pdca

O que quer dizer a sigla PDCA e quais as suas fase?

Administrar um negócio requer conhecimento em técnicas e estratégias que auxiliam os gestores a alcançar os resultados desejados de maneira mais rápida e eficiente. Pensando nisso, as organizações começaram a usar o que chamamos de PDCA, um método eficiente de gestão de negócios que promete resultados a curto e longo prazo. Mas você sabe o que quer dizer a sigla PDCA?

Embora no universo da administração e gestão existam milhares de ferramentas que visam melhorar os processos internos em todos os setores da empresa, um dos mais famosos é o ciclo PDCA, também chamado de Ciclo de Deming ou ciclo de Stewart.

Seu objetivo principal é oferecer uma melhoria contínua dentro da empresa em qualquer processo interno, porém, o ciclo pode trazer dezenas de outros benefícios para a organização quando bem aplicado.

aprenda mais sobre o ciclo PDCA no artigo a seguir
aprenda mais sobre o ciclo PDCA no artigo a seguir

Para que você entenda melhor sobre o ciclo PDCA e como ele funciona, separamos um post completo explicando mais sobre o assunto. Confira!

O que quer dizer a sigla PDCA? 

A sigla PDCA vem do inglês e significa:

  • Plan – planejar
  • Do – fazer
  • Check – checar
  • Act – agir

A estratégia recebeu o nome de Ciclo por gerar um ciclo de melhorias contínuas, que abrange desde o planejamento até a ação da melhoria. Sabendo disso, o PDCA pode ser definido como um planejamento feito em quatro etapas que tem um começo, meio e fim em alguns casos.

Mas por que Ciclo?

O ciclo vem da ideia de quatros estratégias que são aplicadas em um processo que se fecha e forma um círculo, que depois de terminar volta ao início, sendo considerado algo contínuo. Ou seja, o ciclo PDCA é um ciclo de melhoria contínua que quase nunca tem fim.

Diferente das outras estratégias de qualidade aplicadas nas empresas, o PDCA foi desenhado para ser aplicado várias vezes durante o projeto, e de maneira contínua dentro da empresa como parte das estratégias internas.

Isso pode ser explicado porque o ciclo acredita que um planejamento não tem um fim, e pode sempre melhorar e ser ajustado para alcançar resultados ainda mais eficientes, com maior facilidade e agilidade.

Quais são as fases do PDCA?

O Ciclo PDCA é dividido em quatro fases diferentes como mostramos no primeiro tópico, e cada uma delas representa uma etapa do ciclo que deve ser cumprida.

PLAN

Imagine que uma empresa contratou um colaborador que tem a missão de bater as metas da empresa. Com sua experiência na carreira, o profissional reúne a equipe e estabelece um plano.

Essa é a primeira fase, que vem da palavra planejar em inglês. Nessa fase você identifica o problema que será trabalhado ou qual resultado está buscando, a fim de montar um plano de ação específico para ele.

Dentro desse planejamento você deve estabelecer prazos e indicadores que acompanharão o projeto a partir de agora.

o primeiro passo do ciclo PDCA é o planejamento
o primeiro passo do ciclo PDCA é o planejamento

No nosso exemplo, o profissional estabeleceu que o projeto deveria ter um prazo de 12 meses para ser finalizado e definiu todas as ações que deveriam ser feitas para que a meta fosse atingida dentro desse prazo.

No planejamento ele também definiu que a porcentagem de aumento de vendas, a variação da inadimplência e o aumento do lucro líquido seriam seus indicadores.

DO

A partir disso, o profissional começou a executar o que foi planejado e colocar à prova as estratégias estabelecidas na etapa anterior. Afinal, o ciclo gera um resultado que deve ser analisado e melhorado quando preciso.

Para o nosso exemplo, decidiu-se que as ações necessárias para bater a meta foram treinamento da equipe, uso de novos softwares e novas contratações em áreas específicas do marketing.

CHECK

Na terceira etapa é hora de analisar os dados depois do prazo determinado na primeira fase. Baseando-se nos indicadores pré-estabelecidos, é importante verificar como o planejamento foi implementado e se os resultados foram ruins ou bons. 

É nesse ponto que o planejamento deverá ser reajustado com os principais pontos da análise.

ACT

Por fim, a última etapa é feita depois da análise, quando devemos colocar em prática todos os ajustes necessários para melhorar os processos. É aqui que os erros e problemas encontrados no primeiro planejamento são corrigidos para que o processo receba melhorias contínuas.

A partir daqui, repete-se o ciclo sempre buscando novas melhorias para implementar.

No final do ciclo do nosso exemplo o profissional entendeu que a equipe tinha dificuldades para fazer uma boa abordagem aos clientes. Com isso, ele aplicou treinamentos específicos para corrigir o problema, algo que seria difícil de identificar sem completar o ciclo PDCA.

Vale lembrar que o ciclo só se reinicia quando for preciso fazer ajustes, e quando a meta estabelecida no início for atingida não é necessário que ele seja aplicado de maneira contínua.

No entanto, é mais comum que ele reinicie na grande maioria dos casos, já que tudo que pode ser medido dentro de uma empresa, pode e deve ser melhorado, a fim de atingir resultados cada vez melhores.

Depois de ver o que quer dizer a sigla PDCA, não deixe de usar essa estratégia dentro da sua empresa para melhorar os processos e identificar possíveis problemas internos que podem estar atrapalhando a equipe na hora de bater as metas e alcançar os objetivos da organização.

Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis

Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.

Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.