5 dicas para quitar dívidas caras

É comum ouvir falar de endividamento, principalmente nos dias atuais. Milhares de pessoas já entraram em dívidas altas, e isso está ficando cada vez mais comum entre os brasileiros. Apesar de ser fácil de entrar em um endividamento, muitas vezes sair de uma dívida é uma tarefa difícil, porém perfeitamente possível. No artigo de hoje vamos ver algumas dicas para quem deseja quitar dívidas caras e sair do endividamento. Vamos lá?

Faça uma análise da sua condição financeira

Pode ser um momento chato e até difícil, porém é necessário encarar a realidade e avaliar sua situação financeira. Fazer um diagnóstico de sua real condição financeira será o primeiro passo para solucionar o problema. Afinal, como resolver algo que você não sabe? Por isso, coloque lado a lado todas as despesas e as receitas, identifique as dívidas mais caras e quanto sobra para pagá-las.

Como já falamos aqui no blog, algo essencial para evitar endividamentos e economizar é adotar o hábito de anotar todas as suas despesas, desde os gastos mais básicos aos mais caros. Com isso você poderá analisar todos os tipos de despesas que tem no dia a dia, e poderá cortar gastos desnecessários. Recentemente fizemos um artigo aqui no blog sobre como identificar e eliminar um gasto supérfluo, com dicas que podem ajudar muito quem deseja cortar gastos e economizar.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

No momento de economia é muito importante ter o apoio da família e amigos. Afinal, muitas vezes você terá que recusar alguns convites se deseja guardar dinheiro para quitar suas dívidas. Explique a sua situação, e para as pessoas que moram com você, faça com que cada um se sinta motivado a ajudar na solução do problema. Se cada um economizar, e compreender alguns cortes no orçamento, será muito mais fácil de conseguir alcançar o seu objetivo.

Substitua dívidas caras por dívidas mais baratas

O cheque especial e o cartão de crédito são responsáveis pelas maiores fatias no orçamento, e muito do que você está atualmente pagando de dívidas corresponde a juros. A dívida aumenta a cada mês que você não consegue quitar o saldo devedor. Uma maneira de diminuir este problema é substituir as dívidas mais caras por outras mais baratas. Uma forma mais simples de diminuir o “buraco” nas contas é pegar um empréstimo pessoal ou um consignado para zerar as dívidas com o cheque especial e o cartão de crédito. Porém é necessário ter cuidado para não cair novamente no crédito rotativo ou cheque especial, já que a acumulação dos juros mais as parcelas do empréstimo seria ainda pior.

Tenha uma renda extra

Você já pensou em ter uma renda extra? Com isso você pode conseguir quitar suas dívidas com mais rapidez! Se você tiver um emprego que permita que você realize horas extras, tente fazer um esforço a mais e garantir mais horas! Se este não for o seu caso, existem diversas outras opções para ganhar um dinheiro extra por mês. É possível aproveitar suas habilidades, como por exemplo, dar aulas ou oferecer consultoria em uma área que você domina. Há também plataformas online que você pode oferecer seus serviços. Você também pode atuar com freelancer. E já se imaginou fazendo doces diferentes para vender? Existem diversas opções, e se você desejar aprender uma nova profissão, que tal fazer um curso online e gratuito? Os cursos online da Prime Cursos são ideais para quem deseja obter conhecimento e atualizar o currículo! Além disso, todos os cursos são gratuitos, então você não terá custo nenhum para se qualificar! Ficou interessado? Faça o seu cadastro no site e comece agora mesmo a estudar!

Utilize seus bens e investimentos

Para se livrar das dívidas, utilize seus rendimentos e investimentos extras para eliminar o saldo devedor, como restituição de Imposto de Renda, 13º salário, férias, etc. Você dificilmente irá encontrar um investimento que renda mais do que as dívidas consomem de juros, então com as contas em dia, será possível investir de maneira mais sustentável. Como o foco agora é quitar as dívidas, que tal praticar o desapego? Se você tiver algo que possa ser vendido, a hora é agora.

Defina prioridades

Existem diversos tipos de dívidas, porém há dois tipos que necessitam de uma atenção diferenciada. As dívidas mais altas, como o cartão de crédito por exemplo, e as dívidas que podem trazer alguma penalidade, como por exemplo o financiamento da casa própria, que se não for pago pode resultar na perda do imóvel. Defina por onde começar após fazer os ajustes no orçamento. Tente negociar, se for necessário, diretamente com os credores e proponha uma proposta, já tendo em mente quanto poderá pagar por mês para honrar o compromisso.

Deseja mais dicas para economizar? Veja aqui no blog nossos artigos com dicas para cortar gastos pessoais e maneiras de economizar no supermercado!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

41 COMENTÁRIOS

  1. O descontrole financeiro é muitas vezes desconhecimento
    de economia.
    Todos deveriam ser educados para ganhar primeiro e depois gastar naquilo que é de primeira necessidade.
    Ter em mente que supérfluo só quando o dinheiro sobrar.
    Há a necessidade de calcular que uma emergência pode ocorrer e precisará de uma economia extra.
    Passeios,restaurantes,encontros festivos ,roupas caras e esnobacões fortuitas são a causa do empobrecimento de muitos.
    Cada tem que gastar com segurança e não querer mostrar
    o que não tem.(falsa aparência.

  2. Muito boas dicas. Agradeço por vcs se interessarem em ajudar outros a terem um melhor aproveitamento nos seus rendimentos. Entretanto, vcs poderiam enfatizar melhor a construção dos orçamentos domésticos. Aí está um bom ponto para se começar a discutir.

  3. É MUITO INTERESSANTE, SÓ QUE COM O BRADESCO CONSÓRCIO NÃO TEM CHORO NEM VELA, É PRESSÃO, HUMILHAÇÃO, TORTURA MESMO, DEMORARM 4 MESES PRA ENTREGAR O BEM (UM SCANIA) AGORA SÓ FALAM EM TOMAR.

  4. Com esse curso estou aprender muito.
    Não conseguia definir as prioridades.,Por isso é que eu não consigo pagar as dividas.Também já estou a lutar para ter um negócio extra.
    E a partir de Hoje começarei a substituir as dividas caras pelas mais baratas.
    Muito Obrigada pelo tema.

  5. Excelente dicas, mais devemos se desapegar e se educar financeiramente. Quanto mais tem mais gasta. Devemos viver somente com o necessário.

  6. São dicas essênciais para quem quer viver uma vida estabilizada e assim colocar suas contas em dias muito bom, o Brasil está entre os países mais endividados do mundo olha não é por acaso … esse tema é muito amplo por isso cada um deve fazer sua parte nesta questão de organização financeira

  7. vocês são maravilhas, nesses aspectos de ensinar nos outros que não tinhamos a noção do que é economizar o nosso dinheiro,
    continuem assim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui