Conheça a NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

Nem sempre o profissional consegue identificar um espaço confinado, e reconhecer os riscos do ambiente é fundamental para a realização do trabalho (créditos: shutterstock)
Nem sempre o profissional consegue identificar um espaço confinado, e reconhecer os riscos do ambiente é fundamental para a realização do trabalho (créditos: shutterstock)
Nem sempre o profissional consegue identificar um espaço confinado, e reconhecer os riscos do ambiente é fundamental para a realização deste trabalho (créditos: shutterstock)

A NR 33 é uma norma regulamentadora que possibilita ao profissional identificar os riscos existentes em ambientes pequenos com limitação de entradas e saídas, aqueles locais que não foram projetados para comportar seres humanos. Os três principais riscos nos trabalhos em espaços confinados são os: Riscos geométricos, Riscos de acesso e Riscos de Atmosfera. Encontramos estes riscos em vários locais, na Indústria gráfica, indústria alimentícia, indústria de borracha, serviços de gás, de água e esgoto, construção civil, siderúrgicas e entre outras.

As empresas que trabalham muito em espaços confinados devem estar atentas a todas as ferramentas e regras para exercer este tipo de trabalho. Prestar atenção nas sinalizações, nos perigos e recrutar pessoas capacitadas para o serviço, alertar o empregado das medidas de prevenção com cursos e capacitá-lo adequadamente.

Quando repassadas as informações, o empregado necessita colaborar com a empresa e utilizar os equipamentos corretos. Avisar ao supervisor sobre as situações de riscos e cumprir as orientações dos treinamentos recebidos, pois tudo isso visa assegurar a própria vida.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Veja os riscos presentes nos trabalhos de confinamento

Riscos Físicos: umidade, radiações, temperatura, eletricidade, pressões anormais, ruídos, vibrações. Riscos.

Riscos Biológicos: vírus, bactérias, fungos, animais peçonhentos, parasitas.

Riscos Químicos: poeiras, névoas, gases e vapores. Fumos metálicos, falta de oxigênio, gás metano, materiais em decomposição.

Riscos Mecânicos: ausência ou insuficiência de iluminação, ferramentas com defeitos, possibilidade de explosões.

Riscos Ergonômicos: esforço, postura, fobia.

Mas afinal, quem pode trabalhar em espaços confinados? Quais as condições físicas ideais que permitem ao trabalhador atuar em um espaço confinado? Qual o limite de peso? O que impede alguém de trabalhar em um espaço confinado?

Estas e outras questões podem ser respondidas, basta acessar o site da Prime Cursos e se inscrever gratuitamente no curso de NR 33 Básico – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Além da inscrição, o conteúdo também é gratuito e você ainda tem a opção de solicitar o certificado de conclusão. O curso é online, você pode estudar no conforto da sua casa.

Veja no vídeo os equipamentos necessários e como os profissionais realizam o trabalho em um espaço limitado:


Créditos canal Adriano Silva Araújo / via YouTube

Quer estudar o curso e não tem um computador por perto? Então instale agora mesmo o aplicativo da Prime Cursos direto da Playstore e tenha o melhor conteúdo da web no seu celular e aproveite para estudar nas horas vagas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

9 COMENTÁRIOS

  1. Um provérbio: “Onde está o homem está o perigo” A verdade é que na movimentação qualquer do ser humano está inscrito os perigos e riscos. Ao atentarmos para os cuidados em uma área de serviços e esforços, nossos cérebros estendem nossos sentidos para a precaução a toda e qualquer ocasião. José Edison dias .22/10/15

  2. Boa tarde

    Infelizmente eu não sei como se obtêm o Certificado da Prime, Já fiz alguns cursos aqui mas nunca recebi Certificado. Por isso tenho receios de fazer um outro, gastar tempo mas que no final não poder comprovar de forma idónea a maneira como se adquiriu o conhecimento. Contudo, obrigado por disponibilizar conteúdo gratuito na web.

    • Olá, Tiago!
      Obrigada pelo seu contato.

      Para retirar seu Certificado de conclusão é muito simples. Basta estar matriculado no curso desejado, estudar todo o conteúdo e solicitar a avaliação.
      Após concluir a avaliação e obter a média mínima de 60% acesse a página de descrição do curso e clicar no botão “Emitir seu Certificado” localizado logo abaixo do botão “Abrir leitura do curso”, no menu no final da página. É cobrada uma taxa pelo certificado, pela confecção, selo de autenticidade, entre outros.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui