Truques para melhorar a memória

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se esquecendo de suas tarefas, de compromissos, nomes de pessoas, números e até de datas importantes. Pode parecer uma simples característica, mas só quem passa sabe o quanto é chato viver “esquecido”, certo? Por isso, hoje trouxemos algumas diques e truques para melhorar a memória. Vamos lá?

Preste atenção nos detalhes

Preste atenção em tudo o que você tem o costume de fazer automaticamente, como por exemplo: dirigir, abrir ou fechar a porta, atender ao telefone. Alguns atos se tornam automáticos em nosso cérebro, e para que nossa memória fique sempre ativa, o ideal é prestar atenção todos os dias em nossos atos, por mais básicos e automáticos que sejam.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Utilize todos os seus sentidos

Sempre que possível, utilize os cinco sentidos na hora de observar ou fazer algo do dia a dia. Exemplo: quando for passear, observe a paisagem do local, ouça os sons, tente identificar as cores e tocar em uma árvore ou em folhas.

Não desista do que “esqueceu”

Sempre que tiver que lembrar de algo, como um nome de um filme ou número de telefone, não desista de primeira. Em vez de desistir e já ir pegar a agenda ou o celular com as informações, tente recordar antes de desistir, para aumentar sua memória. Faça isso sempre que precisar lembrar de qualquer coisa.

memoria

Para lembrar o nome de alguém

Acabou de conhecer o nome da pessoa e está com medo de esquecer? Durante a conversa, fale o nome da pessoa algumas vezes. Com isso será mais fácil lembrar do nome no futuro.

Ler e escrever sempre

Ler é essencial, para todos sempre. Ter o hábito da leitura e da escrita com frequência irá ajudar sua mente a absorver coisas novas. Com isso sua memória estará sempre se ampliando.

Evite pensar no passado e no futuro o tempo todo

Muitas vezes não temos como evitar, mas sempre que possível evite ficar pensando em coisas e lembranças tristes ou ficar ansioso por algo que está por vir. Essas emoções tiram sua concentração, e com isso seu cérebro não se foca no presente. Para evitar que os pensamentos apareçam, respire tranquilamente e lembre-se das coisas atuais.

Não faça as coisas pela metade

Tenha sempre o hábito de começar e finalizar algo, ou seja, sempre fazer suas atividades por inteiro. Parece algo simples, mas podemos até prejudicar nosso cérebro quando não finalizamos o que começamos, com o sentimento de frustração.

Alimentos corretos

Você sabia que a alimentação saudável também pode influenciar e melhorar sua memória? Estas são apenas algumas dicas, mas lembre-se de que é fundamental procurar um nutricionista para lhe orientar de forma correta sobre a alimentação ideal para você ok?

Procure fazer algo novo

Sempre que puder faça coisas novas, pois isto pode ajudar o cérebro a assimilar novas informações e ativar a memória.

Relaxe

Por fim, não se esqueça de relaxar, com pausas em atividades que exigem muita concentração ou também com uma boa noite de sono. Descansar o corpo irá fazer com que seu cérebro também relaxe, e assim você poderá voltar a fazer tudo com mais disposição, sem forçar a memória.

Estudar sempre

Outro conselho que sempre recomendamos a todos os leitores é: ESTUDAR SEMPRE! Estudar irá fazer com que você aprenda novas coisas e coloque seu cérebro para funcionar. Jamais devemos deixar de obter conhecimento. E você sabia que pode estudar online? Com a Prime Cursos sim! Basta fazer o seu cadastro em nosso site e escolher os cursos que deseja fazer. É gratuito e online!

Veja abaixo um vídeo interessante com mais dicas para melhorar a memória:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

64 COMENTÁRIOS

  1. muito bom , sempre leio as matérias e gosto muito de fazer cursos da prime são proveitosos e importantes para o curriculum. Obrigada

  2. Nao podia ser melhor. As palavras do dr. Lair Ribei-
    sao sempre novas e importantes p’ra entendermos
    que todos temos muitas condicoes de sairmos des-
    te maramos em que nos encontramos.Parabedens,
    dr.Lair…

    • Que ótimo fazer parte do Prime Curso. Conteúdos profissionais altamente evolutivos, que sem dúvida mostram o caminho do Sucesso.

  3. Muito legal isso.
    O tempo que se gasta falando coisas que não tem nada a ver, poderia ser feito como a Prime cursos faz.
    Ensinar algo a alguém.

  4. Parabéns aos organizadores dos cursos, e pela oportunidade de evolução das pessoas interessadas em aprender sempre.

  5. com certeza. mas para mim para poder memorizar fasso muitos se for da escola exercito muitas vezes na mesma materia ate eu saber de verdade. e em casa como distracao leio leio livros de quase todos os gostos desde cientificos ate de banda desenhada, jornais quase tudo que fica na minha frete para ler eu leio em temos vagos prefiro mais a BIBLIA SAGRADA.

  6. com certeza! gostei das palavras, pois elas só nos faz sentirmos firmes nas nosss atitudes, e nos nossos objetivos. fico grato pelas palavras, e que Deus cada vez mais lhes dê discernimento pra passar para os outros a força, a goragem e acima de tudo a alto-estima.

  7. Excelente matéria. É interessante e esperançoso, saber que ao assumir alguns hábitos, como os da leitura, alimentação, repouso entre outros… podemos melhorar nosso desempenho da atividade de recordar os fatos.

    • Olá Érica, tudo bem?

      Os nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação, e o MEC apenas autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

      Qualquer dúvida deixe seu comentário! 🙂

      Prime Cursos

  8. Amo as publicações,com conteúdos simples porém dinâmicos,de fácil interpretação e atuais. Me ajudam bastante no dia a dia,dá dicas valiosas e já deixo salvo para sempre recordar!!!
    Grata e continuem com o SUCESSO!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui