|

O que é burnout e como evitá-lo

Talvez você ainda não saiba o que é burnout, mas provavelmente já deve ter passado por quase isso. Sabe aquele famoso estresse e cansaço excessivo causado pelo trabalho? Sim, esse estresse e desânimo podem se tornar o burnout, que é a síndrome do esgotamento profissional.

De acordo com pesquisas realizadas pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), que avaliou mil pessoas de 20 a 60 anos entre 2013 e 2014, a síndrome atinge 30% dos profissionais brasileiros.

É como se o profissional chegasse ao seu limite no trabalho, fazendo com que o cansaço excessivo se transforme em falta absoluta de energia. A pessoa simplesmente liga o piloto automático, e não tem mais motivação ou inspiração para trabalhar, apenas irritação, desânimo, e falta de concentração, sintomas da síndrome de burnout.

O termo “burnout“, do inglês to burn out, tem como significado algo como “queimar por completo”, e foi assim denominado pelo psicanalista nova-iorquino Herbert Freudenberger, após constatá-lo em si mesmo em 1974.

“É quando a casa cai”, resume o psiquiatra e clínico-geral Cyro Masci, autor do livro digital Bioestresse: Novos Caminhos para o Equilíbrio e a Saúde (Amazon).

Também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, pode ser desenvolvida por diversos motivos, entre eles, o desejo de ser o melhor naquilo que faz, ou quando o profissional mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso. O problema também pode aparecer quando o profissional não se sente reconhecido, ou após um período de esforço excessivo no trabalho, sem pausas para recuperação.

Sintomas da síndrome de burnout

Além de cansaço e desânimo constante, as pessoas com a síndrome também apresentam:

Alterações de humor
Distúrbios do sono;
Dores musculares e de cabeça;
Isolamento;
Agressividade;
Depressão;
Dificuldade de concentração;
Pessimismo;
Autoestima;
Falta de apetite.

Profissões mais afetadas

O burnout pode afetar qualquer profissão, porém de acordo com estudos, as categorias mais afetadas são as que lidam com pessoas e se expõe ao sofrimento humano. Além disso, grandes candidatos a desenvolver a síndrome são os famosos workaholics, aqueles que são viciados em trabalho, geralmente muito exigentes e perfeccionistas. Veja as áreas mais afetadas:

Profissionais da saúde em geral, principalmente, médicos e enfermeiros;
Bombeiros;
Psicólogos;
Jornalistas;
Advogados;
Professores;
Policiais;
Carcereiros;
Oficiais de Justiça;
Assistentes sociais;
Atendentes de telemarketing;
Bancários;
Executivos.

Nos Estados Unidos, um a cada cinco trabalhadores engajados têm risco de burnout, de acordo com uma pesquisa recente. Para ajudar, o The New York Times listou três coisas que você pode fazer para se sentir menos cansado. Porém, se você está se sentindo muito deprimido, esgotado e estressado, e se sente assim por mais de duas semanas, é recomendado que você busque ajuda profissional.

Faça um pouco de cada vez

Não se sobrecarregue com tanto trabalho, nem prometa cumprir tarefas em prazos que você sabe que é impossível. Faça no seu tempo, com calma, no SEU ritmo. Não acelere as coisas e não se pressione. Faça pequenas tarefas por dia, com qualidade, e sem procrastinar. Finalize aos poucos, dividindo o que está na lista de tarefas. De acordo com estudos, estabelecer e alcançar pequenos objetivos por dia pode aumentar os níveis de dopamina no cérebro.

Tire um tempo para você

O seu trabalho é muito importante, mas não mais do que você e sua saúde. Você deve se colocar como prioridade, e se está se sentindo deprimido e cansado, faça pausas e tente fazer coisas que te façam feliz. Vá deitar mais cedo e tenha uma noite completa de sono. Com certeza no dia seguinte você se sentirá mais relaxado. Parece uma dica simples e óbvia, mas muitas pessoas acabam se esquecendo da importância do sono. Se puder, tire a tarde para descansar. Ou então, jante no seu restaurante preferido, saia para passear e tomar um sorvete. Não importa o que, apenas escolha algo que te faz feliz. É muito importante que você faça pequenas pausas para se recuperar e se sentir melhor.

Converse com alguém

Sabia que o simples ato de conversar e interagir com outras pessoas pode ajudar a diminuir o problema? É o que a pesquisadora especializada em burnout, Christina Maslach, afirmou ao New York Times. “Descobrimos que a saúde e bem-estar de uma pessoa são muito melhores se ela está conectada a outras pessoas”, afirma. “Essa rede social, de que um apoia o outro, é como dinheiro no banco, é um recurso muito precioso”.

Tratamento

Especialistas recomendam que, além de buscar ajuda profissional, você analise sua rotina de trabalho para melhorar a qualidade de vida, tentando incluir a prática de atividade física regular, alimentação saudável, exercícios de relaxamento, manutenção de hobbies e contato maior com amigos e familiares.

Bom, e para finalizar, lembre-se de que estresse e cansaço são coisas normais da rotina de trabalho, mas se isso não passar, ou piorar, você deve buscar ajuda profissional.

Veja abaixo um vídeo interessante que explica um pouco mais sobre a Síndrome de Burnout:

Esperamos que as dicas possam ajudar, e qualquer dúvida, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.