Ubergreen: Entenda as vantagens dessa nova modalidade para motoristas

Não adianta fugir: pensar em formas sustentáveis para manter negócios funcionando é o futuro do mercado capitalista. Ou pelo menos, deveria ser. Contudo, uma das grandes empresas vem se preocupando com isso- e por isso, nasceu um novo projeto: O UberGreen.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas como o próprio nome sugere, é algo “verde”. Vamos pensar: os carros poluem o meio-ambiente e isso todos nó sabemos.

Conheça o Ubergreen: alternativa sustentável da Uber
Conheça o Ubergreen: alternativa sustentável da Uber

E se houvesse uma maneira de incentivar o contrário disso? Foi exatamente esse o pensamento do pessoal da Uber e por isso, nasceu essa iniciativa: usar carros onde a emissão de carbono seja diminuída ou nula. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

O que é o UberGreen?

Pensar em questões como poluição e aquecimento global é urgente. Pensar ainda em formas de contribuir para sua diminuição é fundamental. Assim, a Uber formulou o projeto UberGreen, onde carros que tenham a emissão de carbono nula ou quase nula se enquadrarão.

São eles:

– Carros elétricos

Carros híbridos

– Carros híbridos plug-in

Utilizar e incentivar o uso de veículos assim faz com que haja mobilidade urbana para consumo de veículos “verdes”, ou seja, veículos que possuem numa menor escala ou não poluem.

O Ubergreen foi pensado no meio ambiente e possui contrato social na emissão de gases poluentes
O Ubergreen foi pensado no meio ambiente e possui contrato social na emissão de gases poluentes

Segundo o porta-voz da Uber, o UberGreen é apenas o primeiro passo rumo a uma empresa sustentável. A previsão é de que em 2040, 100% das viagens sejam realizadas através de carros sustentáveis.

Para que seja possível alcançar a meta estabelecida pela empresa, a Uber dividiu o projeto em 4 fases:

  • 2020: O anúncio de compromisso global firmado publicamente, onde a Uber se compromete a ser uma plataforma que tenha mobilidade com emissão zero.
  • 2025: Migrar milhões de motoristas do aplicativo para veículos elétricos.
  • 2030: Operar com emissão zero em países como Estados Unidos, Canadá e Europa.
  • 2010: 100% de suas operações no mundo todo entrarão nas condições 100% sustentável.

E o projeto parece estar dando certo! Em janeiro de 2021, a empresa anunciou sua expansão na modalidade, que chegou a 1.400 cidades da América do Norte, contemplando grandes centros como Nova Iorque, Austin, Washington, Tucson, Houston e Winnipeg.

O UberGreen também está integrado ao Uber Pass, que é o programa de fidelidade da Uber.

Como o UberGreen vai funcionar na prática?

A ideia é fazer com que um cenário de menos poluentes seja normal ao cotidiano das pessoas e fazer com que isso seja acessível à população como um todo. Por isso, quase não há diferenças se você comparar o sistema Green do padrão, que é o Uber X.

Tanto que o processo para se pedir um UberGreen é o mesmo do que para as demais categorias: você abre o app, coloca seu local partida, o seu local de destino e escolhe a modalidade que lhe for apresentada.

E como fina em relação aos preços? É extremamente semelhante. A questão aqui é que na modalidade Green, nos EUA, paga-se U$ 1 dólar a mais se comparado as corridas convencionais.

A ideia desse valor a mais é principalmente, incentivar aos motoristas de app a optarem por essa modalidade Green. Para o consumidor, fica o bem-estar de ter usado um meio de transporte limpo e assim, aos poucos, vamos mudando o mundo.

Outro ponto que precisa ser dito: Esse valor a mais, além de entrar como uma bonificação ao motorista que adotou esse meio de transporte limpo, também contribuirá para o Programa Futuro Verde, que é um programa interno da Uber que irá auxiliar os motoristas a fazerem a migração para carros que ofereçam a bateria elétrica como fonte.

Conheça o programa Futuro Verde, da Uber
Conheça o programa Futuro Verde, da Uber

Segundo o programa da Uber, cerca de $ 800 milhões serão destinados a centenas de motoristas que irão receber ajuda para completar a transição de seus veículos para o modo elétrico, até o final de 2025.

E aqui no Brasil, como fica? Atualmente, essa não é uma opção que chegou aos brasileiros, ainda. Por enquanto, os testes de aceitação estão sendo realizados nos Estados Unidos, Canadá e em algumas cidades selecionadas da União Europeia. Por lá, a previsão é que a plataforma esteja operando com redução em 100% de gases até em 2030.

Quais são os veículos do UberGreen?

Como a gente disse anteriormente, existem algumas diferenças entre um sistema de carro convencional e a categoria de carros verdes. Pertencer a uma dessas categorias é fundamental para que o motorista se credenciar.

Quais serão os veículos que farão parte do Ubergreen?
Quais serão os veículos que farão parte do Ubergreen?

Para facilitar tal ação, a Uber acabou firmando uma parceria com montadoras para que estas possam oferecer diretamente uma oferta aos motoristas parceiros do app quando este for adquirir o seu veículo elétrico. Nessa parceria, vemos o Grupo Renault-Nissan e a General Motors.

Assim, os motoristas poderão escolher entre três categorias:

Carros Híbridos

São aqueles veículos que possuem duas opções de energia, que ajudam a melhorar a eficiência do motor na hora da combustão, por exemplo.

Ou seja, nesse caso, o veículo híbrido possui um motor (ou um sistema elétrico) que é capaz de auxiliar o motor tradicional do carro. Assim, além de gastar menos combustível, o mesmo ainda polui menos ao rodar.

Carro híbrido plug-in

São aqueles carros que podem ser conectados a uma tomada para que a sua bateria seja recarregada. Está sendo bastante comum observar pontos de parada com postes eletrônicos que proporcionam o recarregamento do carro.

Carros elétricos

Esse é o termo que devemos usar para aqueles automóveis que possui um sistema 100% elétrico, alimentado por bateria, independentemente de qual seja o tipo de recarga que este tenha.

Curso de Motorista para Aplicativo Prime

O Curso Grátis para Motorista de Aplicativo é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um iniciante ou um motorista querendo se reciclar ou ganhar conhecimentos extras.

morotista de uber olhando para passageiro
Clique para conhecer o curso de motorista de aplicativo

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: técnicas de atendimento ao cliente; finanças pessoais; economia de combustível; cuidados com a embreagem do carro; significado das luzes no painel do carro; direção defensiva/preventiva; conservação e manutenção do veículo; procedimentos de segurança para motorista de aplicativo; utilização de GPS/Waze.


Stories

Posts Recentes

  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.