Conheça mais sobre o trabalho da Brinquedoteca no Aprendizado Infantil
Criança tem o direito de brincar (Créditos: Nickelbabe Via: Pixabay)
Em quase todos os lugares, as crianças procuram algum espaço para brincar, se divertir e interagir com outras crianças. Muitos desses lugares, como restaurantes, shoppings, lojas e etc., já reservam um local com brinquedos e um educador recreativo, que orienta nas atividades. Desde 1934, na cidade de Los Angeles, a identificação da brincadeira como ensino é fundamental para estimular a participação das crianças e desenvolver a criatividade nesta fase inicial da vida. O brinquedo e as brincadeiras são atividades lúdicas facilitadoras no exercício da inteligência e no despertar da curiosidade.
Conceitos, princípios morais e sociais são construídos através das brincadeiras, elas contribuem nos comportamentos e exemplificam contextos sociais em que a criança está inserida. Brincar não é somente passar o tempo, mas inovar e aproveitar para aprender. É brincando que os sentimentos de prazer, satisfação, diversão envolvem a criança, transportando-a para o mundo da imaginação. Não é à toa que em creches, jardins e no pré-escolar existam brincadeiras elaboradas que respeitam cada faixa etária.
Ambiente e o profissional
O ambiente deve corresponder ao ensino da brinquedoteca, com cores, imagens, letras e tudo que estimule a curiosidade da criança. Deixe de lado os conceitos antigos e crie um lugar renovador, onde a fantasia possa fluir no imaginário de jovens, crianças e adultos. Valorizar a espontaneidade, animação e dar oportunidade para explorar os brinquedos, sem esquecer das responsabilidades das outras atividades e o respeito de aluno para com o professor.
Favorecer o aprendizado. Esta é a lição número um de todo o profissional da educação infantil, sempre pensar no conteúdo em benefício dos alunos. Interagir, relacionar-se bem, ser paciente é viabilizar uma ponte para a criança no ensino. Comprometer-se com a profissão, buscar novas brincadeiras, ser comunicativo, atento, ativo e estar em contato com o mundo da brinquedoteca são alguns dos requisitos para quem deseja trabalhar nesta área.
Possuir os melhores brinquedos e o melhor espaço não significa que o trabalho com a brinquedoteca seja o melhor. O grupo de educadores precisa conhecer os brinquedos, desenvolver formatos para explorar a imaginação e extrair resultados positivos da turma.
A Brinquedoteca pode ser inserida também nos momentos com os seus filhos, sobrinhos, no seu ambiente familiar. Quer saber mais? A Prime Cursos oferece conteúdo atualizado na área. O curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil é gratuito e online, com opção de certificado. Nele, você aprenderá: a brincadeira no desenvolvimento infantil, o que a brinquedoteca significa, contexto histórico, funções, como montar uma brinquedoteca e muito mais.
No vídeo abaixo, a importância da brincadeira é apresentada por profissionais no ensino infantil. Confira:
Créditos Canal Univesp TV / Via Youtube
Stories
Posts Recentes
- O que podemos fazer para melhorar a inclusão na escola?
- 16 Maneiras para planejar uma aula inclusiva
- 10 atividades de educação inclusiva
- Sinais para identificar aluno com dificuldade na escola
- Oração de São Miguel Arcanjo por 21 Dias: Proteção e Transformação
- Conheça 5 moedas de R$ 1 real que tem um alto valor
- Saiba por que a moeda 1 real rara beija-flor pode valer uma fortuna
- Saiba a Diferença entre Educação Inclusiva e Especial
- Planejamento de Aulas para Educação Inclusiva: Guia Prático
- Melhores Ferramentas e Aplicativos para Educação Inclusiva
- Educação Inclusiva: Como os Pais Podem Apoiar seus Filhos
- Direção Defensiva: Estratégias para Condução Segura
Adorei o modo como as crianças são tratadas!
Muito proveitoso essas aulas.
Eu como leitor insaciável do conhecimento, achei proveitosas as informações acima colocadas. Parabéns!
Muito bom!!!!