funcionário conversando por telefone com o cliente

10 Dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes é hoje um dos fatores mais importantes para quem deseja vender mais e oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, quanto mais você se relaciona com alguém, mais você conhece aquela pessoa e mais entende sobre as suas reais necessidades para ofertar o melhor produto.

De modo geral, a venda acontece quando um produto ou serviço resolve o problema ou desejo de um cliente. Para saber exatamente o que seu cliente precisa ou sonhar em ter, é necessário manter um bom relacionamento, que vai muito além da venda.

Isso porque os clientes acabam conversando com os vendedores sobre assuntos aleatórios que nem sempre têm a ver com o produto ou serviço que você oferece, mas é uma ótima oportunidade para se criar um rapport e desenvolver um relacionamento duradouro.

Além de facilitar a venda, o relacionamento ainda é um ponto-chave para a fidelização de clientes, já que as chances do consumidor voltar a comprar com você por ter criado empatia é muito maior quando cquando se criaria-se uma conexão durante a venda.

Para lhe auxiliar nesse processo, separamos um post com 10 dicas que vão ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes. Confira!

10 – Conheça o cliente e suas necessidades

As necessidades do seu cliente devem ser sua prioridade, já que quanto antes você descobrir do que ele precisa, mais ágil será o seu atendimento. No geral, os problemas dos consumidores que você atende podem ser resolvidos pelos produtos ou serviços que você oferece, mas muitas vezes os vendedores não conseguem interpretar essas necessidades.

Duas pessoas fechando vendas enquanto vendedora faz perguntas abertas.
quanto mais você conhecer do seu cliente, melhor será seu relacionamento com ele

Por exemplo, se você vende sofás, o problema do seu cliente pode não ser a vontade de ter um novo sofá, e sim, acabar com a dor nas costas enquanto assiste à TV. A partir dessa informação, você poderá oferecer os sofás mais confortáveis e até retráteis, diferente da necessidade de clientes que estão em busca de sofás para colocar em sua sala de estar onde recebem visitas.

Quando seu cliente notar que você não quer apenas vender, mas sim ajudá-lo a resolver seu problema, ele se sente mais seguro e pode até mesmo lhe dar informações importantes para próximas vendas.

9 – Mantenha uma comunicação clara e efetiva

Outra parte importante para melhorar o relacionamento com os clientes é manter uma comunicação clara e efetiva. Ou seja, sem muitos termos técnicos que podem acabar atrapalhando o processo de venda, especialmente quando seu cliente não entende muito sobre o assunto.

Use palavras de fácil entendimento, e prefira os termos técnicos apenas quando estiver vendendo para profissionais da área. Caso seja importante usar termos específicos, não deixe de explicar o que eles significam.

Quando o consumidor não entende o vendedor, cria-se o que chamamos de ruídos de comunicação, que podem ser evitados com treinamento para uso de um tom de voz adequado com o público alvo.

8 – Seja proativo e antecipe as necessidades do cliente

Antecipar as necessidades do seu cliente é prever o que ele pode precisar, sem parecer que você está tentando empurrar produtos para ele. Por exemplo, se você é vendedor de loja de roupas, e seu cliente comprou uma calça, você pode oferecer um cinto para que a calça fique melhor ajustada no corpo.

loja de roupas
antecipar as necessidades do cliente é prever o que ele pode precisar de acordo com o que ele te conta nas conversas

Você também pode manter um bom relacionamento e conversar com seu cliente sobre vários assuntos, e prever possíveis necessidades de acordo com problemas que ele está enfrentando naquele momento.

7 – Demonstre interesse genuíno pelo sucesso do cliente

Quanto mais humanizado for seu atendimento, melhor será o seu relacionamento com os clientes. Com isso, é essencial que você não tenha interesse apenas em vender, mas especialmente em ajudar seu cliente a resolver o problema ou alcançar seu desejo.

Depois da venda, mantenha contato para perguntar sobre o nível de satisfação com o produto ou serviço, se atendeu às expectativas do seu cliente etc. Isso demonstrará uma preocupação com o sucesso do seu cliente, e não apenas interesse em fechar vendas.

Outro ponto importante para melhorar o relacionamento com os clientes é sempre oferecer produtos que resolvam o problema do consumidor, mesmo que não seja o produto mais caro da loja.

Um erro comum de muitos vendedores é querer vender produtos de valor mais alto para pessoas que precisam de um produto mais barato. Por exemplo, se você vende carros e seu cliente está em busca de um veículo para passear com a família aos finais de semana,  muito provavelmente o que ele busca é um carro mais econômico.

Oferecer produtos de preços muito elevados que não resolvem o problema do seu cliente pode acabar fazendo com que você perca a venda, além de impactar de forma negativa seu relacionamento com o cliente.

Nesses casos, é até mesmo interessante utilizar a técnica de ancoragem de preço para vender mais rápido.

Leia também: Como usar a técnica do preço âncora para influenciar a percepção do valor do produto

6 – Esteja sempre disponível para ajudar e resolver problemas

Algumas pesquisas mostram que atender ao cliente em poucas horas depois que ele fez o primeiro contato aumenta a chance de conversão quando as vendas são feitas online. Uma dica é ter sempre alguém para atender seu cliente durante o horário comercial, dependendo do setor em que você atua.

Nos casos de lojas físicas, não deixe seu cliente esperando muito tempo em filas e esteja pronto para tirar todas as dúvidas dos consumidores sempre que possível. Quanto mais você deixá-lo esperando, pior será o nível de relacionamento entre consumidor e vendedor, e maiores serão as chances de que ele acabe indo comprar em outro lugar.

5 – Ofereça um atendimento personalizado

O atendimento personalizado é aquele em que o vendedor não invade a privacidade do cliente, não usa um marketing agressivo, age com sinceridade, transparência e genuinidade com o cliente e está pronto para responder todas as dúvidas e pedidos de forma cordial e eficiente.

duas pessoas fechando negócios com aperto de mão
trate seu cliente como uma pessoa e não apenas como uma venda

Além disso, o atendimento personalizado trata o cliente como uma pessoa, e não apenas como cliente. Ou seja, além de chamar seu cliente pelo nome, você também deve manter uma conversa de acordo com as necessidades que ele possui. Claro que você pode ter um script de vendas, mas não fique preso a ele e deixe com que seu cliente guie a venda.

4 – Esteja sempre atualizado sobre as novidades do mercado e da concorrência

Manter-se atualizado é essencial para melhorar o relacionamento com os clientes, já que é dessa forma que você consegue oferecer produtos cada vez melhores e mostrar o que tem de novo no mercado.

Uma dica é ficar de olho na concorrência, sem de fato copiar o que ela está fazendo, mas se inspirar nos novos produtos e serviços oferecidos para oferecer ao seu cliente sempre as melhores opções para resolver seus problemas.

3 – Seja honesto e transparente

Ser honesto e transparente é essencial se você quiser criar uma conexão e um bom relacionamento com seus clientes. Isso inclui até mesmo ter que falar ao seu cliente que seu produto ou serviço não é indicado para o problema que ele possui. Embora possa parecer que você está perdendo uma venda, sua sinceridade fará com que o cliente volte a você quando precisar resolver outro problema.

Vendedor mostrando produto e criando um bom relacionamento com o cliente.
seja sempre honesto com seu cliente, mesmo que isso algumas vezes faça com que você perca alguma venda

É muito melhor ser honesto com seu cliente ao invés de enganá-lo e gerar frustrações que podem manchar a reputação da sua marca.

Por exemplo, se você vende doces e seu cliente lhe pergunta sobre o chocolate usado, nunca minta a marca nem a qualidade do mesmo para conseguir fechar a venda.

2 – Faça follow-up regularmente

Os follow-ups são os contatos feitos após reuniões ou conversas com seu cliente para sanar dúvidas e verificar se ele está pronto para fechar negócio ou não. Essa etapa é importante porque muitas vezes o cliente possui algumas perguntas mas acaba esquecendo de entrar em contato com você, e perguntar a ele se você pode ajudá-lo de mais alguma forma pode fazer com que você consiga fechar a venda de forma mais rápida.

Tenha apenas o cuidado de não ser invasivo nem inconveniente, e faça um follow-up por cliente. Do contrário, você pode passar uma imagem negativa e acabar perdendo a venda. Por exemplo, se você entrou em contato com o cliente e ele disse que aquele não era o momento certo, evite entrar em contato novamente. Ao invés disso, use as técnicas de reativação para tentar fechar a venda posteriormente, sempre esperando um tempo razoável para não parecer chato.

1 – Ofereça um programa de fidelidade ou recompensa para clientes fiéis

Os programas de fidelidade também são ótimas opções para melhorar o relacionamento com os clientes. Esse tipo de programa funciona quando você oferece um brinde depois que o cliente comprar X produtos ou serviços.

Por exemplo, se você vende semi-jóias, pode oferecer um programa de fidelidade onde seu cliente ganha 1 anel a cada 10 peças que comprar na loja durante o período de 1 ano.

Isso fará com que sempre que ele precise do seu produto, ele compre com você e não com a concorrência para não perder o brinde.

Viu como melhorar o relacionamento com os clientes não é algo tão difícil? Use nossas dicas e aplique-as no dia a dia em seus atendimentos para se relacionar com seus clientes de uma forma mais assertiva. Além disso, não deixe de se especializar no assunto para oferecer um atendimento cada vez melhor e destacar ainda mais no mercado.

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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