Como se tornar uma pessoa criativa

Ter criatividade é fundamental para quem deseja se destacar em qualquer área profissional. Ser uma pessoa criativa é saber combinar ideias e fatos, com o propósito de gerar novos planos. Porém, para fazer isso é importante ter muita imaginação.

E como é possível estimular a imaginação e ter mais criatividade? Hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar a tornar qualquer pessoa mais criativa! Vamos lá?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Anote suas ideias

Anote todas as suas ideias em um caderno para nunca se esquecer de algum pensamento ou ideia importante. Tenha como hábito anotar tudo, pois registrar ativamente as suas ideias faz com que o seu comportamento cognitivo de observação seja fortalecido.

Seja uma pessoa curiosa

Busque conhecer novos assuntos e aprender algo novo todos os dias! Sempre que possível, pesquise sobre novos temas, escute uma música nova e leia um assunto diferente. Tudo isso irá fazer com que você ganhe mais inspiração! Quanto mais você saber, mais criativo você poderá ser! Ou seja, alimente sua mente com coisas boas. Que tal aprender sobre um novo assunto fazendo um curso online? Com a correria do dia a dia, estudar em casa é uma ótima opção para quem deseja se qualificar!

A Prime Cursos oferece cursos online de diversas áreas: administração, turismo, contabilidade, meio ambiente, direito, informática, música e muito mais! Faça o seu cadastro e comece a estudar agora mesmo!

Durma pensando no “problema”

Dormir pensando num problema, numa solução ou até na criação de algo, pode fazer com que a mente reavalie as conexões e formule novas ideias de resolução. Os baixos níveis de estresse, de acordo com cientistas, durante o sono, têm um papel importante em fazer com que as pessoas acessem informações de seus subconscientes e façam novas conexões. Ou seja, um boa noite de sono pode auxiliar na criação de uma ideia ou na solução de um problema!

Aproveite o seu tempo

Sempre que tiver tempo sobrando, aproveite da maneira certa: leia um bom livro, entre em contato com a natureza, escute música, pratique exercícios físicos, ou, apenas aproveita para relaxar mesmo. Todas essas atividades podem fazer com que você reduza o estresse, se desligue de certas responsabilidades e estimule a criatividade. Ficamos mais favoráveis a olhar mais para nós mesmos e fazer relações entre pensamentos distantes que emanam do nosso subconsciente quando a mente está relaxada.

Brincadeiras para estimular a criatividade

Já mostramos aqui no blog algumas atividades para ter mais criatividade, por isso, sempre que possível faça atividades que forcem você a ter ideias. Uma boa dica é brincar de associar palavras: anote um termo, e, depois, tente pensar em sinônimos e outras palavras parecidas.

Saia para caminhar

Além dos benefícios para a saúde, caminhar também ajuda a melhorar a criação de novas ideias. Durante milênios, artistas e escritores disseram que suas melhores ideias surgiram durante uma caminhada. Isso acontece pela combinação da liberdade para a mente “relaxar” junto com o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Para finalizar, não se esqueça de que, o mais importante de tudo para ser criativo é a persistência: uma hora a ideia vai aparecer!

Se você gostou do artigo, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

20 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas. Pois vou aproveitar estás informações e por em prática. Eu não me considero uma pessoa criativa.

  2. Muito bom. Gostaria muito que nossa juventude pudesse ter acesso a esse conhecimento dentro da escola nos primeiros anos pois seria um incentivo aos estudos e práticas de atividades.

  3. Adorei todas as dicas registradas aqui. Realmente, é necessário incentivo para tudo que se deseja, e quem mais poderia ter interesse neste incentivo, senão nos mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui