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10 Ferramentas Essenciais de Marketing Digital para Iniciantes

Vender online, embora não seja algo tão complicado como muitos imaginam, requer uma boa estratégia para captar os melhores prospectos e expandir seu negócio rapidamente. Para isso, existem algumas ferramentas que otimizam os processos e contribuem para uma estratégia bem direcionada. Mas você conhece as ferramentas essenciais de marketing digital para iniciantes?

Se você está começando no mundo do marketing agora, com certeza já notou que existem diversas ferramentas onlines gratuitas que vão desde gestor de projetos, até automação de e-mail e análise de resultados.

Elas não somente facilitam seu trabalho, como também são uma ótima forma de organizar a sua estratégia para conseguir alcançar as pessoas certas com muito menos esforço.

Confira a seguir quais são as Ferramentas Essenciais de Marketing Digital para Iniciantes!

Quais são os tipos de ferramentas que você deve usar na sua estratégia de marketing?

Ferramentas para gestão de projetos 

As ferramentas de gestão de projetos são essenciais para manter a equipe informada sobre as demandas dentro da empresa, além de ser uma ótima forma de colocar prazos e etapas para sua estratégia de marketing digital.

quadro com sistema Kanban
A organização de tarefas e ações é essencial na hora de definir sua estratégia digital

Esse tipo de ferramenta também favorece a comunicação e permite que você marque as tarefas que estão em andamento e quais já foram cumpridas. Além disso, você ainda consegue colocar urgência em demandas que estão perto do prazo.

Plataformas de análise

Analisar a concorrência é uma etapa importante para montar uma estratégia de marketing digital, além de ser uma maneira de se inspirar, coletar informações e até mesmo viabilizar o seu negócio.

Nesse tipo de pesquisa você também pode verificar os termos mais buscados e quais as palavras-chave que estão em alta. A partir dessas informações, você já sabe como montar uma copy que converte e quais são as palavras-chave que mais fazem sentido para seu negócio.

Análise de performance

De nada adianta você criar uma estratégia de marketing de qualidade se você não puder mensurar os resultados. As ferramentas de análise de performance são cruciais para verificar como sua estratégia está impactando o público, quais gargalos devem ser melhorados, o que pode ser adaptado etc.

Essa ferramenta ainda pode lhe trazer diversos insights diferentes para que você possa explorar ainda mais a sua estratégia.

Relacionamento com o cliente

Chamado de CRM, o relacionamento com o cliente é essencial para a fidelização e encantamento do seu público. É por meio dele que você consegue verificar informações importantes sobre seus atuais clientes e prospectos e criar soluções que estejam alinhadas às necessidades que eles possuem.

funcionário conversando por telefone com o cliente
O relacionamento com o cliente é uma das principais etapas de fidelização

Por meio dessa ferramenta você consegue:

  • ver o status de cada lead;
  • controlar as interações de cada um deles;
  • reunir os contatos em um só lugar.

10 Ferramentas Essenciais de Marketing Digital para Iniciantes

10- Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego, aplicativo ou e-commerce, onde você consegue analisar relatórios. Esses dados são relacionados à experiência do usuário, qual sua audiência – gênero, idade, interesses, afinidades etc – qual a origem do tráfego, se foi orgânico, mídia paga ou redes sociais, e quais foram as metas alcançadas.

foto da tela do celular com resultados da pesquisa do google analytics
O Google Analytics é uma ótima ferramenta para coletar dados da sua audência e do seu negócio

9- Google Search Console

Outra ferramenta essencial de Marketing Digital para Iniciantes é o Google Search Console, que nada mais é do que uma ferramenta que lhe ajuda a resolver problemas de presença do seu site nos resultados de busca do Google, assim como monitorar e manter essa presença online.

Por exemplo, por meio do GSC você consegue coletar dados para realizar uma auditoria de SEO, como a:

  • aparência de pesquisa: como o Google está lendo cada parte das páginas,
  • tráfego de pesquisa: o que as pessoas procuram no Google que as levam até o seu site;
  • índice do Google: como o Google está se desempenhando em indexar suas páginas e identificar as palavras-chave que aparecem nela;
  • problemas de segurança: quaisquer problemas de seguranças que seu site possa apresentar;
  • rastreamento: quais os problemas que os robôs do Google encontram quando vasculham as páginas do seu site em busca de conteúdos relevantes para o ranqueamento.

8- Google Tag Manager

Essa ferramenta é essencial para administrar e implementar as tags de acompanhamento. Com ela, você consegue acessar uma plataforma para alterar as tags sem precisar acessar a linha do código do site.

Ou seja, você consegue gerenciar e atualizar os códigos de acompanhamento e fragmentos do seu site ou app de forma otimizada e mais simples.

7- Canva

Quem é novo no digital sabe que o design é muito importante para uma estratégia bem estruturada. Como algumas pessoas têm dificuldades em criar designs para anúncios ou até mesmo para capas de vídeos ou produtos, o Canva trouxe uma excelente solução para iniciantes.

Com ele você consegue customizar os templates e layouts disponíveis na plataforma, o que torna o processo de gerar criativos muito mais rápido.

O site ainda oferece opções de designs para facebook, pinterest, instagram stories e post no feed, twitter, infográficos, newsletter, anúncios etc.

6- RD Station

Para quem deseja fazer uma automação de marketing e criar uma estratégia mais elaborada, a RD Station é uma ferramenta ótima para o processo. Por meio dela você consegue criar estratégias específicas atraindo visitantes para o site, relacionar-se com seus prospectos, fechando vendas e até analisando o ROI de cada um dos canais.

Junto, você consegue ter uma visão mais aberta do seu negócio, por meio de:

  • análises de SEO;
  • Planejamento de projetos;
  • e-mail marketing;
  • qualificação de contatos;
  • landing pages;
  • gerenciamento dos seus contatos.

5- Trello

Para quem está buscando ferramentas essenciais de Marketing Digital para Iniciantes, o Trello com certeza será uma opção bastante indicada para otimizar sua estratégia. Isso porque é por meio dele que você consegue criar tarefas para todo o processo criativo do marketing digital, colocando prazos e gerindo todos os processos em andamento por meio do método Kanban.

mulher usando o trello
O Trello é uma das melhores ferramentas de gestão de projetos para quem está iniciando no marketing

Além disso, o trello ainda é colaborativo: ou seja, você pode adicionar várias pessoas ao seu quadro, que terão acesso às demandas, tarefas em andamento, tarefas atrasadas e tarefas com urgência.

Caso você ainda não tenha uma equipe, você pode usá-lo sozinho para se organizar e manter sua produtividade em dia, além de ser uma ótima agenda online por meio do power-up de calendário.

Você também pode adicionar cartões, checklists e etiquetas em cada tarefa, deixando seu quadro de trabalho muito mais dinâmico.

4- Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de marketing que possui planos gratuitos, sendo uma das mais simples e fáceis de usar e configurar.

Por meio dessa ferramenta, você consegue criar estratégias de email marketing especialmente se tiver um grande volume de disparos diariamente. É por meio do email marketing que você fará suas campanhas e se relacionará com seus prospectos, além de ser uma ótima forma de se relacionar com seus clientes já fidelizados.

tela de um notebook escrito e mail marketing
O E-mail Marketing é hoje uma ótima estratégia de relacionamento com o prospecto

Na plataforma você consegue:

  • criar e-mails com templates personalizáveis;
  • automatizar sua base de contato por meio do comportamento de cada um deles dentro do seu site;
  • segmentar os assinantes;
  • acessar relatórios avançados que podem ser compartilhados com o time.

3- SEMrush

Outra ferramenta essencial para montar uma estratégia de marketing qualificada é o SEMrush, uma plataforma de análise e diagnóstico de sites que fornece diversos dados relevantes relacionados com o SEO daquela página. Algumas dessas informações são o posicionamento na busca orgânica, excelente para comprar seu site com seus concorrentes.

Além disso, a ferramenta ainda mostra:

  • total de buscas orgânicas daquele site;
  • buscas pagas:
  • backlinks – quais os sites que possuem links que levam o usuário para aquele site;
  • quais palavras chave o site está usando.

Apesar de ser uma ferramenta paga, o SEMrush possui um período de teste gratuito para você que está começando agora.

2- Asana

Parecida com o Trello, a Asana é uma ferramenta para gerenciar tarefas e projetos, e é mais voltada para equipes de marketing especialmente para projetos que estão em andamento.

Na plataforma você consegue definir as tarefas que estão em execução e marcar quem será o responsável por desempenhar a tarefa. Além de poder adicionar o prazo de entrega.

O legal desse tipo de ferramenta é que todo o time tem acesso às tarefas que estão em andamento, e conseguem ter uma ideia de como está a produção de cada projeto, além de poderem contribuir em tarefas em atraso.

A empresa até mesmo oferece alguns tutorias em seu canal do Youtube que são legendados, como o exemplo abaixo:

1- Mindmeister

Se você procura Ferramentas Essenciais de Marketing Digital para Iniciantes que vai te ajudar a desenvolver uma estratégia online, o MindMeister com certeza é uma das principais ferramentas disponíveis.

Isso porque é por meio dela que você consegue fazer um brainstorming e montar ideias para seu negócio em uma espécie de mapas mentais que conseguem organizar suas ideias.

Além de ser simples de usar, ele pode ser inserido em diversos processos do marketing digital, desde o processo criativo, até o processo de reunião com clientes e organização de tópicos que devem ser abordados, e especialmente reuniões com os times internos.

A plataforma conta com um plano gratuito de até 3 mapas mentais, mas você pode ter mapas ilimitados por $2,49 ao mês – cerca de R$150 cobrado anualmente.

Depois de conferir quais são as 10 Ferramentas Essenciais de Marketing Digital para Iniciantes, comece a usá-las para montar sua estratégia de vendas online e se destacar no mercado. Outra dica é se especializar no assunto para saber a melhor forma de usar as ferramentas para alcançar seus objetivos a longo, médio e curto prazo.

Curso de Marketing Digital Online Grátis

O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.

Com o curso grátis de Marketing Digital da Prime Cursos em VIDEOAULAS, o aluno aprenderá:

  • Os benefícios do marketing digital;
  • As diferenças entre o marketing digital e o tradicional;
  • Como criar uma campanha atrativa;
  • Como escolher a melhor plataforma para divulgar seu negócio;
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