A importância da Formação de Preço de Venda

Você já parou para pensar no processo de criação do preço de um produto no supermercado ou em alguma loja? Pode até parecer algo simples, mas a formação do preço de venda é uma ação que exige muito estudo e conhecimento. Afinal, como você irá definir o preço de algo? É sobre este assunto que iremos falar hoje, aqui no blog! Continue acompanhando!

Quando uma empresa é aberta, é importante que uma análise ampla do ramo de atividade seja feita. Saber qual tipo de mercadoria irá comercializar ou o tipo de serviço, além do cálculo das depesas e dos custos de cada item, traz uma noção de quanto será a margem de lucro a ser aplicado. Para o sucesso de uma empresa, é fundamental que o empresário saiba formar de forma correta o preço de um produto ou serviço para a venda. Definir bem quanto cobrar pode fazer toda a diferença para o crescimento do negócio.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Ter um preço adequado é essencial para qualquer tipo de negócio, e além de cobrir os gastos diários (principalmente nos anos iniciais da empresa) e gerar lucros, fazer a formação de preço de vendas de forma correta faz com que a empresa fidelize clientes. Muitos empresários possuem dúvidas sobre seus custos e o mercado em que atuam, e com isso acabam tendo dificuldades na definição do preço de venda.

É comum observar empresas adotando estratégias de baixarem preços, em situações de fortes concorrências, sem critério algum, e com isso, acabam tendo prejuízos. O preço deve ser adequado, de acordo com o mercado. Além disso, se for muito acima do preço da concorrência, poucas pessoas irão optar pela sua loja. Já se for muito baixo, as pessoas também podem desconfiar.

Existem diversos “perigos” na má formação de preços. Se a precificação estiver errada, a empresa deverá compensar de alguma forma, fazendo com que os lucros sejam prejudicados. Caso a empresa coloque um preço baixo demais, por exemplo, provavelmente terá que tirar dos seus lucros para compensar gastos operacionais e outros custos. Já se for muito alto, como falamos acima, poderá afastar clientes, prejudicando assim o crescimento da empresa.

O valor cobrado por um produto ou serviço afeta diretamente a maneira como o público vê a empresa. Veja abaixo um vídeo interessante sobre o cálculo do preço de venda:

A Prime Cursos do Brasil lançou o Curso de Formação do Preço de Venda, onde o aluno aprende a classificar gastos para a formação de preço de venda, identificar as despesas fixas e a margem de lucro, calcular o Ponto de Equilíbrio, e muito mais! Se desejar fazer o curso, que é totalmente online e gratuito, basta fazer o seu cadastro no site e depois assinar e confirmar a assinatura do curso!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

5 COMENTÁRIOS

  1. El tema de hoy es muy interesante porque enseña a aclarar como se puede llevar adelante correctamente un negocio y entender como calcular para desenvolverse mejor aprendiendo a entender y distinguir pérdidas,ganancias y precios adecuados a cada empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui