Quem pode se tornar um coach?

O coaching é uma prática que cresce muito a cada ano, tanto em território nacional quanto em terras internacionais. Por se tratar de uma área com possibilidades diversas de atuação, sua popularidade e amplitude ganham cada vez mais espaço e notoriedade no mercado de trabalho. 

Este artigo é para você que tem interesse em investir em formação nessa área. Falaremos a seguir como é o trabalho de um coach, quem pode se tornar um profissional nessa área, quais os pré-requisitos e as formas de atuação. Continue a leitura para saber tudo o que você precisa sobre esse assunto.

Como é o trabalho de coach?

O profissional que oferece serviços de coaching é denominado coach. O principal objetivo do seu trabalho é fornecer orientações e métodos que possibilitem que seu cliente (chamado de coachee) alcance as metas previamente estabelecidas entre eles.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O coachee pode ser um indivíduo, um grupo de pessoas ou até mesmo uma empresa, o que determina também a modalidade do coaching a ser contratada, que pode ser pessoal, de liderança, de carreira, de equipes, empresarial, entre outras infinitas possibilidades ofertadas no mercado

Como é o trabalho de coach?
Como é o trabalho de coach?

A prática de coaching atravessou fronteiras e conquistou muito espaço ao redor de todo o mundo nos últimos anos, porém sua fundamentação teórica ainda não obteve sucesso em acompanhar um desenvolvimento tão rápido.

Isso se deve principalmente ao fato de que o coaching adota teorias, conceitos e metodologias de outras áreas de estudo, como recursos humanos, administração, marketing e psicologia, para citar apenas alguns exemplos. Pode-se dizer que o coaching bebe de diversas fontes teóricas diferentes.  

O coach pode trabalhar com enfoque na formação de outros coaches, e/ou com clientes individuais e equipes empresariais. Além disso, são inúmeras as empresas ao redor do mundo que têm investido enormes quantias de dinheiro em culturas organizacionais de alta performance a partir da criação de áreas especializadas em coaching. 

Prestar serviços para empresas é uma das principais possibilidades a ser explorada por um coach. O profissional pode optar por trabalhar de maneira autônoma, em escritório próprio, com atendimentos virtuais em casa, ou alocado na organização em questão.

Outra opção interessante é trabalhar em empresas de consultoria. Esse campo de trabalho pode ser aplicado em diversos aspectos da vida. 

Coach explicando o que é e como faz a sua profissão
Saiba como é e o que faz um coach

O direcionamento feito através do acompanhamento do coach busca alcançar a melhor performance do coachee, de acordo com os propósitos determinados. O profissional que atua nessa área precisa ser capaz de compreender as necessidades e desejos do seu cliente, estabelecendo prioridades e metodologias para saná-los.

Um plano de ação será definido a partir disso, com lições diárias e metas para cada sessão. Reajustes no planejamento podem ser feitos durante o processo, de modo a otimizar a busca pelos resultados, seja no âmbito pessoal ou em questões profissionais.

O rendimento e a evolução poderão ser mensurados ao longo do caminho, de modo que sejam feitas adaptações conforme necessário. O que importa é que o cliente alcance seu objetivo principal. Ficou interessado? Continue a leitura para saber se você tem o que é preciso para atuar como coach.

Quem pode ser coach?

O coaching pode ser exercido por qualquer profissional, desde que esteja tecnicamente capacitado, de acordo com as formações oferecidas na área. 

A formação em coaching é algo que precisa ser levado em consideração com seriedade e cuidado. O coaching ainda é uma profissão não regulamentada no Brasil, o que tem como consequência o surgimento de pessoas que adotam o título de coach de maneira inapropriada, com o intuito de tirar proveito da popularidade que esse campo de atuação ganhou nos últimos anos. 

Coach pensando sobre sua missão, visão e valores
Afinal de contas, quem é que pode ser coach?

Investir em uma formação adequada e credenciada é a melhor forma de se proteger contra esse tipo de problema. Dessa forma, o profissional tem plenas condições de oferecer ao seu cliente a melhor garantia sobre a qualidade do seu serviço

Também é importante tomar cuidado para não confundir o coaching com a prática do psicólogo. Ainda que o coaching aplique muitos conceitos advindos desse campo de estudo, a atuação como coach não está relacionada às abordagens dessa área.

Sendo assim, profissionais psicólogos que trabalham como coaches não devem associar sua atuação com as práticas psicológicas. Do contrário, isso pode configurar infração segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Quem se preocupa em contar com a ajuda de um profissional comprometido com sua ética de trabalho deve fugir de especialistas que misturem as duas áreas. 

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) chama a atenção para o assunto ao alertar que o coaching não deve ser encarado como uma terapia, e que “na dúvida entre um psicólogo e um coach, para qualquer problema emocional ou mental, o psicólogo deve ser escolhido”.

Como mencionado alguns parágrafos acima, o coaching ainda não é regulamentado por lei no Brasil. Ainda assim, obtém amparo legal no Art. 170 da Constituição Federal, que “assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo em casos previstos em lei”.

Isso significa que os profissionais atuantes na área não estão sujeitos à supervisão de órgão fiscalizador ou regulamentado por um código de normas e condutas legalmente instituído.

Mas isso não é motivo para não ter cautela ao trabalhar como coach, pelo contrário: na ausência de um material orientador adequado e reconhecido legalmente nesse sentido, quem é ou pretende se tornar um profissional na área precisa ter cuidado redobrado para não agir de maneira antiética ou antiprofissional

Continue a leitura para conhecer os principais requisitos para ser um bom profissional na área. 

Quais os pré-requisitos para se tornar um?

Ainda que o coaching possa ser exercido por qualquer pessoa com formação adequada na área, há algumas características que podem te ajudar a se tornar um melhor profissional. 

Se você acha interessante a ideia de trabalhar ajudando outras pessoas a aprimorar habilidades pessoais e profissionais, o coaching pode ser uma ótima escolha enquanto profissão. Quem se dedica a essa atividade será responsável por ajudar indivíduos e empresas na definição de metas com o objetivo de aprimoramento pessoal e organizacional. 

Qual é o pré-requesito para se tornar coach?
Qual é o pré-requesito para se tornar coach?

Para se dar bem nessa área, é preciso ser uma pessoa persuasiva, com habilidade de oratória para discursar, orientar e motivar. Também é importante ser curioso, com interesse e disposição para estar sempre atualizado no assunto, aprimorando seus conhecimentos sobre coaching e buscando as melhores técnicas e metodologias passíveis de aplicação em seu trabalho. 

Ser uma pessoa ética é fundamental, pois é preciso ter princípios bem fundamentados e valores adequados e estruturados para orientar sua prática. Ser prestativo, ter senso de coletividade e compromisso social também são aspectos valiosos para atuar como coach. 

Interessante, não é?! Vamos seguir adiante para descobrir como se tornar um profissional de coaching. 

Como se tornar um?

A prática de coaching no Brasil não exige a formação em um curso específico, justamente por não estar regulamentada. Ainda assim, investir na formação e no aprendizado da área é um passo fundamental para garantir credibilidade ao profissional e o embasamento adequado para trabalhar como coach. 

Quem deseja seguir essa profissão tem duas opções possíveis: cursos livres e cursos de pós-graduação.

Os cursos livres são geralmente as opções mais acessíveis e escolhidas, já que para fazê-los não é necessário ter nenhuma formação prévia. Há instituições diversas que oferecem esse tipo de curso, como o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING). 

Já para fazer um curso de pós-graduação é necessário ter diploma em curso superior. Essa modalidade de curso precisa ser feita em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.