma boa ideia estacionar perto de supermercados, shoppings, rodoviárias e aeroportos. 

A procura por carros disponíveis no aplicativo volta a melhorar na hora do almoço, quando as pessoas que trabalham em horário comercial saem para comer fora do ambiente de trabalho. Para aproveitar a movimentação, vale a pena ficar próximo a ruas com grande concentração de escritórios, agências bancárias e escolas.

Regiões com fábricas e instituições de grande porte, no entanto, podem não ser uma escolha tão interessante, já que geralmente contam com refeitórios próprios para o almoço dos funcionários.  

Uma vez passado o horário do almoço, dá-se início a outro período de pouca procura, se estendendo até por volta das 16h30, quando alguns turnos de trabalho chegam ao fim.

A partir desse horário, muitas pessoas começam a retornar para casa. Essa movimentação geralmente se estende até a noite, já que muitas pessoas vão do trabalho diretamente para restaurantes, bares e outras opções de lazer. Uma boa dica para aproveitar esse horário é fazer o caminho inverso do período da manhã.  

Trabalhar durante a madrugada também pode ser uma boa opção se você atuar em uma cidade com vida noturna agitada. Os ganhos podem ser maiores, levando em consideração que o número de motoristas circulando diminui consideravelmente.

O número de usuários da plataforma procurando por motoristas também diminui, então uma dica interessante é checar se há eventos com data marcada, como shows, peças de teatro e grandes estreias nos cinemas.

Estar antenado no que está acontecendo pode ser um diferencial
Estar antenado no que está acontecendo pode ser um diferencial

No final de semana, o turno da madrugada geralmente se torna mais movimentado com a saída de pessoas para bares, baladas e festas em geral. Pode ser interessante criar um planejamento para trabalhar de segunda a sexta-feira, e outro para trabalhar aos finais de semana. Continue a leitura para saber mais especificações sobre a movimentação da plataforma durante o sábado e o domingo. 

Motorista Uber: Finais de semana

Todas as dicas apresentadas anteriormente podem te ajudar no dia a dia, porém, são mais adequadas de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana, a dinâmica da plataforma pode mudar bastante, assim como o cotidiano da maioria de seus usuários e a sua necessidade de locomoção

O período da manhã aos sábados, por exemplo, apresenta baixa demanda por corridas, e por isso pode ser pouco atrativo para os motoristas. Em compensação, tudo muda durante a noite e a madrugada. 

Ao cair a tarde no sábado, a demanda por corridas volta a aumentar.  O motorista parceiro da Uber é bastante solicitado para viagens a shoppings, bares, casas noturnas etc. O mesmo pode valer para a sexta-feira à noite. 

No domingo acontece o inverso: o volume tende a ser maior durante a manhã, quando muitos passageiros precisam usar o app para ir à praia, restaurantes ou para visitar amigos e familiares.

Na noite de domingo, a demanda não é tão atrativa, já que há uma tendência das pessoas ficarem em casa para descansar e iniciar a semana. O que não significa que trabalhar à noite não ofereça vantagens, o que entenderemos melhor no próximo tópico. 

Trabalhar à noite é mais vantajoso? 

Se você considerar as horas trabalhadas, então ser Uber à noite pode gerar mais ganhos e ser de fato uma opção mais vantajosa. Isso porque as corridas à noite (e especialmente nos finais de semana) tendem a ser mais longas, e o trânsito é menor.

Levar mais ou menos tempo no trânsito pode ser um diferencial para os motoristas de aplicativo
Levar mais ou menos tempo no trânsito pode ser um diferencial.

Os motoristas que optam por trabalhar à noite fazem um número menor de corridas, mas elas rendem mais dinheiro por hora trabalhada. 

Outra questão que faz da noite uma opção mais interessante para os motoristas de aplicativo é o fato de gastar menos combustível, tanto por ter menos trânsito quanto por geralmente exigir menos do ar condicionado. 

Em contraponto, vale considerar que aplicativos como a Uber oferecem bônus por número de corridas. Sendo assim, para aproveitar esse bônus é melhor fazer corridas durante o dia, já que nesse turno é possível fazer mais corridas por hora trabalhada.

Isso também vale para motoristas iniciantes, que precisam acumular um bom número de corridas e avaliações positivas para ganhar mais reconhecimento na plataforma. Não esqueça que para isso, é preciso oferecer a melhor experiência possível ao usuário. 

Nas viagens realizadas à noite, os passageiros geralmente estão mais relaxados e descontraídos do que ao realizar viagens durante o dia, pois nesse turno muitas pessoas estão saindo para se divertir ou relaxar, em busca de restaurantes e festas.

Durante o dia, como os usuários estão se locomovendo a trabalho, é mais comum se deparar com passageiros cansados, apressados e/ou estressados. Em relação à segurança, no entanto, dirigir à noite pode ser mais perigoso levando em conta os riscos de assaltos e outros tipos de crimes.

Como pudemos avaliar, há vantagens e desvantagens vinculadas a todos os turnos do dia quando o assunto é trabalhar como Uber

Para escolher a opção mais vantajosa, o motorista precisa colocar na balança alguns aspectos importantes a serem observados, como a sua disponibilidade de horário, metas a serem batidas, disposição (ou não) de encarar o trânsito e maiores riscos, e assim por diante. A resposta do que é mais vantajoso pode ser diferente para cada motorista.

Curso de Motorista para Aplicativo Prime

O Curso Grátis para Motorista de Aplicativo é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um iniciante ou um motorista querendo se reciclar ou ganhar conhecimentos extras.

morotista de uber olhando para passageiro
Clique para conhecer o curso de motorista de aplicativo

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: técnicas de atendimento ao cliente; finanças pessoais; economia de combustível; cuidados com a embreagem do carro; significado das luzes no painel do carro; direção defensiva/preventiva; conservação e manutenção do veículo; procedimentos de segurança para motorista de aplicativo; utilização de GPS/Waze.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.