O que são soft skills?

Soft Skills são habilidades comportamentais, sociais e emocionais. Essas habilidades são adquiridas, normalmente, através das experiências ao longo do tempo, e não em livros e cursos.

O termo “soft skills” não se trata de habilidades “suaves” ou “leves”, como poderíamos entender com a tradução, mas sim, aquelas que lidam com a relação e interação com outros.

Diferentes das habilidades chamadas de “hard skills”, que são os conhecimentos técnicos e específicos, as soft skills são as competências que pertecem a personalidade e comportamento do profissional, interessantes para qualquer área profissional.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Por que é tão importante investir em soft skills?

As empresas não estão mais analisando a capacidade dos profissionais apenas pela quantidade de cursos e diplomas conquistados. Hoje em dia, muitas habilidades e características são valorizadas e podem determinar uma chance maior de sucesso.

O CEO da Gama Academy — escola especializada em capacitar talentos para trabalhar no mercado digital — e um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups, Guilherme Junqueira, investigou as “soft skills” mais demandadas e valorizadas pelo mercado. De acordo com ele, existe uma frase que explica muito bem a importância das soft skills:

“As empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento.” Isto é, os profissionais são contratados pelas suas “hard skills”, e demitidos pela falta de “soft skills”.

Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional e psicólogo expert no assunto, afirma que “Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média”

De acordo com o autor, infelizmente os jovens não estão dando a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho. No entanto, as habilidades que ela envolve são fundamentais para que o profissional tenha foco, motivação e colabore de maneira produtiva.

São essas capacidades que podem capacitar o profissional para ocupar cargos de liderança, por exemplo, já que envolve lidar com pessoas e com si mesmo. Hoje em dia, apenas diplomas não bastam. É preciso apostar em outras habilidades.

Exemplos de soft skills em alta no mercado

Boa Comunicação

Ter uma comunicação eficaz, ou seja, saber se comunicar de maneira clara e ouvir atentamente é uma soft skill extremamente importante. A boa comunicação envolve também a capacidade de falar para os mais diversos públicos e saber se portar em diferentes situações.

Flexibilidade

Flexibilidade é o ato de aprender a se moldar a qualquer situação. Um profissional flexível pode trazer muitas vantagens para a empresa, como, por exemplo, saber se adaptar a diversas situações e agir com naturalidade diante de diferentes circunstâncias.

Saber trabalhar em equipe

O bom desempenho de uma empresa está muito ligado às formas de interação de seus colaboradores. No entanto, as empresas encontram muita dificuldade para estabelecer um quadro de funcionários que funcione verdadeiramente como um grupo.

Por isso, o profissional que possui e desenvolve a habilidade de saber trabalhar em equipe está um passo à frente dos demais.

Pensamento Criativo

Com o mercado cada vez mais competitivo, profissionais com ideias e pensamentos criativos podem se destacar. As empresas estão buscando profissionais que conseguem demonstrar mais facilidade na elaboração de soluções de forma rápida e inovadora.

Muitos podem achar que algumas pessoas já nascem com o dom da criatividade, mas, a verdade é que essa habilidade pode ser construída através de conhecimentos sobre determinado assunto, experiências profissionais e resiliência.

Liderança

Saber liderar faz com que o profissional seja mais do que bom. E essa habilidade é praticamente um produto da união de todas as habilidades que falamos aqui: ser criativo, saber trabalhar em equipe, ser flexível e ter boa comunicação. Isto é, para ser um bom líder, é preciso já ter todas essas habilidades bem definidas.

Como desenvolver soft skills?

Autoconhecimento

Praticar o autoconhecimento é fundamental para identificar seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você poderá destacar suas qualidades e trabalhar o que precisa ser melhorado.

Feedback

O feedback é muito importante, tanto para a empresa, como para o profissional. Se possível, peça para colegas, amigos, familiares, professores e gestores, ou seja, pessoas que o conhecem profissional e pessoalmente, avaliarem suas habilidades de soft skills. Utilize as respostas para melhorar e evoluir.

Busque conhecimento

Procure estudar, se atualizar, e ler livros sempre que possível. Tudo isso irá fazer com que você aprenda mais sobre determinado assunto e ainda demonstre interesse em ser um profissional melhor. Por conseqüência, fazendo isso você também aumentará sua criatividade.

Separe alguns minutos do dia para a leitura e para se qualificar. Não se esqueça de que você pode começar a estudar online quando desejar. A Prime Cursos oferece diversos cursos gratuitos e online, de diferentes áreas. Para começar a estudar, basta fazer seu cadastro no site e assinar os cursos de seu interesse!

E aí, preparado para identificar ou adquirir suas soft skills?

Se você gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

14 COMENTÁRIOS

  1. OLá, bom dia!

    Eu sou produtor e palestrante de cultura profissional há bastante tempo e nunca escutei o termo SOFT SKILLS?. Amei o ocmentário e a definição, embora eu já pratico nas minhas palestras ao relação ao ser inteligivel. Gostei muito Parabéns! David Freire

  2. Esse texto é essencial nos dias atuais. Os termos habilidades e competências ainda não são bem entendidos. Esclarecimentos como esses nos traz crescimento e desenvolvimento. Muito agradecida.

  3. MUITO BOM HOJE EM DIA PRECISAMOS MUITOS DE MAIS COMPETÊNCIA PARA A ALTO CONHECIMENTO TATO PROFISSIONAL COMO TAMBÉM PESSOAL ,OBRIGADO POR SEMPRE NOS MOSTRAR ESSAS TENDÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO !!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui