Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

qual a roupa de um cuidador de idoso

Em todo trabalho a forma como nos vestimos está relacionada com a maneira como encaramos nossa função, além de estar fortemente ligado com a nossa postura profissional. Mas você sabe como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

Por lidar com uma pessoa de idade, não é qualquer roupa que pode ser usada para desempenhar as responsabilidades das funções contratadas. Além disso, escolher o uniforme ideal é importante para demonstrar cumprimento de normas e rotinas, além de interesse e comportamento moral e ético no local de trabalho.

Pensando nisso, separamos informações importantes sobre a roupa que o cuidador de pessoas de terceira idade deve usar, e quais posturas deve adotar no trabalho.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

A roupa que o cuidador de idoso irá usar depende de qual foi o acordo feita na hora da contratação. Porém, o mais aconselhável é que você escolha um uniforme por passar uma imagem mais profissional, já que as outras pessoas conseguem identificar em passeios e viagens que você é o responsável pelo idoso.

cuidador de idoso
muitos cuidadores de idosos optam por uniformes brancos

Em grande parte dos casos os cuidadores se vestem de branco por proporcionar uma visão de limpeza e higiene. Junto a isso, evite calçados que não favorecem o desenvolvimento do trabalho, calças muito apertadas, vestidos ou bermudas muito curtas e acessórios que podem se tornar perigosos para o paciente como é o caso de colares, brincos e pulseiras.

Quais outras posturas o profissional deve adotar?

Capacidade de se relacionar com o idoso

Quem lida com pessoas idosas deve ter preparo físico e emocional para cuidar da aparência e higiene do paciente demonstrando sempre educação e boas maneiras. Junto a isso, é necessário adaptar-se às diferentes estruturas e padrões familiares do contratante, além de respeitar a privacidade de quem está sendo cuidado demonstrando sempre sensibilidade e paciência. 

Saber ouvir e perceber as carências para suprimi-las é primordial para quem quer trabalhar cuidando de pessoas mais velhas, assim como saber manter a calma e lidar com agressividade e sentimentos negativos, que podem acontecer em determinadas situações.

Saber separar o pessoal do profissional

Atender telefonemas que não sejam urgentes durante o período de trabalho demonstra falta de ética profissional e moral, já que isso fará com que você deixe de cumprir sua função e não dê a atenção devida ao idoso.

Isso quer dizer que o cuidador de pessoas mais velhas não deve resolver assuntos pessoais durante sua carga horária, nem levar o idoso para passear em locais em que se deve resolver assuntos pessoais como bancos, por exemplo.

Também é importante lembrar que o profissional não deve levar pessoas para a casa do paciente ou usar o telefone ou computadores do local de serviço para uso próprio, ou assistir televisão sem que isso faça parte das atividades que estão sendo desempenhadas com o paciente.

Desempenhar as funções que estão estabelecidas em contrato

As tarefas domésticas que foram estabelecidas em contrato como lavar, passar, fazer o lanche e refeições do paciente, limpar o quarto e trocar a roupa de cama devem ser cumpridas diariamente. 

limpando a casa
o cuidador de idoso deve prezar pela limpeza da casa

Vale lembrar, porém, que quando essas atividades interfiram na qualidade do cuidado com o idoso sobrecarregando o profissional, é função do cuidador comunicar o contratante para que seja admitida uma nova pessoa para cobrir a função secundária.

Prezar pela educação

Na hora de falar com o idoso, o cuidador deve sempre conversar com tom baixo e sem gírias ou palavrões, além de nunca erguer o tom de voz mesmo em momentos de tensão.

Manter a higiene pessoal

As mulheres cuidadoras de idosos devem prezar pela higiene e manter as unhas sempre limpas e curtas para evitar machucar o paciente durante banhos e atividades do dia a dia, e para diminuir o risco de infecções causadas por bactérias.

Respeitar o horário das refeições

Muitos contratantes estabelecem em contrato que o cuidador tem direito a uma refeição por dia, mas é importante seguir o horário combinado na hora da contratação.

Normalmente ele se encaixa na 1 hora de descanso diária, para que após se alimentar o profissional tenham um período para a digestão antes de voltar às atividades.

Não abordar religião

O cuidador não deve direcionar o idoso para uma religião que não seja de acordo com a educação seguida pela família.

No entanto, desde que o idoso se sinta confortável, o cuidador pode conversar sobre a sua fé de forma natural quando o assunto surgir sem tentar impô-la ao paciente.

Conversar com o idoso

Os idosos normalmente sentem muita necessidade de conversar com alguém, e o profissional deve escutar o que o paciente tem a dizer.

cuidador de idoso
o cuidador de pessoas mais velhas devem sempre conversar com o paciente

É importante demonstrar atenção e preocupação com os seus sentimentos, com empatia e respeitando suas visões sempre que o mesmo sentir necessidade de conversar sobre algo.

Conversar com o contratante a respeito do idoso

É fundamental que o cuidador converse pelo menos uma vez na semana com o contratante, que muitas vezes é um familiar, para informar como está a saúde do paciente e alinhar as necessidades do idoso.

Além disso, essas conversas também devem abordar assuntos como o progresso do familiar de terceira idade, relatando todos os avanços que o paciente tem demonstrado em questões de saúde.

Leia mais sobre os direitos e deveres do cuidador de idoso clicando aqui!

Depois de ver como deve ser a roupa de um cuidador de idoso e como você deve se portar em seu ambiente de trabalho, não deixe de seguir as nossas dicas. Dessa forma você se tornará um profissional ético que visa sempre o bem-estar de quem está sendo cuidado, além de adotar uma postura mais profissional muito valorizada por quem contrata esse tipo de serviço!

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.

Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.

https://youtu.be/zjLpyp5BoDQ
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui