Supletivo a distância: como funciona?

Fazer um curso supletivo a distância é uma opção para aquelas pessoas que, por alguma razão, precisaram parar seus estudos e agora querem voltar para conseguir o certificado de ensino médio, participar de concursos públicos, buscar uma qualificação melhor ou até mesmo conseguir um salário melhor.

Através da certificação do supletivo à distância, é possível dar continuidade aos cursos técnicos e universitários, e também prestar concurso público para cargos melhores.

O Ministério da Educação do Brasil, atualmente, conta com dois tipos de supletivos à distância:

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Supletivo Ensino Fundamental: para fazer este supletivo é necessário que a pessoa tenha estudado até a quarta série. Dessa forma, o supletivo do Ensino Fundamental tem início na quinta série ou no sexto ano, de acordo com o modelo atual de ensino.

Supletivo Ensino Médio: primeiro ao terceiro ano do 2 grau.

EJA

A EJA é uma das sete modalidades educacionais definidas pelo Ministério da Educação. Ela é voltada para o público que não concluiu a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) no período regular.

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é o nome dado para o que antes conhecia-se apenas por Ensino Supletivo. Dessa forma, os dois termos se referem ao mesmo processo e não há diferença entre eles.

Quem pode fazer um supletivo à distância?

Analise todas as regras exigidades pelo MEC antes de se inscrever!
Analise todas as regras exigidades pelo MEC antes de se inscrever!

Não apenas o supletivo à distância, como também o supletivo presencial, é indicado apenas para as pessoas que não finalizaram a educação básica no período e idade adequados. Dessa forma, o supletivo não pode ser feito por pessoas que ainda estejam na idade escolar e desejam acelerar seus estudos.

O MEC possui regras, então analise bem antes de se inscrever e desconfie de qualquer instituição que não exija a idade mínima correta.

Dessa forma, de acordo com o MEC, a idade mínima para cursar um supletivo do ensino fundamental é de 15 anos e o curso inclui a 5 até a 8 série (no modelo atual, do 6 ao 8 ano). Já para fazer o supletivo do Ensino Médio, conhecido como 2 grau, a idade mínima é de 18 anos.

Como é o supletivo a distância

O supletivo a distância pode ser feito de duas maneiras:

– Pela internet: o aluno efetua a matrícula e tem acesso às aulas através de um site, ou seja, de forma online.
– Por correspondência: o aluno efetua a matrícula e recebe todo o material de estudo em casa.

As provas finais, em ambos os casos, são sempre feitas presencialmente. Portanto, isso significa que o aluno precisa comparecer fisicamente em uma sede ou polo da escola para fazer as avaliações necessárias, e caso seja aprovado, receber o certificado de conclusão.

Além disso, algumas instituições também aplicam outras avaliações mensais ou bimestrais pela internet ou por correspondência. No entanto, outras exigem que o aluno compareça na escola para realizar essas avaliações.

O modelo das aulas depende de cada escola. Algumas instituições exigem a presença do aluno apenas nas provas finais, outras têm aulas presenciais semanais, com apoio de professores, tutores ou grupos de estudo.

Vantagens de fazer o supletivo à distância

Uma das vantagens de fazer um supletivo a distância é poder escolher o melhor horário para estudar!
Uma das vantagens de fazer um supletivo a distância é poder escolher o melhor horário para estudar!

Fazer o supletivo à distância tem diversas vantagens, como, por exemplo, ter autonomia para escolher o melhor período para estudar, poder começar em qualquer época do ano, além de não ter a necessidade de assistir aulas presenciais diariamente.

Além disso, veja abaixo outros benefícios:

  • Não é necessário frequentar as aulas diariamente como em uma escola comum;
  • É mais fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo, ao optar por um supletivo à distância;
  • Ao fazer o supletivo EAD é possível se formar na metade do tempo.

Supletivo EAD: Gratuito ou Particular?

Existem alguns cursos EJA que são gratuitos, principalmente em instituições públicas ligadas as secretarias da educação. Nesses casos, as aulas são presenciais e possuem maior carga horária. Se o seu interesse é fazer um supletivo a distância, uma opção interessante é tentar conseguir uma bolsa de estudos EJA para obter descontos nas mensalidades.

Em quanto tempo é possível terminar o supletivo à distância?

O que mais chama a atenção do supletivo é a possibilidade de finalizar os estudos de forma mais rápida. Assim, se o aluno tiver dedicação e se esforçar, consegue finalizar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na metade do tempo, comparando com a duração dos estudos em uma escola regular.

Veja a duração do supletivo de ensino fundamental e do supletivo de ensino médio na tabela abaixo:

ENCEJA

O ENCCEJA é uma prova realizada pelo público que se enquadra em qualquer uma das categorias da EJA – ensino fundamental e ensino médio. É através da avaliação que o indivíduo pode obter o certificado com o grau de escolaridade desejado.

Após ter frequentado todas as aulas, o exame pode ser realizado. No entanto, também é possível optar por realizar direto a avaliação.

Qual é a diferença entre o supletivo tradicional e o Encceja?

As duas modalidades, tanto o EJA quanto o ENCEJA oferecem o diploma de conclusão do ensino médio e fundamental, e o certificado possui a mesma validade.

Quais cuidados preciso tomar antes de começar?

Fique atento: escolha uma escola credenciada e reconhecida pela secretaria da educação do seu estado.
Fique atento: escolha uma escola credenciada e reconhecida pela secretaria da educação do seu estado.

Hoje em dia existem diversos sites oferecendo cursos de supletivo a distância. Portanto, se você está procurando um curso EJA – Educação para Jovens e Adultos – EaD tenha os seguintes cuidados:

  • A escola precisa ser credenciada e reconhecida pela secretaria da educação do seu estado.
  • Verifique se as provas finais são presenciais. Caso sejam online, desconfie, pois o MEC tem como exigência que as provas finais sejam sempre presenciais.
  • O MEC exige que cada série do supletivo seja completada em pelo menos 6 meses. Cursos que prometem como concluir o ensino médio em 30 dias devem ser alvo de desconfiança.
  • Entre em contato com a instituição e peça para ver um exemplo do material didático. Analise como são as atividades do curso, se tem exercícios, como são as provas mensais, etc.
  • Peça para a instituição fornecer todas as informações do curso, e se tiver dúvidas, pergunte.
  • Pergunte para a instituição que tipo de ajuda oferece, como, por exemplo, se possui grupos de estudo, tutores e monitores para tirar dúvidas e auxiliar no aprendizado, etc.

Quais instituições que oferecem supletivo a distância?

Uma instituição reconhecida e bem avaliada é o Instituto Universal Brasileiro, que oferece o Curso de Supletivo do Ensino Médio a distância e o Curso de Supletivo do Ensino Fundamental, também a distância. Acesse o site da instituição para obter todas as informações!

E você, conhece alguém que já fez ou tem interesse em fazer um supletivo a distância? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Fonte: EAD; Prime Cursos; Educa Mais Brasil.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui