Qual a formação do coach?

Qual a formação do coach?
Qual a formação do coach?

A popularidade do coaching não pára de crescer mundo afora, e isso se deve principalmente à grande amplitude de serviços e às diversas possibilidades de atuação na área.

Cada vez mais pessoas estão interessadas no que o coaching tem a oferecer, seja enquanto perspectiva de treinamento e desenvolvimento de competências, seja enquanto oportunidade para se realocar no mercado de trabalho como profissional de coaching. 

Vamos entender a seguir as principais características para exercer essa atividade, qual a formação do coach, o que os cursos da área ensinam e suas possibilidades de atuação. Confira! 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Quais as principais características para ser um bom coach?

A profissão de coaching pode ser exercida por qualquer pessoa que se disponibilize a obter formação na área, porém há alguns atributos que podem ser considerados uma vantagem nesse campo de atuação. 

Para se dar bem enquanto coach, é importante ser uma pessoa persuasiva, com habilidades de comunicação e boa oratória para discursar, orientar e motivar seus clientes. O mais interessante é que essas competências também podem ser desenvolvidas com a aplicação de técnicas e muita prática. 

Pensando em quais são as vantagens para ser um coach
Quais as principais características para ser um bom coach

Por isso, um bom coach é aquele que está sempre disposto a conhecer mais sobre o seu ramo de trabalho, aprimorando seus conhecimentos, realizando pesquisas, mantendo-se informado, buscando novas ferramentas de coaching, e assim por diante. 

Se você gosta da ideia de trabalhar ajudando outras pessoas a melhorar seu desempenho pessoal e profissional, a carreira de coaching pode ser um ótimo caminho a ser seguido. Mas o que deve ser feito para se tornar um coach? Vamos tratar sobre isso no próximo tópico. 

Como se tornar um coach?

Como mencionado no início deste artigo, a prática de coaching tem crescido de maneira muito rápida nos últimos anos, conquistando cada vez mais membros e pessoas interessadas em contratar seus serviços. 

Os números impressionam: no relatório anual de 2019 da International Coach Federation (ICF), consta que a organização contava na época com mais de 35 mil membros espalhados por todo o mundo. No Brasil, a ICF possuía 553 membros, garantindo a 10ª posição no ranking dos países com os maiores números de associados. 

O que eu preciso saber para me tornar um coach?
O que eu preciso saber para me tornar um coach?

Com essa quantia, é de se imaginar que não seja muito difícil encontrar um coach capacitado em território nacional, não é?! O problema é que como a profissão ainda não é regulamentada no Brasil, não exige a formação em cursos específicos, e muitas pessoas agem de má fé para tirar proveito da popularidade da área. 

A dica para quem tem interesse em contratar um coach é: procure se informar a respeito das credenciais do profissional, e busque referências a respeito do seu trabalho.

Essa é a melhor forma de assegurar seu investimento em um profissional sério e com credibilidade. Já para quem deseja se tornar um coach, o ideal é se dedicar a uma formação sólida em coaching em uma das instituições reconhecidas na área.

Assim você valoriza seu trabalho, e obtém as certificações necessárias para dar garantia da qualidade do seu serviço aos seus clientes. 

Há dois caminhos possíveis para quem deseja se tornar coach. Um deles é a realização de cursos livres de coaching, uma opção acessível pois pode ser feita por qualquer pessoa com interesse na área.

Tais cursos podem ser realizados nas modalidades presencial ou à distância, e o valor a ser investido pode variar de R$ 1000 a R$ 8000, sendo que os cursos básicos e introdutórios são geralmente os mais em conta. 

Esses cursos são oferecidos por instituições privadas. As principais e mais reconhecidas são o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a Sociedade Brasileira de Coach (SBCOACHING Group), Febracis, Sociedade Latino Americana de Coaching, Escola de Coaches e Abracoaching. 

A segunda opção são cursos de pós-graduação em coaching, que podem cair muito bem em qualquer currículo. No entanto, para realizá-los é preciso possuir um diploma de ensino superior, o que os tornam um pouco menos acessíveis. Além disso, precisam ser realizados em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

E na hora de escolher um curso de coaching, o que deve ser levado em consideração? Confira no próximo item.  

Como escolher o melhor curso de coaching? 

Com a falta de regulamentação do coaching no Brasil, não há avaliações oficiais que classifiquem os cursos da área, o que facilitaria bastante a busca por quem deseja obter uma boa formação. Como escolher um bom curso, então?! 

Pesquise a respeito da instituição na qual você deseja realizar o curso, avalie a grade de disciplinas a serem ministradas e quem são os professores envolvidos. Uma boa ideia é informar-se com pessoas que já tenham realizado o mesmo curso, perguntar sua opinião a respeito, se ficou satisfeito com o aprendizado obtido, etc.

Você se sentirá mais seguro para investir em um curso sabendo como ele funciona e se é de fato indicado por outras pessoas. Conheça no próximo tópico quais os principais conteúdos ministrados em cursos de coaching. 

O que é ensinado no curso de coaching?

O conteúdo e programação podem variar muito de acordo com o tipo de curso e a instituição que os oferece.

Cursos livres para coaches iniciantes, por exemplo, costumam oferecer conteúdos introdutórios sobre o que é o coaching e como funciona, seus fundamentos e as principais técnicas e ferramentas utilizadas e quais os tipos de coaching.

Indo mais a fundo, outros assuntos geralmente abordados em cursos livres são: gestão do coaching nas empresas, resolução de conflitos interpessoais, códigos de ética e conduta, motivação e autoconhecimento, estratégias verbais e não-verbais, técnicas de rapport, presencing e mindfulness e alinhamento de valores pessoais, talentos e recursos.

O que eu aprendendo fazendo um curso de coaching?
O que eu aprendendo fazendo um curso de coaching?

No nível superior, cursos como o de Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas abordam as seguintes disciplinas: ferramentas e técnicas de coaching, comunicação e motivação nas organizações, liderança e coaching na prática, gestão do conhecimento, planejamento estratégico na gestão de pessoas, capacitação e desenvolvimento, estratégia executiva, gestão de carreira e ambientação.

Além disso, há também a disciplina referente ao trabalho de conclusão de curso, que deverá ser produzido como forma de representar o aprendizado obtido, e entregue ao final do curso. 

As grades dos cursos são bem amplas e atrativas, não é?! Se as temáticas te interessam e você se identifica com os requisitos para atuar como coach, talvez seja hora de investir em uma nova formação que pode mudar a sua vida e te posicionar como referência no mercado de trabalho.

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.