Atividades para ter mais CRIATIVIDADE

Você se considera uma pessoa criativa? Em praticamente todos os ramos de atuação é necessário ter criatividade, e com esta característica é possível se destacar. Geralmente as pessoas criativas são também investigativas e vão além do que sabem, buscando detalhes nas respostas, criando novas questões e buscando novas ideias. Além disso,  buscam soluções inovadoras que ate então não foram imaginadas.

“A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória “RAM” biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury (2009) é o fenômeno dos registros da memória. O que melhor descreve a criatividade é o que Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos: a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. É, entretanto, na capacidade criativa que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. O mérito da expressão criativa é fruto da “complexidade”, ou seja, é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes deste constructo a considerar a capacidade de um indivíduo criativo construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. É consensual e gratificante perceber que todos temos a capacidade criativa, e que ela deve ser melhor desenvolvida.”
Wikipedia

A imaginação é um dos principais combustíveis para obter a criatividade. Ter criatividade é poder pensar e combinar ideias e fatos a fim de gerar novos planos. Mas como podemos fazer para estimular a imaginação e ter mais criatividade?

Sabendo da importância da criatividade na vida profissional e pessoal, decidimos listar algumas atividades que podem ajudar a tornar qualquer pessoa mais criativa. Vamos lá?

Se divertir

Lembre-se: você tem que tirar um tempinho no dia para se divertir. Sabemos que muitas vezes a rotina de trabalho e estudos pode ser muito cansativa, e quando você percebe o dia se foi. Porém é essencial ter alguns momentos de descontração no dia. É com isso que novas ideias podem surgir durante o trabalho, após ou durante boas risadas. Se a sua empresa permitir, tire alguns minutos durante a hora do café para contar uma piada, fazer uma brincadeira, rir um pouco. Aproveite o horário do café e depois volte ainda mais empenhado para o trabalho!

Atividade artística

Você sabia que desenhar ou rabiscar podem ajudar no processo criativo? Durante as atividades artísticas, as partes do cérebro relacionadas ao processo criativos são incentivadas. Além disso, música, literatura, desenhos, pintura, e tudo que envolve arte pode ajudar a melhorar sua criatividade.

criatividade

Ter contato com a natureza

Tem um dia de folga? Sem planos para o final de semana? O que você acha de passar algumas horas em contato com a natureza? Além dos benefícios para a saúde, sol, mar, terra e grama podem fazer muito bem para quem deseja melhorar a criatividade. “Isto mostra que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”, disse David Strayer, um dos autores do estudo que prova que passar pelo menos quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em até 50%.

Reunir coisas criativas

Adote o hábito de anotar tudo. Pensou em algo? Anote. Viu uma foto que pode trazer inspiração? Salve ou guarde-a. Não deixe para confiar apenas na sua memória. Faça uma pastinha no computador e/ou anote em um caderno tudo o que achar que poderá ser importante e ajudar no futuro. Quando não estiver conseguindo criar ou pensar em algo, dê uma olhada na sua “pasta criativa”, pois isto poderá ajudar!

criatividade

Mudar a visão do problema

Tente olhar o problema (ou a tarefa) com outros olhos, de outro ângulo. Ás vezes precisamos tentar entender o problema de uma forma que ninguém ainda tentou, por isso é necessário fazer uma análise diferente. Para isso, se coloque na visão de outras pessoas, e tente imaginar, por exemplo, como você resolveria isso no passado, no futuro ou se fosse tal  pessoa. Pode parecer uma ideia simples, mas com isso você verá como o cérebro pode lhe ajudar a traçar novos caminhos.

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para ser mais criativo:

Para todos quem tiverem interesse, recomendamos também nossos cursos de qualificação e atualização! Estudar é sempre bom e só traz benefícios, e sim, quanto mais você estuda e ganha conhecimento, mais criativo você será! Com a Prime Cursos basta você fazer o seu cadastro, assinar o curso gratuitamente e começar a estudar. Os cursos são online, então é você que decide qual o melhor horário para fazer os cursos.

Gostou das dicas de hoje? Deixe o seu comentário! 🙂

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

80 Comentários

  1. muito boas as dicas sobre criatividade.
    Práticas e objetivas

  2. GERLANIA MARIA EVANGELISTA disse:

    Mto bom o conteúdo.

  3. amei tudo de bom vou fazer sim este curso de criatividade
    muito obrigada sou grata a tudo !

  4. Parabéns a todos os que tiveram iniciativa para criar este texto ! São idéias que trazem resultados e benefícios para inovar o comportamento das pessoas!

  5. Nazalda Leandrini dos Santos disse:

    Parabéns a todos os que tiveram iniciativa para criar este texto ! São idéias que trazem resultados e benefícios para inovar o comportamento das pessoas!

  6. muito boa as dicas da prime curso, tenho
    aprendido bastante obrigada

    1. Na verdade alem de ser extremamnete creativo,e tambembhsco solucoes instantanias .A onde a dificuldades, para eu sempre foi solucao.

  7. EDINEIDE TITO DE ALMEIDA FERNANDES disse:

    Muito interessante e incentivador.
    Amei

  8. Ione Alves de Souza disse:

    Que bom! Não sabia que a criatividade pode ser adquirida, para mim era algo nato . Que bom em saber disto ! Agora que posso adqui-la , irei em busca dela incansavelmente !
    Obrigada pela informação Prime Curso.

  9. adorei as dicas, sempre gostei muito de arte, adoro a natureza, mas devidamente por conta da rotina do dia a dia tenho colocado de lado as atividades artistica.

  10. Estou gostando muito das dicas dos cursos , muito bom.obrigada

  11. Dario Monace Filho disse:

    São ótimas as dicas de vcs.Estou adorando.

  12. GOSTARIA DE FAZER UM CURSO 5S MAIS PROFUNDO, SE VCS. TIVEREM PASSA VALOR P/ VER SE ESTA DENTRO DO MEU ORÇAMENTO. JÁ FIZ COM VCS. ESSE GRATUITO E GOSTEI MUITO.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Beto! Tudo certo?
      Nós temos o Curso do Programa 5s, porém é básico. Você teria interesse? O Curso é gratuito. Para mais informações, basta acessar o link abaixo:

      https://www.primecursos.com.br/programa-5s/

      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Prime Cursos

  13. Diane Mota Carvalho Carvalho disse:

    É maravilhoso investir na criatividade ela pode nos transformar, movimentar, acalmar, salvar, construir, confortar, em fim, pode trazer muitos benefícios !!!

  14. Diane Mota Carvalho Carvalho disse:

    É maravilhoso investir na criatividade ela pode nos transformar, movimentar, acalmar, salvar, construir, confortar, em fim, pode trazer

    muitos benefícios !!!

  15. Nós brasileiros, estamos deprimidos com atual situaçao do país, estamos precisando de ânimo para continuar lutando.

  16. Gostei muito, dicas simples mas pela correria do dia-a-dia não paramos para analisar isso. Muito obrigada pelas dicas

  17. Luciana Bispo disse:

    Muito Obrigada Queridos, sempre inovando e abençoando as nossas Vidas!!!

    Sucesso a todos que pertencem a esta maravilhosa equipe Prime!

  18. Luciana Bispo disse:

    Muito Obrigada Queridos, sempre inovando e abençoando as nossas Vidas!!!

    Sucesso a todos que pertencem a esta maravilhosa equipe Prime!

    Luciana Bispo

  19. geraldo correia disse:

    Excelente essa matéria que fala da CRIATIVIDADE que muitos tem e não percebem ou nã0 usam.

  20. ESTOU GOSTANDO DE TODAS AS DICAS:
    OBRIGADA.

  21. Estou amando o prime curso, é uma oportunidade incrível de aprendizado, de captação profissional pra quem está precisando, e não tem condições, nem tempo para se dedicar. Você pode fazer em casa no horário que poder, e ainda de graça, é maravilhoso!!! Obrigada toda a equipe do prime cursos!!

  22. venceslau da silva disse:

    dizer que a primecursos tem ilucidado as pessoas sobre muitas coisas simples mais de grande significado para a vida profissional dos seus assinantes

  23. Rogério Barbosa José disse:

    Antes de iniciar a leitura imaginei que o texto apresentaria um caminho diferente e ao ler fiquei surpreso o quanto as coisas mais simples e próximas que muitas vezes ignoramos fazem toda a diferença para o desenvolvimento de nossa criatividade. Vocês da Prime Cursos estão de parabéns com a qualidade dos textos que têm nos apresentado.
    Obrigado!

  24. Clarinda Nogueira Laranjeira disse:

    O Primecursos para mim está sendo um dos melhores cursos online, estou sempre aprendendo, me surpreendendo cada dia.
    Obrigada!

  25. Maria Imaculada Wamser disse:

    ótimas dicas. Parabens Thiago. Esta juventude deixa nós os mais velhos de queixo caído com tanta espiritualidade e conhecimento.

  26. Maria Imaculada Wamser disse:

    Ótimas dicas Thiago. Esta juventude deixa a nós os mais velhos de queixo caído com tanta espiritualidade e conhecimento. Parabens.

  27. Muito bom, criatividade tem que ser ativada com exercícios muito além das orientações expostas , é ilimitada!!!

  28. Maria Dirce Ribeiro Fonseca Costa disse:

    Interessante essas dicas

  29. Muito interessantes e esclarecedoras as dicas.

  30. A cada dica: me traz varias reflexões que eu analiso e me avalio, para tentar criar algo de interessante, que possa trazer benefício para a empresa. Valeu pela dica!!

  31. Maurício José T Ribeiro disse:

    Além dessas 14 dicas de Ouro, também pode-se relacionar o seu background interior, a persistência no objetivo pessoal e a intuitividade na tarefa estagmentizada (seu setimo sentido) …

  32. Monica Ribeiro disse:

    Olá!Thiago, muito legal seu vídeo ensinando as 10 dicas para ser criativo e seu visual é muito top! sou uma pessoa criativa e a Prime cursos tem me ajudado bastante em minhas criações . Os cursos da Prime cursos são excelentes.

  33. Solange Pereira Gonçalves dos Santos disse:

    Essas matérias são maravilhosas… Muito obrigada…

  34. Alexsandra Alves da Silva disse:

    Olá! Sou Alexsandra A. da Silva. São Gonçalo-Rj
    Obrigada pela atenção. Gosto muito das dicas e dos cursos. Os textos são ótimos.

  35. SANDRA AMARAL disse:

    É sempre muito bom, ler as dicas do PRIME!

  36. Thiago kitschke de castro disse:

    eu me acho criativo o que eu tenho de ganhar o curso de criatividade vai exercer ao meu favor emprego ou algo assim?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Thiago! Não temos este curso, apenas colocamos algumas dicas no artigo mesmo. Para visualizar todos os nossos cursos, basta acessar o link abaixo:

      https://www.primecursos.com.br/cursos/

      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Prime Cursos

  37. conceição de Maria beleza da Silva disse:

    Boa noit prime Cursos, Parabéns!
    Estou muito feliz em aprender mais por esse meio de comunicação.Gostaria muito de continuar recebendo mais conhecimentos.
    Conceição Beleza agradece.

  38. lucivalda da silva regalo disse:

    Gostei muito das dicas muito otimista ter criatividade é muito importa na nossa vida não podemos baixa a cabeça em meio as dificuldade temos que realizar nossos sonho não fica olhando para tempos ruins nunca desista dos seu sonhos

  39. Joel Afonso Campos Gonçalves disse:

    Obrigado por nos dar a oportunidade de refletirmos com vocês. Escrevo poesias e a criatividade é que me impulsiona para o diferente.

  40. Helenicia de Mattos Beline Marrafão disse:

    São realmente dicas valiosas.
    Gostei muito. Obrigada

  41. Muito boas as dicas.
    Tudo depende de muito estudo sim.

  42. gostei muito do video, das dez dicas para melhorar sua criatividade..parabens equipe (primecursos)…

  43. amei,vou criar minha caixinha de criatividade…..obrigado!!!!!

  44. Nicolau Filipe disse:

    Uau gostei muito das vossas dicas “Prime Cursos”

  45. Edileuza Maria de Araújo disse:

    gostei muito não sou muito criativa preciso desse curso.

  46. Gracamalheiro disse:

    Amei.muito gratificante acordar e encontrar maravilhas de incentivos como esse.

  47. Adorei as dicas para ter boa memória e de como ser mais criativo.

    Obrigada Prime Cursos!

  48. Maravilha , estava precisando obrigado

  49. josefina maria gonçalves disse:

    amei estava precisando

  50. adorei essa aula qnt mais vc aprender é melhor quero sempre esta por dentro de tudo

  51. Valdeilson Freitas Baltazar disse:

    obrigado,muito bom, começa o ano sendo estimulados a fazer nossas metas.

  52. raquel soares da silva disse:

    Amo as aulas do prime curso, recomendo para todos que querem aprender.

  53. AINE OLIVEIRA DA SILVA disse:

    prime curso recomendo, a todos estava me que perdida nos estudos hoje depois desse vídeo parece que a minha mente ficou mais leve mais aberta gostei muito.

  54. Ótimo! É gratificante sentirmos que estamos sendo conduzidos ao sucesso! Agora, depende de cada um de nós. Muito obrigada, Prime Cursos.

  55. Ótimo! É gratificante sabermos que estamos sendo conduzidos ao sucesso. Agora, depende de nós a realização do ato. Muito obrigada, Prime Cursos.

  56. Romilson Barbosa disse:

    AMEI A IDEIA!

    Sinceramente, eu preciso de ser mais criativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.