8 passos para se tornar um excelente comunicador

A boa comunicação pode trazer muitos benefícios, principalmente no ambiente de trabalho. Porém, apesar do avanço da tecnologia e de termos hoje diversos novos meios de comunicação, ainda é difícil o desafio de compreender e ser compreendido.

Quando falamos de forma clara e objetiva, evitamos diversos conflitos, tanto no trato com amigos, quanto no dia a dia de trabalho. Sabendo falar e se expressar de forma correta, você evita que ocorra um mal entendido. Quando o assunto é complicado, parece que a conversa fica ainda mais difícil. Por isso que é tão importante saber utilizar as palavras de maneira adequada, para que a conversa flua e todos se entendam.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Ter uma boa comunicação traz diversas vantagens:

-evita o estresse
-não deixa dúvidas para interpretações distorcidas
-faz com que você atinja seus objetivos de forma mais rápida

Muitas vezes falamos rápido demais, ou, pior ainda, falamos sem pensar. É muito importante formar a frase no pensamento antes, e apenas depois, falar em voz alta. Infelizmente, seguimos geralmente dois caminhos na hora de falar:

Falamos pouco, utilizando expressões ruins e meias palavras.
OU
Falamos tudo exatamente como estamos pensando, de maneira acelerada e sem utilizar um filtro adequado.

Com isso, o ouvinte acaba não entendendo o que realmente gostaríamos de falar. Sabendo da importância da boa comunicação, separamos algumas dicas que podem ajudar você a se tornar um excelente comunicador:

1. Pense muito bem antes de sair falando. Elabore mentalmente o que você deseja dizer, principalmente se for um assunto difícil ou que envolva algum problema.

2. Faça um breve ensaio antes de falar. Falando em voz alta você conseguirá se avaliar e mudar o que for preciso.

3. Olhe sempre nos olhos de quem está te ouvindo. Quando você faz contato visual direto, a comunicação fica muito mais natural.

4. Para set tornar um bom comunicador, é importante ser claro e objetivo, e evitar utilizar palavras e expressões complicadas. O ideal é simplificar a conversa, falar o que precisa ser dito e evitar enrolações.

5. Tenha cuidado com o excesso, a falta, e o tipo de expressão que você “usará” durante a conversa. É muito difícil compreender o que a pessoa está falando se ela estiver transmitindo tensão ou nervosismo. Ás vezes um assunto simples acaba se tornando complicado apenas pelo medo de falar.

6. Nunca fale muito alto ou baixo demais. Controle o seu tom de voz para que a conversa seja agradável.

7. Não importa qual o assunto ou quem está ouvindo: tenha gentileza e educação durante a conversa. O assunto poderá ser muito bem conduzido, mesmo que seja complicado, se você tiver clareza, sinceridade e franqueza nas suas palavras.

8. Assuntos mais sérios devem ser falados, de preferência, pessoalmente ou por telefone. E-mails devem ser utilizados apenas como segunda opção.

Para quem tiver interesse, a Prime Cursos possui cursos na área da Comunicação. Recomendamos o Curso de Oratória e Apresentação em Público para quem deseja melhorar a sua comunicação em público. No curso, que é gratuito e online, o aluno aprende sobre marketing pessoal, identidade corporal, conduta correta ao falar em público, e muito mais! Para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro no site e assinar o curso!

Gostou do artigo de hoje sobre comunicação? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

41 COMENTÁRIOS

    • Olá Adriele, tudo bem?
      Se o aluno desejar solicitar o Certificado, cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência. O valor do frete já está incluso na taxa. Após a confirmação do pagamento, aluno também recebe uma cópia online.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Prime Cursos

  1. Muito interessante e importante, essas dicas Prime Cursos. A comunicação é essencial em nosso cotidiano.
    Marcos Lemos.
    ” Pessoas são presentes”.

  2. Amei…Muito bom… Vcs são nota 1000.
    Com Prime Cursos, elevou meus conhecimentos… Gostei de estar com vcs

  3. Ideal que fosse ministrado nas escolas em geral já na infância e adolescência. Faz parte da verdadeira educação para uma sociedade boa de se viver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui