Compra consciente: o que é?

Saber a hora certa de gastar é um grande desafio para a maioria das pessoas, e a população mundial vem consumindo cada vez mais. A vontade de comprar, o desejo e o impulso andam juntos, e muitas vezes esquecemos de analisar se tal compra é realmente necessária.

Uma nova tendência está surgindo e muitas pessoas já estão seguindo, que é a COMPRA CONSCIENTE. Você já ouviu falar? É sobre este assunto que iremos falar no artigo de hoje. Vamos lá?

O que é uma compra consciente?

É uma tendência que se opõe ao consumismo, ou seja, você sempre deve pensar e refletir antes de qualquer compra. Faça as seguintes perguntas antes de efetuar uma compra:

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
  • Você pode pagar por essa compra?
  • Existe alguma alternativa a essa compra?
  • Essa compra é realmente necessária?

Se você ainda está em dúvida se deve ou não comprar, deixe para comprar – ou não – no dia seguinte. Pensa e reflita, e talvez você nem se lembre mais do que queria comprar na noite anterior. Se for algo realmente necessário, você irá se lembrar e provavelmente irá correndo comprar. Mas se possível, deixe sempre para pensar e talvez comprar no outro dia.

Quais os benefícios da compra consciente?

Em primeiro lugar, comprando consciente você não gastará seu dinheiro desnecessariamente e poderá poupar muito mais. Além disso, a compra consciente traz benefícios tanto para quem compra, quanto para a sociedade em geral e para o meio ambiente. Além de conseguir guardar mais dinheiro e se endividar menos, você também irá acumular menos coisas.

Para a sociedade, este tipo de compra reavalia e dá um novo significado para o poder de compra e de posse, criando uma relação mais benéfica com o consumo.

O meio ambiente agradece se você compra de forma consciente, pois esta ação diminui a necessidade de exploração de matéria prima e também reduz a quantidade de lixo produzido.

consumidor-consciente

Como fazer um compra consciente?

  • Pare e tente lembrar de todas as vezes que você já gastou dinheiro desnecessariamente. Na próxima ida ao shopping ou ao supermercado, tente comprar apenas o que realmente necessita.
  • Precisa de uma camiseta nova? Entre nas lojas, pesquise, compare, negocie. Valorize o seu dinheiro, e se ficou em dúvida, não compre na hora. Para o mercado, faça uma lista de compras. Planejamento é tudo para quem deseja poupar e comprar de forma consciente.
  • Antes de sair comprando, analise o seu orçamento. Veja o quanto poderá gastar e sempre que possível pague à vista. O cartão de crédito e outras formas a prazo podem fazer com que você compre mais do que deveria. Na hora pode parecer uma boa ideia, mas nos meses seguintes não. Por isso, sempre que possível opte pelo pagamento à vista.
  • Seja responsável com o planeta, e opte por produtos de fornecedores certificados, de baixo consumo, feitos com material reciclado ou reciclável. Faça a sua parte!
  • Saiba quanto gasta. Guarde as notas fiscais e faça anotações de tudo o que você gastar até o final do mês, e veja o quanto gastou. Pequenos gastos no dia a dia podem se tornar grandes valores. Além disso, quem não sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode.

O que é e como posso me tornar um consumidor consciente?

Um consumidor consciente pensa no meio ambiente, na natureza, na sustentabilidade e em ações que possibilitam um mundo melhor. Um  consumidor consciente sempre pensa antes de comprar. Pequenas atitudes podem melhorar o mundo, pense nisso!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas de compra consciente:

Fonte e informações: GuiaBolso / Procon SC

Deseja obter mais conhecimento sobre o meio ambiente? Conheça agora mesmo os nossos cursos – online e gratuitos – de Meio Ambiente: Impactos Ambientais, Gestão Ambiental, Empreendedorismo Social, Desenvolvimento Sustentável, e muito mais! Faça o seu cadastro e comece agora mesmo!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

22 COMENTÁRIOS

  1. Amei o artigo, acredite ou não eu já estava fazendo intuitivamente o que vcs acabaram de nos apresentar neste artigo!
    Estou para no curso devido ao Natal, para fazer a minha compra consciente, volto na segunda semana de Janeiro, ok?
    Beijos, obrigada!?

  2. Muito interessante o artigo de hoje, sempre acompanho os artigos e sempre que tenho tempo disponível realizo os cursos onlines, é muito bacana a forma como a Prime traz nos seus artigos não só uma preocupação e conscientização para os consumidores financeiramente, mas também visa uma sustentabilidade, essa preocupação ambiental que a Prime tem é admirável, Parabéns!!!

  3. Sou uma consumidora consciente em matéria de gastos financeiros mas não tinha parado para pensar na parte do meio ambiente obrigado pela dica vou prestar mais atenção nos produtos q compro

  4. Gostei muito desse artigo, pois as vezes acabo comprando por impulso. Vou começar a analisar melhor para ver o que realmente é necessário na hora de comprar.

  5. gostei dos passos para uma compra conciênte :
    1: voce pode pagar
    2:existe alguma alternativa a essa compra
    3:voce realmente precisa dessa compra
    eu ainda acrecentaria um quarto item que è
    4: amanhã o mesmo produto vai estar lá(por causa da emoção).
    mas obrigado pela dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui