5 coisas que você NÃO deve falar no trabalho

Para que sua imagem profissional seja preservada, alguns comentários devem ser evitados no dia a dia de trabalho. É preciso pensar muito bem antes de falar, e também cuidar com o tom de voz. Lembre-se que você está no ambiente de trabalho e deve se portar como um profissional. Se estiver com problemas pessoais ou estressado por algum motivo, deixe isso em casa e resolva depois. Quando chegar ao local de trabalho, foque toda a sua atenção no trabalho e mantenha o bom humor, por mais difícil que seja.

Para ajudar, veja agora 5 coisas que você nunca deve dizer aos colegas de trabalho e outros profissionais da empresa, mesmo que esteja muito estressado e precisando de férias:

Assuntos pessoais

Tenha muito cuidado com o que você fala de você e sua família no ambiente de trabalho. Lembre-se de que você está conversando com seus companheiros de trabalho, e até que provem que merecem algum “lugar” mais próximo na sua vida, cuidado para não se abrir muito. Não conte sobre brigas amorosas ou de família, ou de outros problemas pessoais. Primeiro porque seu local de trabalho não é um confessionário, e isso pode acabar tirando seu foco e energia para as atividades profissionais. Segundo porque, se você ainda não tem uma amizade de mais tempo com essas pessoas, elas ainda podem usar isso contra você de alguma forma. Caso seu chefe acabe descobrindo, você pode passar uma imagem que não deseja e ainda corre o risco de não ser promovido ou não receber alguma outra promoção.

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Sugestões ou comentários desnecessários

Ser sincero é fundamental, mas cuidado para não ofender com o excesso de sinceridade quando sua colega perguntar se o novo corte de cabelo ficou legal. Mesmo que você não gostar de algo, responda com educação e diga apenas que ficou legal ou que você ainda está se acostumando com tal coisa. Nesse caso, é melhor omitir ou até fingir que gostou para não deixar seu colega triste. Se não deseja mentir, fale a sua opinião, mas com cuidado para não ofender. Não é preciso expressar o que realmente pensa em todos os momentos, ainda mais quando os assuntos não envolvem o trabalho.

Conversar sobre política

Falar sobre política já é arriscado em vários lugares, agora imagine no ambiente de trabalho. As pessoas têm opiniões diferentes, então por que conversar sobre determinados assuntos? Religião e futebol também são assuntos que podem gerar discórdias, então evite. Se for ano de eleições e alguém perguntar em quem você irá votar, apenas diga que ainda não decidiu e que está pensando, mas sem entrar no assunto. A famosa “mentira social” entra novamente em ação, e por mais que pareça errado, é melhor evitar alguns assuntos do que discutir com alguém que passe bastante tempo junto com você.

Fofoca

A fofoca infelizmente atrai muitas pessoa para a conversa, e muitos acabam falando o que não deveriam para chamar a atenção ou até fazer “amizades”. Para começar, lembre-se de que se a pessoa está falando de outras pessoas, ela provavelmente falará também de você para outros. Por isso, evite entrar nesses assuntos e fique na sua. Não fale da vida dos outros e se estiver ouvindo, apenas não faça comentários. Mude de assunto assim que possível.

Reclamações

É comum ter algo que você não goste ou não concorde no ambiente de trabalho, porém tenha cuidado para não deixar isso evidente, ok? Uma frase que muitos acabam dizendo sem perceber o seu real efeito é “não fui contratado(a) para isso”. Por mais que você pense assim, a impressão que você irá passar é que está de má vontade. Também pode parecer que você não é capaz de fazer tal coisa ou que se acha importante demais para tarefas muito simples.

Para finalizar, como já falamos no artigo, o ideal é sempre pensar muito bem antes de falar. Analise o que você irá falar e pense nas consequências disso.

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

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179 COMENTÁRIOS

  1. Se todos seguissem estas pequenas dicas, o ambiente organizacional se tornaria mais agradável e com menos discórdias.
    Adorei as dicas!

  2. Amo as dicas de vocês, mesmo quando são coisas que já sabemos é muito bom frizarmos estas questões; são coisas que presenciamos praticamente todos os dias no nosso ambiente de trabalho.

  3. Mais uma matéria de suma importância. Geralmente as pessoas têm muita dificuldade em segregar assuntos pessoais com assuntos profissionais. Em virtude disto, acabam fazendo uma miscelânea e… Por outro lado, há situações em que a “aura” é a de compartilhamento de tudo, procedimento com o qual discordo e isto acaba levando-nos a sermos estigmatizados como antissociais. Mais uma vez, parabéns pelo post.
    Grande abraço a todos!

  4. Muito boa essa matéria. Realmente temos que tomar muito cuidado com o que falamos e com quem falamos pois, poderemos arrumar um problema sério no trabalho. Parabéns!
    Excelente semana a todos.

  5. Na última questão,reclamação,não foi feita nenhuma sugestão do que falar ou fazer.Não fui contratado(a) para isso.Existem muitos abusos por parte das chefias,o que fazer nestas horas? Ou o que fazer quando os abusos se tornarem rotinas?

  6. Reclamação no trabalho é p/ quem não está feliz , no cargo que tem. Agora, querer fazer, um trabalho que não é o dele, se chama , desvalorização do profissional; e está errado!!!!

  7. Isso é bem verdade até por que passamos muito tempo com os colegas de trabalho que fazemos é cometemos esses erros graves .
    Gostei muito e a dica fica .

  8. Matéria interessante e muito fundamental, pois serve para todos que quiserem manter seu emprego e ter sucesso também.

  9. Agradeço mais uma vez a essa equipa que sempre enviam comentários para amadurecer mais os meus conhecimentos força coragem estamos sempre juntos. Gostei…..

  10. Gostei da matéria. Os assuntos abordados fazem parte dos nossos dia dia e nos trazem diferentes ideias e opiniões durante o ambiente de trabalho.

    • Olá Priscila, tudo bem?
      São 5 dicas, apenas erramos o título do artigo, mas já foi alterado!
      Qualquer dúvida deixe o seu comentário!
      Prime Cursos

  11. Gostei do artigo, as empresas tradicionais costumam dar treinamentos a seus funcionários e abordar assuntos como estes. Mas não são todos que tem a oportunidade de ser contratado diretamente por estas empresas. Com a terceirização dos serviços e a falta de treinamento, alguns indivíduo chega ao mercado sem saber como se comportar diante de determinadas situações.

  12. Sao estes pontos de situaçaõ q tem acontecido, se toda gente numa determinada organizaçaõ (empresa) tivesse uma postura e um comportamento excelente muitos dos problemas q tem acontecido seria evitados, estaõ de parabens saõ esses assuntos q pra nos e de suma importancia,obrigado pela dica.

  13. Excelente. Assunto . É por isso que estou lutando para ter minha própria MORADA INDEPENDENTE. O que tem de FAMILIAR e Parente INVEJOSO .

    Que fica Invejando e Lamentando a Vida da gente !

  14. Tem algo que foi sugerido que acho um pouco estranho: “não conversar sobre politica”. Depende! A politica é decisiva e definidora da importância do proprio trabalho. Ha cargos que são definidos pela politica. Temos que desmistificar o que é politica. O pais esta numa situação lastimavel… e isso tudo devido a questões politicas e a um golpe que ficara na historia.

    *o meu teclado não possui alguns acentos, peço desculpas.

  15. Que impressionante coincidência. Pois estou agora, nesse momento, me dirigindo a empresa para falar com o gestor da repartição. Estou exatamente na condução indo até a sede. E ver nesse momento essas dicas me passa mais segurança e tranquilidade.

  16. Ótimo artigo. Infelizmente existem muitas pessoas que precisam reeducar seus modos para não cometer gafes e até mesmo perder seu trabalho. Parabéns!

  17. Corretíssimo, claro que o local de trabalho é muito especial para um profissional, e precisa ser respeitado por todo. Quanto fazemos parte de uma equipe dentro de uma empresa, temos que vestir a camisa dessa empresa e tudo isso que foi citado não pode acontecer.
    Se me permite, quero ressaltar que hoje sou aposentado por tempo de trabalho e tenho apenas três registro de trabalho na minha carteira profissional.

  18. El articulo es excelente, refleja muy bien el día a día en el trabajo en la escuela en fin en cualquier lugar.
    Personalmente ya aprendí que lo mejor que yo puedo hacer en esta
    Vida y en cualquier lugar que me encuentre es no abrir mi boca para nada.
    No confiar en nadie ya que tú supuesto amigo de trabajo lo que quiere es tumbarte para el quedarse en tu lugar.
    No enseñes a nadie, si vez algo mal hecho no digas nada. No es tú problema. En el 99,9 % la persona que esta haciendo el trabajo mal hecho , va a pensar que tú te estas riendo de el o ella y que tu lo estas llamandolo de Burro.
    Si vez alguna persona con un antivirus free ( gratis ) no le digas nada. La persona se va a ofender, va a poner mala cara.
    En este mundo nada es de gratis. Mis amigos y amigas sigan mi consejo. No abran su boca para nada. Ojos que no ven, corazón que no siente. Amigos?????. Uds pueden contar con una mano y te sobran dedos las personas que estan a tu lado, quando estas con problemas. Es algo asi como si tú tuvieras peste hasta tus propios familiares se olvidan de ti y de cuantas veces los ayudastes a cambio de nada.
    Gracias por la oportunidad. Guste y mucho. Los felicito por tratar un tema tan polémico y que crea tantos problemas en las vidas de las personas.

  19. Muito obrigado prime cursos…
    Tem me ajudado muito, tem muitos na minha empresa q ficam falando d outras pessoas, e eu não abro espaço para que falem de mim …

    Foi de grande ajuda esse toque…..

  20. Ótimo eu precisava dessa dica trabalho em um local muito disputado e agora estarei mais preparado!!! Obrigado equipe prime! Maravilha!!!!!

  21. Essas são dicas muito importantes para o nosso dia a dia…
    Agradeço demais pelos toques e é muito priveitoso quando pessoas bem informadas nos aconselhas para que o pior não venha acontecer..

  22. Excelente artigo sobre a postura profissional. Falamos muito e esquecemos que pode ser usado contra nós. As pessoas nos decepciona todos os dias e por isso não devemos confiar em tudo que é falado e quem estar ao nosso lado.

  23. obrigado pelas dicas,são essenciais no dia a dia de trabalho e no calor do momento falamos coisas sem pensar nos prejudicando e uma leitura, nos deixa mais ligados e atentos!

  24. Obrigada prime cursos, de muita importancia essas observaçoes, as vezes nem nos damos conta e ja estamos envolvidos em certos assuntos, sem falar como as pessoas gostam de distorcer o que foi falado. Isso muito vai me ajudar.

  25. P arece óbvio mas muitas vezes os profissio ais se envolvem em situações desnecessárias exatamente por ignorar o obvio adorei

  26. Realmente, ainda existem pessoas que não evitam certos tipos de assuntos no ambiente interno, gerando desconforto, incômodos e muitas vezes brigas. Muito legal a iniciativa do PRIME CURSOS em lembrar leitores com este belo post.

  27. Muito bom texto, realmente temos que saber se calar e falar….e quando falar somente assuntos do trabalho no local de trabalho e sobre a vida pessoal não devemos comentar.

  28. Ótimo ler artigo q seja pra sua melhoria profissional.. muitas vezes passamos por momentos difíceis mais temos q enfrentar.. show essas ideias… E q sempre possam continuar mandando assuntos para melhoria profissional…

  29. Inteiramente importante as dicas, pois, tem pessoas que chegam em seus trabalhos para passar o tempo contando coisas alheias e pessoais, para nada fazer.É difícil de ter tolerância a esse tipo de pessoa por que estão quase sempre rodiando o chefe para fazer só aqui que ele manda .

  30. Realmente a gente precisa muito governar a nossa língua. Assim como ela pode nos ajudar no nosso trabalho ela também pode nos prejudicar

  31. Gostei das dicas, muito legal, devemos ter muito cuidado mesmo no que falamos para as pessoas.
    Isso me ajudou muito até mesmo fora de trabalho devemos ter cautela , pensar antes de falar e agir qualquer coisa.
    Obrigada pela dica!!!

  32. Ótimas,dicas, mas,a observação tbm deve se dar ao uso demasiado aos, celulares na hora do trabalho, pessoas em redes sociais, quando deveriam estar mais atentos ao trabalho que foram contratados a desempenhar

  33. Adorei as dicas, pena q não li isso quando ainda estava trabalhando. Algumas coisas eu já sabia.. Mas acho q meu maior erro no último serviço, foi exatamente falar da minha vida pessoal, família. A parte de não participar de fofocas, eu evitava muito, mas hora ou outra as pessoas jogavam verdes, e sem querer eu comentava algo sem querer, claro sem perceber talvez 🙁
    E pela minha experiência, digo para as pessoas q trabalham em empresa com equipe, se precavê de tudo isso, q com certeza seu trabalho irá pra frente, com sucesso!!Adorei as dicas..Próximo emprego já estarei mais preparada.

  34. Muito boa matéria. Nos ajuda realmente a identificar falhas que acontecem no nosso dia a dia que por serem comuns acabam passando despercebidas. Parabéns por ajudarem não só a mim mas com o muitas outras pessoas.

  35. Adorei a dica, muito bom mesmo, temos que pensar 1001 vezes antes de sair tais palavras sem aproveito da nossa boca. Como diz em provérbio 13:3, A pessoa que consegue guardar sua boca preserva a sua própria vida.

  36. Bom dia, sem dúvidas toda opinião que preserva nossa imagem como ser humano e como profissional é de muita importância para nosso desenvolvimento,relacionar-se bem é mais um ponto positivo em seu comportamento profissional. A postura profissional é formada por aspectos como conduta ética, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos e comportamentos, a ética cabe em todos os setores de nossa vida.

  37. Show.
    Só não entendi porque as 7 coisas se transformaram em apenas 5:
    1) Assuntos pessoais;
    2) Sugestões ou comentários desnecessários;
    3) Conversar sobre política;
    4) Fofoca;
    5) Reclamações.
    E também não concordo com o fato de MENTIR PARA AGRADAR. Pois se você mente para agradar, também mente para outras coisas, bem mais importantes.
    Ôpa! Devia ter ficado calado!

    • Olá Luiz, tudo bem?
      Já arrumamos o erro! São 5 coisas e não 7, obrigada por nos avisar!
      Como falamos no artigo, ser sincero é fundamental. Porém em assuntos que não são relacionados com o trabalho, e que podem machucar o colega (quando a opinião é diferente), sugerimos então que você fale que não sabe, que tal coisa está diferente ou, como falamos no artigo, fale a sua opinião, mas com cuidado para não ofender! O objetivo é ter uma boa relação no trabalho!
      Qualquer dúvida deixe seu comentário!

  38. Verdadeiramente este artigo vem trazendo recomendações de excelência para o mundo corporativo. Muito bom. Parabéns a toda a equipe.Forte abraço, gratidão.

  39. Logo penso que todo candidato a um emprego, deveria passar antes por um cursinho de como se portar no ambiente de trabalho, isso é muito importante, tanto para a empresa quanto para o contratado. Regras básicas de conduta é tudo! Obrigada equipe prime!

  40. Realmente tem aparecido muita gente querendo falar de assuntos geradores de conflito e que depois destroi a harmonia no trabalho. gostei bastante da aula.

  41. Muito grato pelos conselhos que me foram dados. Pois é mais um segredo que aprendi e gostei imenso. Espero receber mais dicas.Eduardo

  42. Dia desses percebi que o “calcanhar de aquiles” está do outro lado do corpo: na cabeça: A boca. Ela é o motivo do desmatamento do mundo pra se plantar todo tipo de alimento, já que o homem nasceu com a propriedade e a faculdade de não comer. E o conversar é em todas as suas modalidades o precipício com fundo pedregoso, pantanoso, letal. Contudo, boas palavras em conersa boa é excelente

  43. Quem diz o que quer, merece ouvir o que não quer, em qualquer hora ou lugar! Ser sincero ainda é uma virtude!

  44. Dicas simples, mas muito importantes, pois, devemos nos comportar no ambiente de trabalho, assim como na vida social, de maneira empatica, jamais em tempo algum, deveríamos agredir alguém, mas reagir diplomaticamente, onde todos possam sair ganhando.

  45. O ambiente de trabalho é um ambiente de competição, tem mesmo que tomar cuidado com o que se fala, ainda mais da vida pessoal. Em algumas situações as pessoas se expõem buscando amparo e a situação acaba piorando.

  46. Acontece de pessoas novas de idade e ou no emprego perderem o serviço por levar costumes que têm no ambiente familiar, escolar, de amigos e o trabalho não tolera.

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