Estratégias para estudar melhor II

Utilize a tecnologia com sabedoria e aproveite os estudos Créditos: LouAnna Via: Pixabay
Utilize a tecnologia com sabedoria e aproveite os estudos Créditos: LouAnna Via: Pixabay
Utilize a tecnologia com sabedoria e aproveite os estudos
Créditos: LouAnna Via: Pixabay

Em um post anterior falamos sobre estratégias para estudar melhor, e diante da procura de nossos alunos por mais delas, resolvemos escrever mais algumas para melhor lhe auxiliar.

Estudar exige dedicação e é uma tarefa prazerosa quando ambiente e corpo estão em sintonia. A rotina de quem trabalha o dia inteiro, estuda e só tem tempo para pegar nos livros e fazer os trabalhos ao longo da madrugada, pode prejudicar algo fundamental: o sono. Dormir é recomendação básica dos especialistas para garantir concentração e memória. Reforçar na questão do sono nunca é demais. O aconselhável é dormir de 7 a 8 horas por dia, período suficiente para descansar sem prejudicar a saúde.

O primeiro passo é perceber como você rende mais na hora dos estudos, se é ouvindo CDs sobre o assunto, escrevendo, assistindo, enfim, existem inúmeras maneiras de descobrir, teste e atente para cada uma delas. Algumas dicas são de conhecimento geral, que funcionam para quase todas as pessoas, como a organização, revisar regularmente a matéria, ambiente silencioso ou ouvindo música clássica e claro, concentrar-se.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Estratégias de estudos

– Organize os horários. Intercale pequenas pausas a cada 60 ou 90 minutos de estudos. Se puder, tire um tempinho para um cochilo, 20 minutos é suficiente.

– Beber um café ajuda a despertar ou deixa-lo alerta, mas não beba em grandes quantidades. O ideal é beber água.

– Ingerir medicação para ficar acordado prejudica a saúde, por isso, quando bater a preguiça, tome um banho frio ou simplesmente lave o rosto com água fria.

– A alimentação recomendada é rica em proteínas, como a soja, o frango, a amêndoa, peixe, ovos e etc. Fuja das comidas com carboidratos, principalmente à noite.

– Estar presente de mente e corpo é essencial, esteja realmente no contexto do que está estudando. Há pessoas que fixam o conteúdo através da leitura e leem em voz alta, gravando melhor a matéria. Outras preferem ler em absoluto silêncio.

– Destacar as principais partes do conteúdo e dividir em tópicos com resumos, ajuda o cérebro a criar mapas de memória. Assim, quando escutar ou ler palavras-chaves sobre determinado assunto, estes mapas serão ativados e você lembrará do que se trata.

– É importante ir com cautela na mudança de horários e planejamento da rotina de estudos, cada pessoa possui o seu ritmo, siga a sua ordem fisiológica e mental.

Uma outra dica bem importante é o estudo de cursos online, eles são rápidos e com o conteúdo facilitado. A Prime Cursos oferece opções para você estudar da melhor maneira, com opção de certificado.
Acesse e confira também o conteúdo oferecido para Enem e Concursos Públicos.

O vídeo abaixo traz mais dicas de como estudar melhor. Confira:


Créditos canal Nazareth Ribeiro / Via Youtube

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui