Como agilizar o seu aprendizado com a Técnica Feynman

Existem algumas técnicas que podem ajudar a acelerar o aprendizado, fazendo com que você consiga estudar de maneira mais rápida e eficiente. Você já ouviu falar na Técnica Feynaman?

O físico norte-americano do século XX, Richard Feynman, apresentou conceitos da eletrodinâmica quântica e ganhou, em 1965, o Prêmio Nobel de Física. Feynman contribuiu muito para a física, e muitas pessoas o admiravam pela sua incrível capacidade de ensinar e aprender assuntos complicados de forma rápida e eficaz. De acordo com Feynman, independente do assunto, ele conseguiria aprender desde que tudo fosse explicado utilizando palavras simples.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Com isso a Técnica Feynman foi criada, e pode ser utilizada para diversos assuntos. Este método é indicado para quem precisa aprender algo de forma eficaz e rápida. Muitos utilizam o método para aprender algum assunto novo em pouco tempo, melhorar o que já sabe, ou até para estudar para algum concurso ou prova.

Existem muitos benefícios de utilizar a Técnica Feynman, como:

-Aprender (e não apenas decorar) um novo assunto de forma rápida
-Ajudar a entender algum assunto que você tem dificuldade em compreender
-Melhorar a memorização do conteúdo

São 5 etapas para aplicar a técnica. Veja abaixo:

1 – Escolha e pesquise sobre o assunto

Apesar de básico, o primeiro passo é fundamental e pode fazer toda a diferença nos estudos. Escolha o assunto que você precisa ou deseja aprender, e depois pesquise tudo o que puder sobre ele. Separe todo o material que você encontrar em livros e sites. Comece a ler o assunto, e depois siga para o próximo passo.

2 – Explicar o assunto

Pegue uma folha de papel e escreva tudo sobre o assunto que está estudando. Faça um resumo com o que for mais importante, e escreva como se estivesse explicando sobre o assunto para alguém. Neste passo você deve agir como um professor, ou seja, finja que está explicando o conteúdo para outra pessoa, porém de maneira simplificada, usando apenas palavras fáceis.

O hábito de escrever é fundamental, pois ajuda na memorização!

3 – Escreva e fale em voz alta

Aproveite para falar em voz alta enquanto você está escrevendo sobre o assunto. Como falamos acima, finja que está explicando para outra pessoa, porém sempre de maneira simples. Dessa forma você conseguirá memorizar mais fácil e aprender realmente o assunto.

4 – Dominando o assunto

Analise agora tudo o que você conseguiu aprender e memorizar, e o que ainda precisa ser aperfeiçoado. Os assuntos que ainda não estão bem entendidos devem ser estudados novamente. Estude o conteúdo até que você o domine totalmente. Se achar necessário, repita o procedimento. Não se pressione, apenas pense na importância de entender o conteúdo, e não apenas “decorar”.

5 – Simplifique o conteúdo

Por fim, repita todos os passos de forma simplificada. Ou seja, faça um resumo e anote tudo o que for mais importante do conteúdo, sempre escrevendo e falando em voz alta de uma maneira bem compreensível. O objetivo do método é entender o assunto e memorizar, por isso sempre utilize palavras simples.

Se após finalizar os cinco passos você ainda não compreender o assunto, é porque você está tentando explicar ou escrever de maneira complexa. O objetivo é simplificar ao máximo, para que seja fácil de compreender. Quando você conseguir explicar o assunto se forma simples e objetiva, significa que você compreendeu profundamente o assunto! Este é o segredo da Técnica Feynman!

Gostou das dicas? O que achou do método?

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

75 COMENTÁRIOS

  1. Excelente método , costumo fazer isso, e realmente é bem mais facil e pratico para o aprendizado, e o bom de tudo isso é que vc não decora e sim… aprende, por que o que é decorado vc pode esquecer e quando aprende vc leva para o resto da vida.

  2. Excelente técnica, gostei muito e tenho certeza que vai me ajudar daqui pra frente a fazer belas apresentações. Obrigado

  3. parabéns, sempre sao importantes dicas que venha enriquecer o crescimento do aprendizado, gostei , obrigado. tendo mais é só enviar.

  4. boa tarde meus caros amigos professores,
    gosto muito meramente do vosso programa, ajuda-me bastante nos conhecimentos, e na minha vida profissional,

  5. Excelente Ensinamento.

    Venho por meio deste relatar o seguinte ; com tantas pessoas no interior das cidades do Brasil com falta de tratamentos de Saúde, com tantas ineficiências do Estado Brasileiro, com tantos desvios de condutas, desvios de finalidades do Estado Brasileiro .
    Lamento dizer ,mas tenho que dizer ; isso caracteriza Ilícito Administrativo nos órgãos do Estado Brasileiro.

  6. No fundo este é um método intuitivo mas que dá um certo trabalho. Depois de se executar todas estas etapas e repetições, a aprendizagem será um dado pacientemente adquirido. Não admira!
    No fundo este é um velho método para “meter na cabeça”. Eu própria já o tenho praticado, embora não usando todas as étapas para a mesma situação, por não serem necessárias. Talvez hoje em dia esta prática deva ser relembrada junto das camadas mais jovens.

  7. Até o momento nunca havia ouvido falar sobre esse físico mas adorei a técnica utilizada, sem saber eu já estudava de forma bem parecida, agora poderei aperfeicoar utilizando todos os 5 passos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui