O que é ISO 9001 para que serve dentro das empresas?

ISO 9001

Quando falamos em qualidade dentro da empresa e sistemas de gestão da qualidade, muitos empreendedores logo pensam nas normas da ISO, que nada mais são do que um conjunto de uma padronização internacional que visa o sucesso da empresa em determinada área. Uma das mais usadas, porém, é a ISO 9001, mas você sabe para o que ela serve dentro da organização?

Manter a qualidade da empresa, especialmente em setores mais complexos, requer um pouco mais de cuidado dos gestores e implementação de práticas e normas que ajudem a empresa nesse aspecto. Porém, nem sempre os gestores conseguem implementar essas políticas de qualidade sozinhos, e acabam recorrendo a ISO 9001, transmitindo também maior confiança em seus clientes e possíveis investidores.

Para que você entenda melhor o que é a ISO 9001 e para o que ela serve, separamos um post completo explicando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

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O que é ISO 9001?

A ISO 9001 é um padrão internacional com normas que tem o intuito de especificar quais são os requisitos para um SGQ. Com isso, as normas são usadas para demonstrar a capacidade de fornecer serviços e produtos consistentemente para atender os requisitos, necessidades e expectativas dos clientes, além dos requisitos regulatórios.

o foco da ISO 9001 é em um Sistema de Gestão da Qualidade Total
o foco da ISO 9001 é em um Sistema de Gestão da Qualidade Total

Hoje em dia é considerado o padrão mais popular da série ISO 9000, sendo o único capaz de oferecer uma certificação para a empresa.

Sua consolidação deu-se a partir do certificado de confiança oferecido para as organizações, que transmite segurança tanto para quem deseja fazer negócio com a empresa, quanto para os consumidores finais, conferindo qualidade nos produtos e nos serviços prestados.

Alguns aspectos abordados pela iso 9001 são:

  • acompanhar a satisfação do cliente;
  • garantir a melhora contínua dos processos;
  • entender o contexto da empresa;
  • conhecer cada risco das atividades e processos;
  • medir e avaliar todos os resultados de desempenho e eficácia.

Quais os benefícios para as empresas?

O principal benefício de conseguir um certificado ISO 9001 e colocar as normas em prática é a melhoria da imagem da empresa entre os clientes, colaboradores e fornecedores, porém, as empresas que usam as normas ISO dentro da organização também conseguem vantagens como:

  • rotinas de trabalho padronizadas;
  • processos de produção mais ágeis e inteligentes;
  • melhoria na comunicação e satisfação dos funcionários;
  • aumento de oportunidades e conquistas de novos mercados;
  • maior satisfação dos clientes;
  • encantamento dos consumidores.

Qual a estrutura da ISO 9001?

Contexto da organização

Nesse tópico aborda-se sobre as particularidades de uma companhia que diferencia a empresa das demais organizações que atuam no mesmo ramo.

Liderança

A liderança é um processo chave na hora de implementar e fazer a manutenção do SGQ, já que os líderes são responsáveis por estabelecer uma unidade de propósito e direcionamento, além de condições para engajar ainda mais os colaboradores.

Planejamento

A ISO 9001 também aborda o planejamento, que nada mais é do que o conjunto de ações usadas para abordar riscos e oportunidades dentro do mercado em que a empresa está inserida.

Apoio

O apoio consiste em determinar os recursos que a empresa necessita para garantir que os processos do SGQ conseguirão atingir seus objetivos.

Ou seja, envolve pessoas, monitoramento, infraestrutura, conhecimento, mensuração, comunicação, competência, informação documentada.

Operação

A operação está diretamente ligada com as operações realizadas dentro de uma empresa, desde o primeiro contato do cliente com a empresa, desde a saída do produto ou serviço até ele.

Avaliação de desempenho

Nesse tópico são apresentados os requisitos relacionados com a avaliação de desempenho dos resultados tanto das operações de produção, como também das avaliações de desempenho do sistema de qualidade em si.

Melhoria

Por fim, a norma ainda abrange mais sobre a melhora contínua, onde deve-se identificar as oportunidades para melhorar continuamente aspectos que aumentam a satisfação do cliente. Assim, as normas ainda buscam formas de também melhorar o produto e serviço oferecido para o cliente, a fim de ultrapassar as suas expectativas.

Como implementar as normas em minha empresa?

Defina o método de implementação

O primeiro passo, depois de estudar mais a ISO 9001 e entender como ela funciona, é encontrar o melhor método para implementar as normas em sua empresa. Caso opte por fazer isso sozinho, você deve ter em mente que existem riscos, e é essencial que você entenda melhor sobre o assunto antes de tentar colocar as normas em prática dentro da sua empresa.

Escolha a equipe

É importante que uma equipe fique responsável para implementar e fazer a manutenção do SGQ, recebendo o nome de comitê da qualidade.

a equipe responsável deverá garantir que as normas estejam sendo seguidas
a equipe responsável deverá garantir que as normas estejam sendo seguidas

É essa equipe que também se responsabiliza por monitorar o desempenho e quais melhorias precisam ser realizadas, passando as informações para a diretoria do negócio.

Diagnóstico e planejamento

Em seguida, é hora de criar um diagnóstico de atividades da empresa, assim os especialistas entendem que sua organização funciona de tal maneira e o que é esperado das melhorias estabelecidas.

A partir disso, você deve criar um cronograma com todas as premissas para conseguir a certificação, e é essencial que nele conste os prazos iniciais de cada etapa, quais os responsáveis etc.

Envolva seus funcionários

A partir disso, é horade de envolver seus colaboradores, já que a notícia da implementação da ISO 9001 dentro da empresa pode gerar desconfiança de demissões e questões financeiras da empresa. 

É aqui que a liderança deve entrar para criar uma relação com os funcionários e manter a comunicação eficiente, com o intuito de criar estratégias que engajem e faça com que todos abracem a causa.

Implemente os requisitos da norma

Nesse passo você deve começar a implementação, desenvolvendo um sistema de gestão de qualidade e melhorando os processos continuamente. É aqui que você também criará treinamentos para que os colaboradores se familiarizem com as novas normas.

Auditoria interna

As auditorias internas são importantes para identificar possíveis erros de processo, e é durante elas que as empresas fazem mudanças necessárias e inclusão de dados complementares, além dos documentos para corrigir os erros e criar melhorias.

Auditoria de certificação ISO 9001

O último passo é convocar o órgão certificador para realizar uma auditoria oficial, que tem como objetivo certificar a empresa formalmente.

Agora que você viu o que é ISO 9001, para que serve e como implementar em sua empresa, não deixe de estudar as normas mais a fundo antes de colocá-las em prática em sua empresa. Assim você evita possíveis erros e agiliza ainda mais o processo, conseguindo os benefícios da gestão de qualidade ainda mais rápido.

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