Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?
Em todo trabalho a forma como nos vestimos está relacionada com a maneira como encaramos nossa função, além de estar fortemente ligado com a nossa postura profissional. Mas você sabe como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?
Por lidar com uma pessoa de idade, não é qualquer roupa que pode ser usada para desempenhar as responsabilidades das funções contratadas. Além disso, escolher o uniforme ideal é importante para demonstrar cumprimento de normas e rotinas, além de interesse e comportamento moral e ético no local de trabalho.
Pensando nisso, separamos informações importantes sobre a roupa que o cuidador de pessoas de terceira idade deve usar, e quais posturas deve adotar no trabalho.
Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?
A roupa que o cuidador de idoso irá usar depende de qual foi o acordo feita na hora da contratação. Porém, o mais aconselhável é que você escolha um uniforme por passar uma imagem mais profissional, já que as outras pessoas conseguem identificar em passeios e viagens que você é o responsável pelo idoso.
Em grande parte dos casos os cuidadores se vestem de branco por proporcionar uma visão de limpeza e higiene. Junto a isso, evite calçados que não favorecem o desenvolvimento do trabalho, calças muito apertadas, vestidos ou bermudas muito curtas e acessórios que podem se tornar perigosos para o paciente como é o caso de colares, brincos e pulseiras.
Quais outras posturas o profissional deve adotar?
Capacidade de se relacionar com o idoso
Quem lida com pessoas idosas deve ter preparo físico e emocional para cuidar da aparência e higiene do paciente demonstrando sempre educação e boas maneiras. Junto a isso, é necessário adaptar-se às diferentes estruturas e padrões familiares do contratante, além de respeitar a privacidade de quem está sendo cuidado demonstrando sempre sensibilidade e paciência.
Saber ouvir e perceber as carências para suprimi-las é primordial para quem quer trabalhar cuidando de pessoas mais velhas, assim como saber manter a calma e lidar com agressividade e sentimentos negativos, que podem acontecer em determinadas situações.
Saber separar o pessoal do profissional
Atender telefonemas que não sejam urgentes durante o período de trabalho demonstra falta de ética profissional e moral, já que isso fará com que você deixe de cumprir sua função e não dê a atenção devida ao idoso.
Isso quer dizer que o cuidador de pessoas mais velhas não deve resolver assuntos pessoais durante sua carga horária, nem levar o idoso para passear em locais em que se deve resolver assuntos pessoais como bancos, por exemplo.
Também é importante lembrar que o profissional não deve levar pessoas para a casa do paciente ou usar o telefone ou computadores do local de serviço para uso próprio, ou assistir televisão sem que isso faça parte das atividades que estão sendo desempenhadas com o paciente.
Desempenhar as funções que estão estabelecidas em contrato
As tarefas domésticas que foram estabelecidas em contrato como lavar, passar, fazer o lanche e refeições do paciente, limpar o quarto e trocar a roupa de cama devem ser cumpridas diariamente.
Vale lembrar, porém, que quando essas atividades interfiram na qualidade do cuidado com o idoso sobrecarregando o profissional, é função do cuidador comunicar o contratante para que seja admitida uma nova pessoa para cobrir a função secundária.
Prezar pela educação
Na hora de falar com o idoso, o cuidador deve sempre conversar com tom baixo e sem gírias ou palavrões, além de nunca erguer o tom de voz mesmo em momentos de tensão.
Manter a higiene pessoal
As mulheres cuidadoras de idosos devem prezar pela higiene e manter as unhas sempre limpas e curtas para evitar machucar o paciente durante banhos e atividades do dia a dia, e para diminuir o risco de infecções causadas por bactérias.
Respeitar o horário das refeições
Muitos contratantes estabelecem em contrato que o cuidador tem direito a uma refeição por dia, mas é importante seguir o horário combinado na hora da contratação.
Normalmente ele se encaixa na 1 hora de descanso diária, para que após se alimentar o profissional tenham um período para a digestão antes de voltar às atividades.
Não abordar religião
O cuidador não deve direcionar o idoso para uma religião que não seja de acordo com a educação seguida pela família.
No entanto, desde que o idoso se sinta confortável, o cuidador pode conversar sobre a sua fé de forma natural quando o assunto surgir sem tentar impô-la ao paciente.
Conversar com o idoso
Os idosos normalmente sentem muita necessidade de conversar com alguém, e o profissional deve escutar o que o paciente tem a dizer.
É importante demonstrar atenção e preocupação com os seus sentimentos, com empatia e respeitando suas visões sempre que o mesmo sentir necessidade de conversar sobre algo.
Conversar com o contratante a respeito do idoso
É fundamental que o cuidador converse pelo menos uma vez na semana com o contratante, que muitas vezes é um familiar, para informar como está a saúde do paciente e alinhar as necessidades do idoso.
Além disso, essas conversas também devem abordar assuntos como o progresso do familiar de terceira idade, relatando todos os avanços que o paciente tem demonstrado em questões de saúde.
Leia mais sobre os direitos e deveres do cuidador de idoso clicando aqui!
Depois de ver como deve ser a roupa de um cuidador de idoso e como você deve se portar em seu ambiente de trabalho, não deixe de seguir as nossas dicas. Dessa forma você se tornará um profissional ético que visa sempre o bem-estar de quem está sendo cuidado, além de adotar uma postura mais profissional muito valorizada por quem contrata esse tipo de serviço!
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Excelente me ajudou muito, embora já estou atualizando como cuidadora.
Obrigada primor por esta dicas.