Bolsas no exterior para estudantes do Ensino Médio

Você sabia que existem alguns programas de bolsas no exterior para estudantes do Ensino Médio?

Jovens com idade entre 15 e 19 anos que sonham em estudar no exterior podem conseguir bolsas de estudos oferecidas por organizações internacionais.

Cada programa que oferece bolsas no exterior possui suas exigências, como, por exemplo, comprovar proficiência em inglês ou outro idioma, e ser um excelente aluno.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Veja abaixo algumas opções:

United World College – UWC

A UWC – United World Colleges – seleciona todos os anos estudantes de mais de 150 nacionalidades, desde a inauguração de sua primeira unidade em 1962. Desse modo, jovens entre 15 e 18 anos podem participar de uma experiência multicultural e imersiva de High School.

Os alunos residem nos alojamentos das próprias escolas por dois anos. O programa residencial faz com que os estudantes se tornem protagonistas de seu desenvolvimento e aprendizado. A experiência tem como missão fazer da educação uma força em prol da paz e de um futuro sustentável.

Rotary Club – Intercâmbio de Jovens

Este programa é patrocinado pelos Rotary Clubs em mais de 100 países, e é indicado para estudantes com idade entre 15 e 19 anos. O foco é que os estudantes conheçam novos idiomas e culturas, desenvolvam suas habilidades de liderança e façam amizades com jovens de outros países. Enfim, o objetivo é que se tornem verdadeiros cidadãos globais.

Os intercambistas do programa de um ano estudam em escolas locais e moram com diferentes famílias anfitriãs. Já os estudantes do programa de curta duração, que pode durar alguns dias ou até três meses, se hospedam em casas de família ou em acampamentos de jovens no período das férias.

Para fazer a inscrição no programa, é necessário entrar em contato com o Rotary Club mais próximo e verificar quais as opções disponíveis, além de conferir todas as informações sobre o processo seletivo.

AFS Intercultura Brasil

Essa organização internacional tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural para jovens. Além disso, o foco é contribuir no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e entendimento necessários para criar um mundo mais justo.

O AFS Intercultura Brasil oferece bolsas no exterior parciais e integrais por meio dos programas: Global Citizens of Tomorrow

A parceria entre o AFS e a British Petroleum – BP, oferece bolsas de estudos integrais para um ano letivo nos Estados Unidos. Este programa é indicado para alunos do Ensino Médio da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, que têm renda familiar bruta de até cinco salários mínimos. No entanto, as inscrições normalmente são abertas em janeiro.

Bolsa de intercâmbio Exploradores Culturais

O objetivo é oferecer bolsas parciais de intercâmbio para estudantes do ensino médio. No entanto, o programa é oferecido para jovens da rede pública ou bolsistas de escolas particulares.

E assim como querer aprender sobre uma nova cultura, os estudantes também devem compartilhar conhecimento sobre a cultura brasileira.

O programa concedeu, em 2018, bolsas escolares de um ano na Alemanha, Costa Rica e Itália. Além disso, também foram oferecidas duas bolsas semestrais de trabalho voluntário na Colômbia e Filipinas.

No entanto, não apenas o tipo de bolsa, como também o país de destino, dependem do Estado onde o candidato reside. Os candidatos que são selecionados devem pagar uma taxa de 500 dólares, referente à taxa de adesão ao programa. As inscrições abrem normalmente em agosto. Acesse o site para mais informações!

Jovens Embaixadores

O programa “Jovens Embaixadores” é promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil desde 2002, e leva anualmente 50 estudantes da rede pública para um intercâmbio com duração de três semanas nos EUA.

Os participantes, durante a primeira semana do programa, visitam a capital do país e seus principais monumentos. Nesta primeira semana, também visitam escolas e projetos sociais e participam de reuniões em organizações dos setores público e privado.

Depois que isso acontece, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados.

Os jovens se hospedam em casas de famílias americanas. Além disso, participam de atividades culturais, de liderança e empreendedorismo. Fazer apresentações sobre o Brasil, assistir aulas e interagir com jovens da sua idade também são algumas atividades do programa.

E então, que tal participar ou recomendar esses programas de bolsas no exterior para algum jovem que você conheça?

Se gostou do artigo de hoje, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui