|

Meu chefe é difícil de lidar: o que fazer?

Quantas pessoas você conhece que tem problemas com o chefe no emprego? Ás vezes encontramos o emprego ideal mas não simpatizamos muito com o chefe. Analisando este problema por fora, parece algo simples de lidar, mas muitas pessoas acabam até desistindo de criar um futuro na empresa por ter um chefe difícil de lidar.

Antes de tudo, é importante saber que as características do chefe podem influenciar muito o desempenho de uma equipe. Por isso muitos dizem que não saíram da empresa ou desistiram do emprego, mas deixaram o chefe. Sabendo da importância deste assunto, trouxemos hoje algumas dicas que podem ajudar a  resolver este pequeno – ou grande – problema.

-> Descobri no processo seletivo que o chefe é uma pessoa muito complicada. Devo continuar aguardando o emprego ou desistir?

Continue no processo de seleção e aproveite para mostrar suas melhores qualidades na entrevista e tirar todas as suas dúvidas. Mesmo você achando que o chefe será uma pessoa difícil, tente descobrir antes de desistir. Procure fazer perguntas que possam lhe ajudar a descobrir sobre o estilo de liderança deste profissional. Além disso, tente descobrir também qual a relação dele com a equipe e a área que você irá atuar. Tente fazer o máximo de perguntas possíveis, mas sempre com muita educação. Assim você poderá analisar como será a relação.

chefe

-> Estou trabalhando na empresa mas não aguento mais o meu chefe. O que posso fazer?

Para começar, você não deve sofrer em silêncio. Se você não está tendo um bom relacionamento com seu chefe, fale com ele, porém de forma educada e muito profissional. Claro que, o tipo de relacionamento que vocês têm e o tipo de pessoa que seu chefe é pode influenciar na forma como você deve abordá-lo, mas se conversar de forma educada e calma, com certeza o relacionamento pode melhorar. Muitos chefes não fazem ideia de que as pessoas estão se sentindo frustrada com seu comportamento, por isso ele poderá ficar grato com esta conversa. Além disso, se você não disser nada ao seu chefe sobre a situação, não há nenhuma chance do relacionamento profissional melhorar. Pode ser chato ter essa conversa, mas vai valer a pena se você deseja continuar na empresa.

Jamais fale mal de seu chefe com seus colegas de trabalho. Além de ser antiético, você poderá arranjar problemas, principalmente se deseja continuar na empresa. Apesar da vontade de desabafar, lembre-se de que você está no ambiente de trabalho, então os sentimentos negativos devem ser guardados para si.

Observe os problemas futuros e tente evitá-los antes que eles aconteçam. Se você sabe que seu chefe chegará de mau humor por algum motivo (atraso, trânsito, dia chuvoso), esteja preparado com uma boa notícia para quando ele chegar. Ou num outro caso, se você já sabe que um colega de trabalho irá fazer algo que possa trazer problemas ao escritório, fale com seu chefe sobre isto antecipadamente para que ele se prepare.

chefe

Não puxe saco, mas elogie seu chefe quando ele fazer algo certo para a empresa. Sabia que muitos profissionais nunca recebem elogio? E você sabia que isto é essencial para o crescimento deste profissional? Elogios sinceros podem trazer diversos benefícios. Quando ele acertar, fale elogios e coisas positivas. Se ele errar, ajude-o e fale que na próxima vez ele irá conseguir. Seu chefe com certeza ficará impressionado com seu empenho e tentativa de fazê0ki se sentir melhor em relação ao estilo de gestão dele.

Como podemos perceber, simples atitudes podem melhorar o seu relacionamento com seu chefe dentro da empresa. O importante é sempre ter calma e muita paciência.

E, se desejar ter um diferencial, que tal começar agora mesmo um curso e obter mais conhecimento na sua área de atuação? Na Prime Cursos você pode fazer cursos online e gratuitos, basta fazer o seu cadastro no site e começar agora mesmo.

Veja abaixo dicas interessantes de como lidar com diferentes tipos de chefe no mercado de trabalho:

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário com sua opinião e sugestão de novos assuntos!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

24 Comentários

  1. Essas dicas são ótimas quando estamos lidando com pessoas despojadas,sem vaidades exacerbadas.No dia a dia,encontramos pessoas altamente competitivas,super-vaidosas e em grau incontornável de neurose,porém com discursos tão sofisticados quanto o que se aconselha.Sempre trabalhei com pessoas difíceis,isso nem é tão problemático se nosso foco está no trabalho com abordagem humanista,ao contrário, torna-se um desafio a nossa criatividade cotidiana.O problema está no caráter,quando você topa com pessoas desonestas,sejam pragmaticamente,sejam intelectualmente.Desculpem,mas aí ninguém segura o “chefe”.

  2. Kelison Pereira disse:

    Muito bom, tenho gostado muito da dicas sao muito boas

    1. Muito bom . Faz parte de início pra ter um bom desenvolvimento e ser um bom funcionário.

  3. vanessa do amaral silva disse:

    Tenho gostado muito das dicas, leio todas e aprendo bastante. Fiz o curso de chefia e liderança e foi muito útil. O certificado chegou antes do prazo estipulado. Oretendo fazer outros cursos. A Prime está de parabéns!

  4. ROSIMAR DA SILVA F. TOLEDO disse:

    A forma de tratamento do chefe com os colaboradores era desrespeitosa e quase desumana. Antes que fizesse comigo, pedi demissão. A empresa é excelente! Já estava há mais de um ano desempregada, mas não pensei duas vezes. Respeito acima de tudo. Não tá satisfeito e não quer dá chance ao colaborador, demita e ponto.

  5. Esse chefe que vocês idealizaram na matéria é um santo na frente da realidade de muitos que têm por aí, como um que já trabalhei e vou exemplificar:

    1- Tente conversar de forma educada sobre o problema.

    6 colaboradores fizeram isso, 4 foram desligados e 2 foram tão pressionados que pediram o desligamento.

    2- Talvez ele não saiba que a forma dele agir está frustrando os colaboradores.

    Ele sabe e diz que se não gosta que peça conta.

    3- Não puxe saco.

    O próprio chefe classifica os “puxa sacos” como os que “fecham com ele” e apenas esses tem oportunidade de crescer.

    Infelizmente eu acho que não há curso que resolva essa questão.

  6. Eu gosto do prime.
    Entretanto…

    Povo Brasileiro. Vamos parar de querer ser empregados.
    Vamos parar de querer fazer fortuna pros outros.
    Olha. Eu posso ajudar. Mas parem de se humilhar e rebaixar pra um “chefe”ainda mais nesse Brasil derrotado.

    Não vale a pena. Sua alma agradece.

    Ok?

  7. Sandro Rodrigues de Morais disse:

    Realmente deu-me mais uma ferramenta… pude ter comigo algo para levar a vida toda.

  8. Jorge Carvalheira disse:

    Parabéns, Excelente e edificante.

  9. Olha, muito obrigado me ajudaram muito com essa dica valeu

  10. candido.nhanga disse:

    Espero que me ajuda a melhorar na minha carreira profissional. Grande dica

  11. Carlos Costa disse:

    Um assunto que não podemos deixar de discutir, o relacionamento entre chefes e subordinados é muito complicado. Precisamos aprender a lidar com as diferenças e entender que tanto um lado como o outro precisam daquele trabalho.

  12. Muito boa as dicas,nos esclare ao ponto de não termos problemas futuros!

  13. angela fernandes disse:

    realmente e verdade já tive experiencia em muitos empregos e tive 2 empregos que um deles despedi me porque o chefe era autoritário ,mandava e opinava sem ter razão muitas vezes gritava quando entrava ao serviço sem ter razões,( gritar não resolve nada se falar entre duas pessoas ai sim, eles podem se entender o motivo na qual a pessoa esta a mandar fazer algum serviço que não foi feito)

  14. mario soares morao disse:

    as dicas nos dão certeza de um curso que verdadeiramente amplia o conhecimento do aluno.

  15. Excelente orientação! Excelentes dicas a cada passo! Obrigada!

  16. Sebastião Barbosa. disse:

    Tinha um emprego onde ganhava R$3,500,00 até o mês de Março,na troca de chefes,fui mandado embora no segundo dia da nova gestão,logo percebi que meu novo chefe,era a pessoa com quem tive alguns atritos no passado dentro da empresa,não tive tempo para aprender lidar com o mesmo,detalhe:Não tive tempo de aprender engolir os sapos da sua gestão!!!!

  17. Eu penso que o inicio de tudo é o respeito pelas pessoas em primeiro lugar. Então se quiser ter respeito que se dê o respeito. Chefe mal educado deveria ter aulas primeiro antes de ser chefe. aprender a lidar com pessoas……. Funcionários não são capachos pra poder aguentar mal humor de ninguém. Eu não tolero e respondo a altura mesmo. Não estão fazendo favor nenhum, apenas pagam pelo serviço que prestamos a eles, então é uma troca. Ninguém é melhor que ninguém. idiota quem acha isso!!!!!

  18. Aparecida Xavier dos Santos disse:

    Muito bom pois meu chefe vive mal humorado está sempre de cara feia por algum motivo.

  19. Muito bom . Faz parte de início pra ter um bom desenvolvimento.O importante é sempre ter calma e muita paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.