Compreenda o que é sustentabilidade e como praticá-la no dia a dia

Introduzir práticas sustentáveis no seu dia a dia é garantir a sobrevivência do presente e do futuro das gerações (créditos shutterstock)
Introduzir práticas sustentáveis no seu dia a dia é garantir a sobrevivência do presente e do futuro das gerações (créditos shutterstock)
Introduzir práticas sustentáveis no seu dia a dia é garantir a sobrevivência do presente e do futuro das gerações (créditos shutterstock)

No contexto ambiental, o Brasil é mundialmente conhecido pela variedade climática, por possuir um enorme patrimônio ambiental e pela maior diversidade biológica do planeta. Mais de 16% do território brasileiro corresponde a áreas ambientais preservadas. Conservar todos estes recursos naturais torna-se cada vez mais difícil, pelo aumento da retirada e comercialização destes recursos e também pela expansão agrícola.

A preocupação ambiental no País, ocorre desde 1973 com a criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA). Em 1981, a Lei n° 6.938 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente. Logo, a Constituição Federal de 1988, dedica um capítulo inteiro para o dever de defender e preservar o meio ambiente. E finalmente, no ano de 1989, O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é criado e, três anos depois, o Ministério do Meio Ambiente.

A sustentabilidade é conduzida por três fatores importantes:

– Viável economicamente: a empresa sustentável tem capacidade de produção, distribuição e oferta do produto sem que degrade o meio ambiente. Também harmonizar as condições de trabalho e do meio ambiente com a área ao seu redor.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

– Imparcialmente social: possibilitar desenvolvimento pessoal e coletivo que favoreça direta ou indiretamente os envolvidos.

– Ambientalmente apropriado: minimizar os impactos ambientais causados pela produção industrial.

Algumas medidas sustentáveis

A questão do lixo é um outro fator negativo para as práticas sustentáveis. O crescimento urbano e tecnológico e a degradação da natureza são realidades que enxergamos todos os dias em jornais, livros, artigos, etc..

Hoje, diversas pessoas já se preocupam com o futuro e adotam medidas de reciclagem, a começar dentro da própria casa. A economia de água, de energia elétrica e de alimentos é uma das medidas mais básicas e esquecidas, pois as pessoas imaginam que apenas a plantação de árvores é sustentabilidade. A diminuição destes três itens reduz também as contas a pagar.

A reciclagem do lixo é uma atitude simples e de grande incentivo para diversas práticas, como por exemplo para a fabricação de móveis, decoração e outros itens que a criatividade permitir.

– Separar papel, plástico, vidro e metais, como também o lixo radioativo (pilhas, baterias, etc.).

– Separar o lixo orgânico, aqueles não recicláveis (cascas, etc.). Este tipo de resíduo pode ser usado como adubo.

A sustentabilidade também precisa de um plano, que envolva práticas executadas diariamente, de modo não apenas a manter um ambiente agradável, mas que contemple uma vida ecologicamente consciente para os que vivem no presente, assim como para os que viverão no futuro.

Os cursos na área de Meio Ambiente oferecidos pela Prime Cursos são gratuitos e você ainda tem a opção de solicitar o certificado de conclusão. Aprenda mais sobre: Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Impactos Ambientais e muito mais.

Inscreva-se e estude o melhor conteúdo da web com a Prime Cursos.

Quer saber um pouco mais sobre sustentabilidade? Então assista o vídeo a seguir:


Créditos canal Canal de cdesbrasil / via YouTube

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

11 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do assunto,estou como conselheira do COMSEA e gostaria de saber tudo sobre esse assunto:Sustentabilidade.

  2. Os cursos ofertados pela Prime, são bons. Contudo falta neles uma revisão mais acuidada e atualizações constantes. Tomem como exemplo a área de informática, a área jurídica e a do Meio Ambiente.
    Não é uma crítica, e sim, uma sugestão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui