|

Meu chefe é difícil de lidar: o que fazer?

Quantas pessoas você conhece que tem problemas com o chefe no emprego? Ás vezes encontramos o emprego ideal mas não simpatizamos muito com o chefe. Analisando este problema por fora, parece algo simples de lidar, mas muitas pessoas acabam até desistindo de criar um futuro na empresa por ter um chefe difícil de lidar.

Antes de tudo, é importante saber que as características do chefe podem influenciar muito o desempenho de uma equipe. Por isso muitos dizem que não saíram da empresa ou desistiram do emprego, mas deixaram o chefe. Sabendo da importância deste assunto, trouxemos hoje algumas dicas que podem ajudar a  resolver este pequeno – ou grande – problema.

-> Descobri no processo seletivo que o chefe é uma pessoa muito complicada. Devo continuar aguardando o emprego ou desistir?

Continue no processo de seleção e aproveite para mostrar suas melhores qualidades na entrevista e tirar todas as suas dúvidas. Mesmo você achando que o chefe será uma pessoa difícil, tente descobrir antes de desistir. Procure fazer perguntas que possam lhe ajudar a descobrir sobre o estilo de liderança deste profissional. Além disso, tente descobrir também qual a relação dele com a equipe e a área que você irá atuar. Tente fazer o máximo de perguntas possíveis, mas sempre com muita educação. Assim você poderá analisar como será a relação.

chefe

-> Estou trabalhando na empresa mas não aguento mais o meu chefe. O que posso fazer?

Para começar, você não deve sofrer em silêncio. Se você não está tendo um bom relacionamento com seu chefe, fale com ele, porém de forma educada e muito profissional. Claro que, o tipo de relacionamento que vocês têm e o tipo de pessoa que seu chefe é pode influenciar na forma como você deve abordá-lo, mas se conversar de forma educada e calma, com certeza o relacionamento pode melhorar. Muitos chefes não fazem ideia de que as pessoas estão se sentindo frustrada com seu comportamento, por isso ele poderá ficar grato com esta conversa. Além disso, se você não disser nada ao seu chefe sobre a situação, não há nenhuma chance do relacionamento profissional melhorar. Pode ser chato ter essa conversa, mas vai valer a pena se você deseja continuar na empresa.

Jamais fale mal de seu chefe com seus colegas de trabalho. Além de ser antiético, você poderá arranjar problemas, principalmente se deseja continuar na empresa. Apesar da vontade de desabafar, lembre-se de que você está no ambiente de trabalho, então os sentimentos negativos devem ser guardados para si.

Observe os problemas futuros e tente evitá-los antes que eles aconteçam. Se você sabe que seu chefe chegará de mau humor por algum motivo (atraso, trânsito, dia chuvoso), esteja preparado com uma boa notícia para quando ele chegar. Ou num outro caso, se você já sabe que um colega de trabalho irá fazer algo que possa trazer problemas ao escritório, fale com seu chefe sobre isto antecipadamente para que ele se prepare.

chefe

Não puxe saco, mas elogie seu chefe quando ele fazer algo certo para a empresa. Sabia que muitos profissionais nunca recebem elogio? E você sabia que isto é essencial para o crescimento deste profissional? Elogios sinceros podem trazer diversos benefícios. Quando ele acertar, fale elogios e coisas positivas. Se ele errar, ajude-o e fale que na próxima vez ele irá conseguir. Seu chefe com certeza ficará impressionado com seu empenho e tentativa de fazê0ki se sentir melhor em relação ao estilo de gestão dele.

Como podemos perceber, simples atitudes podem melhorar o seu relacionamento com seu chefe dentro da empresa. O importante é sempre ter calma e muita paciência.

E, se desejar ter um diferencial, que tal começar agora mesmo um curso e obter mais conhecimento na sua área de atuação? Na Prime Cursos você pode fazer cursos online e gratuitos, basta fazer o seu cadastro no site e começar agora mesmo.

Veja abaixo dicas interessantes de como lidar com diferentes tipos de chefe no mercado de trabalho:

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário com sua opinião e sugestão de novos assuntos!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

24 Comments

  1. Essas dicas são ótimas quando estamos lidando com pessoas despojadas,sem vaidades exacerbadas.No dia a dia,encontramos pessoas altamente competitivas,super-vaidosas e em grau incontornável de neurose,porém com discursos tão sofisticados quanto o que se aconselha.Sempre trabalhei com pessoas difíceis,isso nem é tão problemático se nosso foco está no trabalho com abordagem humanista,ao contrário, torna-se um desafio a nossa criatividade cotidiana.O problema está no caráter,quando você topa com pessoas desonestas,sejam pragmaticamente,sejam intelectualmente.Desculpem,mas aí ninguém segura o “chefe”.

  2. Kelison Pereira disse:

    Muito bom, tenho gostado muito da dicas sao muito boas

    1. Muito bom . Faz parte de início pra ter um bom desenvolvimento e ser um bom funcionário.

  3. vanessa do amaral silva disse:

    Tenho gostado muito das dicas, leio todas e aprendo bastante. Fiz o curso de chefia e liderança e foi muito útil. O certificado chegou antes do prazo estipulado. Oretendo fazer outros cursos. A Prime está de parabéns!

  4. ROSIMAR DA SILVA F. TOLEDO disse:

    A forma de tratamento do chefe com os colaboradores era desrespeitosa e quase desumana. Antes que fizesse comigo, pedi demissão. A empresa é excelente! Já estava há mais de um ano desempregada, mas não pensei duas vezes. Respeito acima de tudo. Não tá satisfeito e não quer dá chance ao colaborador, demita e ponto.

  5. Esse chefe que vocês idealizaram na matéria é um santo na frente da realidade de muitos que têm por aí, como um que já trabalhei e vou exemplificar:

    1- Tente conversar de forma educada sobre o problema.

    6 colaboradores fizeram isso, 4 foram desligados e 2 foram tão pressionados que pediram o desligamento.

    2- Talvez ele não saiba que a forma dele agir está frustrando os colaboradores.

    Ele sabe e diz que se não gosta que peça conta.

    3- Não puxe saco.

    O próprio chefe classifica os “puxa sacos” como os que “fecham com ele” e apenas esses tem oportunidade de crescer.

    Infelizmente eu acho que não há curso que resolva essa questão.

  6. Eu gosto do prime.
    Entretanto…

    Povo Brasileiro. Vamos parar de querer ser empregados.
    Vamos parar de querer fazer fortuna pros outros.
    Olha. Eu posso ajudar. Mas parem de se humilhar e rebaixar pra um “chefe”ainda mais nesse Brasil derrotado.

    Não vale a pena. Sua alma agradece.

    Ok?

  7. Sandro Rodrigues de Morais disse:

    Realmente deu-me mais uma ferramenta… pude ter comigo algo para levar a vida toda.

  8. Jorge Carvalheira disse:

    Parabéns, Excelente e edificante.

  9. Olha, muito obrigado me ajudaram muito com essa dica valeu

  10. candido.nhanga disse:

    Espero que me ajuda a melhorar na minha carreira profissional. Grande dica

  11. Carlos Costa disse:

    Um assunto que não podemos deixar de discutir, o relacionamento entre chefes e subordinados é muito complicado. Precisamos aprender a lidar com as diferenças e entender que tanto um lado como o outro precisam daquele trabalho.

  12. Muito boa as dicas,nos esclare ao ponto de não termos problemas futuros!

  13. angela fernandes disse:

    realmente e verdade já tive experiencia em muitos empregos e tive 2 empregos que um deles despedi me porque o chefe era autoritário ,mandava e opinava sem ter razão muitas vezes gritava quando entrava ao serviço sem ter razões,( gritar não resolve nada se falar entre duas pessoas ai sim, eles podem se entender o motivo na qual a pessoa esta a mandar fazer algum serviço que não foi feito)

  14. mario soares morao disse:

    as dicas nos dão certeza de um curso que verdadeiramente amplia o conhecimento do aluno.

  15. Excelente orientação! Excelentes dicas a cada passo! Obrigada!

  16. Sebastião Barbosa. disse:

    Tinha um emprego onde ganhava R$3,500,00 até o mês de Março,na troca de chefes,fui mandado embora no segundo dia da nova gestão,logo percebi que meu novo chefe,era a pessoa com quem tive alguns atritos no passado dentro da empresa,não tive tempo para aprender lidar com o mesmo,detalhe:Não tive tempo de aprender engolir os sapos da sua gestão!!!!

  17. Eu penso que o inicio de tudo é o respeito pelas pessoas em primeiro lugar. Então se quiser ter respeito que se dê o respeito. Chefe mal educado deveria ter aulas primeiro antes de ser chefe. aprender a lidar com pessoas……. Funcionários não são capachos pra poder aguentar mal humor de ninguém. Eu não tolero e respondo a altura mesmo. Não estão fazendo favor nenhum, apenas pagam pelo serviço que prestamos a eles, então é uma troca. Ninguém é melhor que ninguém. idiota quem acha isso!!!!!

  18. Aparecida Xavier dos Santos disse:

    Muito bom pois meu chefe vive mal humorado está sempre de cara feia por algum motivo.

  19. Muito bom . Faz parte de início pra ter um bom desenvolvimento.O importante é sempre ter calma e muita paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.