Prouni abre inscrições para bolsas remanescentes

No dia 5 de agosto começaram as inscrições para bolsas remanescentes do Prouni – Programa Universidade para Todos. O prazo para efetuar o cadastro vai até o dia 30 de setembro para aqueles que estiverem matriculados em uma instituição de ensino. No entanto, para quem ainda fez a matrícula em alguma instituição de ensino o prazo termina no dia 16 de agosto.

Vagas remanescentes são vagas que não foram preenchidas nas duas chamadas do programa e na lista de espera. Ou seja, é quando os candidatos inicialmente selecionados desistiram de participar do programa ou não apresentaram a documentação exigida.

O programa tem como objetivo oferecer bolsas de estudo (parciais ou integrais) em instituições particulares de ensino superior para estudantes de baixa renda. Para participar, o candidato deve ter feito a edição do Enem a partir de 2010, com nota superior a 450, de modo que a redação não tenha sido zerada.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é o Prouni?

De acordo com a descrição do site do ProUni, é o “programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior”.

Quem pode concorrer às bolsas remanescentes?

Essa etapa da seleção é destinada não apenas para estudantes, como também para professores. Por isso, veja abaixo mais detalhes:

Brasileiros que tenham realizado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos, sem que a redação tenha sido zerada. Além disso, é importante lembrar que apenas pode participar quem não possua diploma de ensino superior.

Professores da rede pública de ensino que estejam exercendo a profissão. Nesse caso, não é necessário que o indivíduo tenha feito o ENEM. No entanto, as bolsas são permitidas apenas para cursos com grau acadêmico de licenciatura.

Para disputar uma bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio

Para a bolsa parcial de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato precisa se encaixar também em pelo menos um dos requisitos abaixo:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

– ser pessoa com deficiência;

– ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Desse modo, não é necessário comprovar renda.

Critérios de seleção

O critério de seleção levado em consideração, nesta etapa, será a ordem de inscrição, e não a nota da corte. Portanto, é fundamental prestar atenção nas datas.

Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino a partir de dois dias úteis após a inscrição com a finalidade de apresentar os documentos e comprovar seus dados pessoais.

Cronograma

Por fim, veja abaixo o calendário de atividades com relação ao preenchimento das vagas do Programa:

5 a 16 de agosto: inscrições para candidatos que não estejam matriculados em uma universidade.
5 de agosto a 30 de setembro: inscrições para candidatos que estejam matriculados em uma universidade.
Dois dias úteis após a inscrição: apresentação de documentos na instituição de ensino em questão.

Para mais informações, acesse o site do Prouni!

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui