Benefícios do contato com a natureza

contato-com-a-natureza

As melhores coisas da vida são simples, e estar em contato com a natureza é muito melhor do que você pode imaginar. É possível perceber sua capacidade mágica após uma simples caminhada, apreciando o céu, as árvores e as flores, o mar, o barulho do vento e o sol no rosto. Sim, essas coisas simples são de extrema importância e podem fazer muito bem e trazer diversos benefícios.

E para quem não acredita ou ainda não testou, saiba que pesquisadores já confirmaram que a natureza realmente pode ter um grande impacto sobre o bem estar físico e emocional. Cada vez mais estudos analisam os benefícios que a natureza proporciona, seja pelo calor, pela sensação de liberdade que o contato nos traz ou pelas vitaminas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

contato-com-a-natureza-

O contato com a natureza pode ajudar a aliviar o estresse, melhorar o desempenho, o foco e a concentração, trazer felicidade e benefícios para a saúde, como a elevação dos níveis de Vitamina D e também ajuda a amenizar e diminuir chances de desenvolvimento de doenças mentais.

Aproveite para ouvir a música abaixo com sons da natureza enquanto lê este artigo:

Nosso cérebro é estimulado constantemente na cidade, com faróis, trânsito, pedestres, buzinas, vendedores e outros agitos, tudo isso “gritando” em nossa cabeça, pedindo por atenção. Com isso ele acaba se cansando, e pode começar a apresentar uma perda de memória. Alguns minutos em contato com a natureza já causa alívio cerebral, dando uma pequena pausa para o cérebro de todo o agito urbano.

De acordo com alguns estudos, o desempenho e o foco na tarefa a ser realizada é maior quando o ambiente possui um mínimo de presença da natureza, seja ela natural ou artificial. Isto porque, ela causa automaticamente uma reação de conforto em nosso cérebro, reconhecendo e aceitando esse alívio. Em escolas, alunos que estudam em salas com vista para a natureza têm melhores notas e mais foco. Já em escritórios sem janelas, por exemplo, as pessoas ficam mais insatisfeitas com seu trabalho, e podem apresentar mais ansiedade e tensão. O ideal é que o ambiente seja aberto, com algum elemento verde, para que os trabalhadores fiquem mais satisfeitos com seu trabalho. O mesmo ocorre em escolas, nossas casas e até em hospitais. Sabia que dar flores a quem está doente numa cama de hospital pode ajudar muito o adoentado? É sim, muito mais do que um gesto simpático e de educação!

contato-com-a-natureza-

Um dos primeiros a demonstrar que a natureza faz bem foi Roger Ulrich, em 1984, ao comparar pacientes em quartos com janelas voltadas para árvores com aqueles cujos quartos ofereciam vista para uma parede de tijolos, em um hospital na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Seus resultados demonstraram que pacientes com acesso ao verde saíram mais cedo do hospital, tomaram analgésicos mais fracos ou em menos quantidade, tinham menos comentários críticos sobre a enfermagem e menor número de pequenas complicações pós-cirúrgicas. Depois, outros estudos testaram objetos coloridos, porém inanimados, no lugar de plantas, e verificaram que as plantas ofereciam benefícios ligeiramente maiores.

Fonte: O Globo

Veja abaixo um vídeo interessante sobre o contato com a natureza:

Como falamos no artigo anterior, o contato com a natureza também pode ajudar a melhorar a sua criatividade. Aposto que lendo isto você já está pensando quando irá tirar um tempinho para aproveitar a vida lá fora, não é mesmo? Esperamos que sim! Ande na grama, olhe para o sol, entre no mar. São tantos os prazeres simples que a natureza pode nos proporcionar diariamente que não temos desculpas para não entrar em contato com ela.

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim! E qualquer dúvida basta deixar o seu comentário ok?

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

40 COMENTÁRIOS

  1. Amo estar junto a natureza cuidando , semeando e sempre que possível multiplicando espaço verde natural. Sou muito feliz assistindo o crescimento e a beleza além do bem-estar que as plantas me agraciam com serenidade , saúde e paz.

  2. Acho muito interessante falar sobre a natureza!!!
    Este assunto está sempre em destaque e, mesmo indiretamente as pessoas estão procurando falar sobre ele.
    Eu, tenho uma intimidade muito grande com as a
    árvores, tenho desejo de estudar sobre as árvores de São Paulo.
    Parabéns pessoal!!! Gostei do tema.

  3. Adoro a natureza e não abro mão se quer de um final de semana na praia, em meio ao rio e o mar por qualquer outro programa. Sou privilegiada por tamanha oportunidade e como me sinto bem!

  4. Gostei muito do artigo , maravilhoso, como sempre me ajudam com informações valiosas que tem me acrescentado obrigada e bom dia a toda equipe Praimer

  5. Trabalho na Avenida Paulista , próximo ao Parque Trianon. Sempre vou caminhar na hora do almoço, me faz bem físico e mental. caminho ouvindo o canto de Sabiás que é o passaro que mais vejo la.

  6. Deus abençoe esse trabalho! Sou camponesa e posso disser que realmente o contato com a natureza é capaz de fazer milagre .

  7. Amei,e chegou na hora certa,tenho andado com vertigem e os médicos não descobrem o motivo.Acabei de fazer a mala,to indo passar uns 15 dias na praia.Vou por em pratica tudo que aprendi. Obg

  8. concordo plenamente,feliz das pessoas que consegue perceber a magia da natureza a vida a pureza tudo isso a grande bença o que Deus nos de graça.mas infelizmente a ganancia do ser humana destrói tudo isso a cada dia que passa.

  9. Amei a matéria. Sou amante da natureza. Onde moro não tenho plantas e estou pensando em mudar para o campo somente para estar mais proxima do verde, pois já percebi que, quando estou contemplando a natureza, sinto uma paz de espírito incrível.

  10. E muito bom poder acordar todos os dias e ter o privilegio de estar rodeados pela mais linda e perfeita criação que DEUS nos deixou que e a natureza e o seres que nela habita.

  11. Sou um ecologista nato,em minha cidade luto preservaçao das nascentes, pelas matas, principalmente por areas de preservaçao. Procuro fazer minha parte pela nstureza, esses dias passado fiz denúncia para o IBAMA.

  12. Sou jovem pra caramba mas me sinto muito desolado, a partir de amanhã vou dar uma volta em contato com a natureza pra ver se melhoro isso…

  13. Eu amei o artigo, a música instrumental, agora vou ver o vídeo. Muito obrigado, Deus os abençoe, visto equipe Primeira Cursos são D+.

  14. Necessitamos tanto da natureza, mesmo que inconscientemente, porque somos parte dela, criaturas como a fauna e a flora, feitas pelas mãos de Deus. Quanto mais nos conectamos com a natureza, mais sentimos a grandeza de Deus em nós! O livro bíblico de Jeremias 27:5 diz: “Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem quiser.” Ele a deu a nós, homens, para cuidá-la e fazer o melhor uso, cultivando-a e revitalizando-a para as futuras gerações! Sejamos agradecidos e zelosos!

  15. Pratico caminhadas na areia da praia ha mais dez anos, me sinto muito bem. Agente se organiza mentalmente, agente “viaja” é uma terapia.

    A natureza é a grande mãe, e mãe agente não mal-trata. Se maltratamos uma, fazemos mal a outra.
    E mãe, agente tem que cuidar sempre.

  16. Nossa eu tô amando demais eu baixei o aplicativo mais não consigo acessar pq não consigo redefinir a senha como eu faço quero fazer todos as Estes cursos

  17. eu sou professor especializado em gestão ambiental e
    desenvolvimento sustentável, esepcialista em auditoria
    e pericia ambiental.
    tenho mais de 10 anos de experiência com gestão de
    resíduo industrial.
    sou formado em gestão em logistica e fazendo a MBa
    em Finança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui