Como ter mais produtividade com o Princípio 80/20

Vilfredo Pareto, um economista italiano, criou há mais de cem anos o Princípio 80/20, também conhecido como Princípio Pareto. O princípio foi criado para estabelecer uma referência, e indica que 80% dos resultados que obtemos se relacionam a apenas 20% dos nossos esforços.

Mas como o economista concluiu isso? O princípio 80/20 teve início quando Pareto percebeu que 20% dos italianos possuíam 80% das terras naquele país. Depois, a constatação socioeconômica indicou a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversas nações e a relação acabou sendo aplicada também em outras áreas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Analise com atenção os exemplos abaixo:

-80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas.
-80% da poluição é causada por 20% dos países
-80% da riqueza mundial está nas mãos de apenas 20% das pessoas

Conseguiu perceber? A proporção pode aparecer em praticamente qualquer campo, porém os números podem variar de um caso para o outro. O objetivo é entender que a maioria dos efeitos acontecem pela minoria das coisas.

Agora que você já sabe o que é Princípio 80/20 veja como utilizá-lo:

Você pode aplicar o princípio em tudo o que desejar: trabalho, finanças pessoais, estudos e até em relacionamentos.

Para quem deseja ser mais produtivo no trabalho, com o Princípio 80/20 o objetivo aplicado na gestão é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam. Ou seja, um quinto do tempo de um dia de trabalho – que representa as tarefas mais importantes – irá provavelmente produzir quatro quintos dos resultados. Ou seja, a meta é aprender a identificar as tarefas mais importantes do trabalho e focar primeiramente nelas. Crie uma lista com as prioridades do dia para começar o dia focado no que precisa de mais agilidade e atenção.

Lembre-se de que você pode utilizar o princípio em tudo o que desejar. No caso de relacionamentos, quantas famílias, casais ou amigos que passam muito tempo juntos mas não sentem que estão realmente aproveitando o tempo como deveriam? E isso acontece porque muitas vezes o tempo gasto com familiares e amigos é na frente da televisão, ou com o celular na mão. Quando sair para jantar, observe as mesas ao lado. As pessoas até estão fisicamente juntas, mas o foco está bem longe. Lembre-se sempre de priorizar a qualidade e não a quantidade. É muito melhor ficar menos tempo com quem gostando, mas aproveitando e estando totalmente presente.

É por esse motivo que o princípio 80/20 é utilizado por muitas pessoas e em diferentes áreas, tanto profissionais, quanto pessoais, pois prioriza a qualidade, e não a quantidade.

Não pense apenas em fazer, mas sim em gerar resultados!

Se você gostou do artigo de hoje, deixe um comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

14 COMENTÁRIOS

  1. Essas orientações se encontram na Bíblia, apesar de alguns acharem q é um livro ultrapassado, a verdade é q ela é a palavra de Deus e n importa o tempo ele sempre é atual para todos, basta ler e por em prática.

  2. Super interessante. Uma forma bem prática de fazer o Princípio Pareto é a Matriz GUT, uma ferramenta muito eficaz que preza pela eficiência das pessoas em identificar as tarefas e obrigações mais importantes em uma escala quantitativa.
    Com certeza vou aplicar o 80/20 na minha vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui