Saiba mais sobre a NR 6 e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Utilizar todos os EPI's corretamente é assegurar a própria saúde (créditos Skeeze via Pixabay)
Utilizar todos os EPI's corretamente é assegurar a própria saúde (créditos Skeeze via Pixabay)
Utilizar todos os EPI’s corretamente é assegurar a própria saúde (créditos Skeeze via Pixabay)

A qualidade de vida no ambiente de trabalho é algo que as empresas têm buscado melhorar ao longo dos anos, de modo a diminuir a exposição dos funcionários e evitando acidentes e/ou doenças. É de obrigação das organizações cumprir as leis e minimizar os riscos intensos e fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

A NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (2001) tem a sua base legal a partir da lei nº 6.514 de 22 de novembro de 1977 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que em conjunto com a Segurança e Medicina do Trabalho, decidiram os processos de conscientização para maior segurança aos trabalhadores e do cumprimento das leis trabalhistas.

A Norma Regulamentadora 6 estabelece a proteção individual do trabalhador, tendo como fundamento:

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

– definições legais;
– forma de proteção;
– requisitos de comercialização e responsabilidades (empregador, empregado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os Equipamentos

Todas as ferramentas que possam ser utilizadas para proteger o trabalhador, são consideradas adequadas para eliminar os riscos de acidentes. Veja algumas muito comuns no trabalho individual: capacete e óculos de segurança, protetores auriculares, cinto de segurança, camisa ou camiseta, luvas de raspa, máscara filtradora, botas, etc.

Os equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente pela empresa ao trabalhador. A inspeção e manutenção garante o estado de conservação e o bom funcionamento dos instrumentos.

O conhecimento da NR 6 – EPI é importante e fundamental para o trabalhador e para a empresa, pois sem os equipamentos, tanto o trabalhador quanto a empresa ameaçam a própria segurança. Cabe aos dois conhecer as normas do EPI e colocá-las em prática, assim como exigir as condições legais para o uso correto no dia a dia.

Uma forma de atualizar-se e saber mais sobre a Segurança do Trabalho, é estudar cursos da área. A Prime Cursos disponibiliza o curso gratuito de NR 6 Básico – Equipamento de Proteção Individual (EPI) (2015). Neste curso, você saberá tudo sobre as leis referentes a essa norma e como aplicá-las, e isso, sem precisar gastar com transporte, pois o curso é online. Se desejar, você ainda poderá solicitar o certificado de conclusão, que é válido em todo o país.

Acompanhe no vídeo abaixo, a importante utilização do EPI:


Créditos canal EPI segurança do trabalho / via YouTube

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a prime cursos pela prestação de serviços ao público em geral, pelos cursos oferecidos, pelas informações fornecidas.
    Fica aqui registrado meus sinceros agradecimentos a essa instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui