Dicas de matemática para o Enem

    prova de matemática
    prova de matemática
    Dicas de matemática para o Enem
    Créditos da Imagem: Geralt   Via: Pixabay

    A prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio é considerada bastante trabalhosa e exige do aluno, além de concentração, capacidade de interpretação. Compreender os enunciados das 45 questões é fundamental para considerar as variantes certas e realizar os cálculos corretamente.

    Entre as áreas mais cobradas no exame estão: análise combinatória, probabilidade, estatística, matemática financeira, trigonometria, razões e proporções, geometria (espacial, plana e analítica), funções, matriz, valor posicional, logaritmo, unidades de medida e progressões.

    A avaliação é repleta de gráficos, tabelas e esquemas que devem ser analisados com atenção. Para facilitar os estudos e garantir um bom desempenho na prova, convém seguir algumas dicas importantes na hora de assimilar as matérias:

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Não se esqueça da regra de três – esse conceito de cálculo tem origem na ideia de proporção e pode facilitar bastante a resolução de diferentes questões. Sempre que for usar esse método, lembre-se de colocar grandezas iguais de um lado só ao realizar a multiplicação cruzada.

    Guarde as fórmulas básicas das equações – em geral, a equação de 1° grau é do tipo ax + b = 0, na qual a ≠ 0 e x é a variável. As de 2° obedecem ao padrão ax² + bx + c = 0, com (a ≠ 0) e x como variável. Podem ainda aparecer equações de 3° e 4° grau. Nesse caso, o melhor é aproximá-las de uma equação de 2° grau para facilitar a resolução.

    Revise questões de média, mediana e moda – perguntas sobre esses conceitos são frequentes e envolvem adição, multiplicação e divisão. Basta lembrar que média aritmética é a soma dos valores dividida pela quantidade de elementos somados; mediana é o valor central de uma sequência de valores ordenados; e moda é o número que mais se repete num conjunto de valores.

    resolução de problemas
    Análise e resolução de problemas matemáticos
    Créditos da Imagem: Geralt   Via: Pixabay

    Foque na resolução de problemas – questões envolvendo a análise e a resolução de problemas são comuns no Enem e desafiam o raciocínio e a interpretação do candidato. Busque treinar essa capacidade resolvendo várias perguntas desse tipo.

    Seguindo essas dicas, você certamente se sairá bem na prova de matemática do Enem! E para ajudar nos estudos a Prime Cursos oferece um excelente curso online, o Curso de Matemática para o ENEM, abordando os principais temas.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    4 COMENTÁRIOS

      • Olá Jose, tudo bem?
        Se você já assinou o curso, você irá encontrá-lo em MEUS CURSOS na área para alunos, basta fazer seu login no site!
        Qualquer dúvida deixe o seu comentário!
        Prime Cursos

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui