Meu chefe é difícil de lidar: o que fazer?

Quantas pessoas você conhece que tem problemas com o chefe no emprego? Ás vezes encontramos o emprego ideal mas não simpatizamos muito com o chefe. Analisando este problema por fora, parece algo simples de lidar, mas muitas pessoas acabam até desistindo de criar um futuro na empresa por ter um chefe difícil de lidar.

Antes de tudo, é importante saber que as características do chefe podem influenciar muito o desempenho de uma equipe. Por isso muitos dizem que não saíram da empresa ou desistiram do emprego, mas deixaram o chefe. Sabendo da importância deste assunto, trouxemos hoje algumas dicas que podem ajudar a  resolver este pequeno – ou grande – problema.

-> Descobri no processo seletivo que o chefe é uma pessoa muito complicada. Devo continuar aguardando o emprego ou desistir?

Continue no processo de seleção e aproveite para mostrar suas melhores qualidades na entrevista e tirar todas as suas dúvidas. Mesmo você achando que o chefe será uma pessoa difícil, tente descobrir antes de desistir. Procure fazer perguntas que possam lhe ajudar a descobrir sobre o estilo de liderança deste profissional. Além disso, tente descobrir também qual a relação dele com a equipe e a área que você irá atuar. Tente fazer o máximo de perguntas possíveis, mas sempre com muita educação. Assim você poderá analisar como será a relação.

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-> Estou trabalhando na empresa mas não aguento mais o meu chefe. O que posso fazer?

Para começar, você não deve sofrer em silêncio. Se você não está tendo um bom relacionamento com seu chefe, fale com ele, porém de forma educada e muito profissional. Claro que, o tipo de relacionamento que vocês têm e o tipo de pessoa que seu chefe é pode influenciar na forma como você deve abordá-lo, mas se conversar de forma educada e calma, com certeza o relacionamento pode melhorar. Muitos chefes não fazem ideia de que as pessoas estão se sentindo frustrada com seu comportamento, por isso ele poderá ficar grato com esta conversa. Além disso, se você não disser nada ao seu chefe sobre a situação, não há nenhuma chance do relacionamento profissional melhorar. Pode ser chato ter essa conversa, mas vai valer a pena se você deseja continuar na empresa.

Jamais fale mal de seu chefe com seus colegas de trabalho. Além de ser antiético, você poderá arranjar problemas, principalmente se deseja continuar na empresa. Apesar da vontade de desabafar, lembre-se de que você está no ambiente de trabalho, então os sentimentos negativos devem ser guardados para si.

Observe os problemas futuros e tente evitá-los antes que eles aconteçam. Se você sabe que seu chefe chegará de mau humor por algum motivo (atraso, trânsito, dia chuvoso), esteja preparado com uma boa notícia para quando ele chegar. Ou num outro caso, se você já sabe que um colega de trabalho irá fazer algo que possa trazer problemas ao escritório, fale com seu chefe sobre isto antecipadamente para que ele se prepare.

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Não puxe saco, mas elogie seu chefe quando ele fazer algo certo para a empresa. Sabia que muitos profissionais nunca recebem elogio? E você sabia que isto é essencial para o crescimento deste profissional? Elogios sinceros podem trazer diversos benefícios. Quando ele acertar, fale elogios e coisas positivas. Se ele errar, ajude-o e fale que na próxima vez ele irá conseguir. Seu chefe com certeza ficará impressionado com seu empenho e tentativa de fazê0ki se sentir melhor em relação ao estilo de gestão dele.

Como podemos perceber, simples atitudes podem melhorar o seu relacionamento com seu chefe dentro da empresa. O importante é sempre ter calma e muita paciência.

E, se desejar ter um diferencial, que tal começar agora mesmo um curso e obter mais conhecimento na sua área de atuação? Na Prime Cursos você pode fazer cursos online e gratuitos, basta fazer o seu cadastro no site e começar agora mesmo.

Veja abaixo dicas interessantes de como lidar com diferentes tipos de chefe no mercado de trabalho:

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24 COMENTÁRIOS

  1. Essas dicas são ótimas quando estamos lidando com pessoas despojadas,sem vaidades exacerbadas.No dia a dia,encontramos pessoas altamente competitivas,super-vaidosas e em grau incontornável de neurose,porém com discursos tão sofisticados quanto o que se aconselha.Sempre trabalhei com pessoas difíceis,isso nem é tão problemático se nosso foco está no trabalho com abordagem humanista,ao contrário, torna-se um desafio a nossa criatividade cotidiana.O problema está no caráter,quando você topa com pessoas desonestas,sejam pragmaticamente,sejam intelectualmente.Desculpem,mas aí ninguém segura o “chefe”.

  2. Tenho gostado muito das dicas, leio todas e aprendo bastante. Fiz o curso de chefia e liderança e foi muito útil. O certificado chegou antes do prazo estipulado. Oretendo fazer outros cursos. A Prime está de parabéns!

  3. A forma de tratamento do chefe com os colaboradores era desrespeitosa e quase desumana. Antes que fizesse comigo, pedi demissão. A empresa é excelente! Já estava há mais de um ano desempregada, mas não pensei duas vezes. Respeito acima de tudo. Não tá satisfeito e não quer dá chance ao colaborador, demita e ponto.

  4. Esse chefe que vocês idealizaram na matéria é um santo na frente da realidade de muitos que têm por aí, como um que já trabalhei e vou exemplificar:

    1- Tente conversar de forma educada sobre o problema.

    6 colaboradores fizeram isso, 4 foram desligados e 2 foram tão pressionados que pediram o desligamento.

    2- Talvez ele não saiba que a forma dele agir está frustrando os colaboradores.

    Ele sabe e diz que se não gosta que peça conta.

    3- Não puxe saco.

    O próprio chefe classifica os “puxa sacos” como os que “fecham com ele” e apenas esses tem oportunidade de crescer.

    Infelizmente eu acho que não há curso que resolva essa questão.

  5. Eu gosto do prime.
    Entretanto…

    Povo Brasileiro. Vamos parar de querer ser empregados.
    Vamos parar de querer fazer fortuna pros outros.
    Olha. Eu posso ajudar. Mas parem de se humilhar e rebaixar pra um “chefe”ainda mais nesse Brasil derrotado.

    Não vale a pena. Sua alma agradece.

    Ok?

  6. Um assunto que não podemos deixar de discutir, o relacionamento entre chefes e subordinados é muito complicado. Precisamos aprender a lidar com as diferenças e entender que tanto um lado como o outro precisam daquele trabalho.

  7. realmente e verdade já tive experiencia em muitos empregos e tive 2 empregos que um deles despedi me porque o chefe era autoritário ,mandava e opinava sem ter razão muitas vezes gritava quando entrava ao serviço sem ter razões,( gritar não resolve nada se falar entre duas pessoas ai sim, eles podem se entender o motivo na qual a pessoa esta a mandar fazer algum serviço que não foi feito)

  8. Tinha um emprego onde ganhava R$3,500,00 até o mês de Março,na troca de chefes,fui mandado embora no segundo dia da nova gestão,logo percebi que meu novo chefe,era a pessoa com quem tive alguns atritos no passado dentro da empresa,não tive tempo para aprender lidar com o mesmo,detalhe:Não tive tempo de aprender engolir os sapos da sua gestão!!!!

  9. Eu penso que o inicio de tudo é o respeito pelas pessoas em primeiro lugar. Então se quiser ter respeito que se dê o respeito. Chefe mal educado deveria ter aulas primeiro antes de ser chefe. aprender a lidar com pessoas……. Funcionários não são capachos pra poder aguentar mal humor de ninguém. Eu não tolero e respondo a altura mesmo. Não estão fazendo favor nenhum, apenas pagam pelo serviço que prestamos a eles, então é uma troca. Ninguém é melhor que ninguém. idiota quem acha isso!!!!!

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