Como estudar e aprender sozinho? Conheça o método self-service

Você já tem o hábito de estudar algum conteúdo e aprender sozinho? Já leu livros sobre um assunto que gostaria de aprender, fez cursos online ou aprendeu algo assistindo vídeos na internet? Se sim, provavelmente você já utilizou o método “self-service” para adquirir conhecimento!Ao longo dos anos, a educação vem passando por diversas transformações. A ideia de uma sala de aula cheia de alunos sentados em suas cadeiras para ouvir o conteúdo selecionado por um professor, por exemplo, não é mais a única forma de obter conhecimento sobre determinado assunto.

Uma novidade é o método “self-service”, que já é uma das tendências globais da educação. Neste tipo de aprendizagem a pessoa busca se desenvolver de maneira autônoma. Ou seja, através de conteúdos que ela seleciona para estudar.

Por que o método de aprendizado self-service está atraindo tantas pessoas?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Uma pesquisa global feita pela empresa britânica de educação Pearson com 11 mil pessoas entre 16 e 70 anos em 19 países, mostra que o método de aprendizado self-service e a busca pelo protagonismo cresce entre estudantes.

Quando desejam aprender algum assunto importante para a carreira, que seja de forma rápida e prática, 29% dos entrevistados no Brasil afirmaram que buscam ferramentas gratuitas, como o YouTube, por exemplo.

De acordo com o estudo Global Learner Survey, mais abrangente pesquisa de opinião de estudantes já publicada, esse método de aprendizado é uma das tendências da transformação global da educação. A pesquisa indica que a mentalidade do “faça-você-mesmo” – que transfere a responsabilidade sobre o que e como estudar para o estudante – tem sido cada vez mais importante para quem busca se manter atualizado.

O estudo mostra uma tendência global das pessoas comandarem o próprio aprendizado, com a finalidade de complementar a educação formal com cursos online rápidos de curta duração, e com conteúdos e materiais disponíveis online.

Além disso, segundo uma reportagem da CNBC, até médicos e estudantes de medicina estão usando o YouTube para aprender. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Iowa com seus cirurgiões, incluindo estudantes do quarto ano e residentes, a plataforma era a fonte de vídeo mais utilizada para preparação cirúrgica.

Quais são as vantagens da aprendizagem self-service?

Vamos pensar, por exemplo, que você queira aprender um outro idioma. No passado, você tinha apenas a opção de buscar cursos presenciais. No entanto, hoje em dia é possível buscar artigos, assistir vídeos no YouTube com aulas e dicas, baixar aplicativos para utilizar no seu celular, e fazer cursos online.

O método de aprendizagem self-service oferece praticidade. Afinal, é o aluno que determina o tempo de estudo. Além disso, o aluno seleciona os conteúdos que deseja estudar e as ferramentas que irá utilizar no processo de aprendizado (vídeos, textos, livros, etc).

Como adotar a aprendizagem self-service para estudar e aprender sozinho?

Quem deseja estudar e aprender sozinho deve selecionar alguns métodos de estudo. É possível, por exemplo, aprender com vídeos no YouTube, não apenas buscando aulas sobre o assunto, como também palestras e outros tipos de vídeo. No entanto, o ideal é buscar por vídeos de qualidade para não aprender algo errado.

Outra sugestão é buscar livros sobre o tema que deseja aprender. Aliás, já falamos aqui no blog sobre a importância da leitura. Da mesma forma, aproveite também e procure artigos interessantes na internet. Quanto mais você estudar sobre determinado tema, mais irá aprender e se aprofundar no assunto.

Uma opção muito procurada atualmente são os cursos online. Cursos online rápidos são meios cada vez mais procurados por pessoas que buscam qualificação profissional. No entanto, é necessário buscar sites confiáveis, que ofereçam um conteúdo de qualidade.

A Prime Cursos oferece cursos online gratuitos de diferentes áreas. O conteúdo dos cursos é totalmente gratuito, e após ser aprovado na avaliação do curso, o aluno tem a opção de solicitar o Certificado de conclusão.

Para adquirir o Certificado de conclusão, é necessário ser aprovado na avaliação, e depois pagar uma taxa administrativa no valor de R$ 54,90 + Frete para o Certificado Impresso (que é enviado pelos Correios até o endereço do aluno), ou R$ 49,90 para Certificado Digital (que é liberado no site para impressão após a confirmação do pagamento).

Dessa forma, o aluno que estudou e deseja comprovar o seu conhecimento, pode solicitar o Certificado e adicionar valor ao seu currículo.

Os cursos oferecidos no portal Prime Cursos são indicados não apenas para profissionais ou pessoas que já atuam em determinada área, mas também para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre determinado assunto. Para todas as informações, basta acessar o site da Prime Cursos.

E você, já fez algum curso online? Tem interesse em estudar e aprender sozinho? Comece agora mesmo!

Deixe o seu comentário se gostou do artigo!

Prime Cursos

Fonte: Exame

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho que parabenizar a PRIME CURSOS, por essa iniciativa de criar uma plataforma bem elaborada e funcional. Tenho aperfeiçoado muito meus conhecimentos e agregado valores na minha carreira profissional. Assim como eu, espero que outro posso crescer como os cursos oferecido pela PRIME CURSOS.

    att; Adriano Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui