a yoga é uma técnica indiana que tem como objetivo exercitar o corpo e trabalhar a mente

Tipos de yoga: Conceitos, objetivos e como escolher

De origem indiana, a Yoga é uma prática milenar criada com o intuito de contemplar a meditação e a ligação do ser humano consigo mesmo. Porém, poucas pessoas sabem que existem vários tipos de yoga com objetivos ligeiramente diferentes uns dos outros.

Apesar da Yoga por si só dar ênfase nas técnicas de meditação e focar no conhecimento do ser e desligamento com o mundo exterior, existem algumas variações da prática que envolvem também a religião e até a dança.

Confira a seguir quais são os tipos de yoga que existem e quais seus conceitos!

Hatha Yoga

A hatha yoga nada mais é do que a yoga tradicional e mais popular no ocidente, focando especialmente no condicionamento físico, aumento da flexibilidade e fortalecimento do corpo e da mente. 

a hatha yoga é a yoga tradicional que conhecemos hoje
a hatha yoga é a yoga tradicional que conhecemos hoje

Nas aulas de hatha yoga os movimentos são mais leves e as posturas menos intensas, e é indicado para quem pretende iniciar no mundo da yoga e usufruir de benefícios como desligar-se do mundo lá fora e focar na meditação.

Ashtanga Yoga

Já essa vertente da yoga é uma derivação da hatha yoga, mas sua diferença é que possui uma série com 6 posturas já definidas que devem ser reproduzidas em sequência e de acordo com a capacidade física de quem está praticando a técnica. Ou seja, quem está iniciando na ashtanga yoga pode realizar os movimentos adaptados até ter capacidade de fazer da forma original.

Além disso, conforme o praticante fica mais habilidoso, deve se aprofundar e mudar de séries, que se tornam cada vez mais desafiadoras, sendo uma vertente para quem deseja desafios mentais e aumento da flexibilidade corporal.

Junto, ainda contribui para um estado meditativo mais profundo, já que a pessoa acaba decorando a série de exercícios e repetindo com naturalidade.

Vinyasa Yoga

O principal conceito da vinyasa yoga é a progressão fluida das posições com a diminuição do número de respirações por minuto. Ou seja, é uma vertente mais leve da yoga, com movimentos encadeados e realizados em sequência.

As transições estão ligadas com a respiração do praticante, ideal para desestressar e liberar a tensão física do dia a dia, além de aumentar os níveis de concentração e trabalhar mais as habilidades respiratórias.

Vale lembrar que a sequência dos exercícios da Vinyasa Yoga são livres e não tem séries pré-estabelecidas onde cada praticamente escolhe suas asanas da forma que preferir.

Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga é um dos tipos de Yoga que tem o conceito voltado para o espírito e a mente, e seu objetivo é buscar a conexão entre a espiritualidade e corpo físico para levar ao equilíbrio.

Por meio das respirações e dos mantras, a vertente busca aumentar a sensação de bem-estar do praticamente. Como também trabalha com os chakras, esse tipo de yoga ficou conhecida como Yoga da Consciência.

essa vertente tem o foco direto na conexão com a religião
essa vertente tem o foco direto na conexão com a religião

Assim como todas as outras vertentes, nesse tipo de yoga pode-se usar o auxílio de músicas calmas para deixar o ambiente mais relaxante.

Raja Yoga

Também voltado para a área espiritual, a raja yoga é indicada para quem busca, junto com exercícios leves, conectar-se com sua religião e meditar. Seu principal objetivo é diminuir sintomas de ansiedade e estresse e tratar quadros de insônias, visando o bem-estar e a calma dos pensamentos.

Iyengar Yoga

Com foco especialmente no equilíbrio e posições, a Iyengar yoga é excelente para aqueles que desejam uma correção na postura e melhor alinhamento da coluna. Pensando nisso, é uma vertente que visa o acompanhamento profissional para alinhar os exercícios e a coluna em si.

Por exigir mais correção nas técnicas e movimentos realizados, a Iyengar não pode ser feita sozinha, já que o praticante não conseguirá os benefícios desejados sem auxílio de um profissional qualificado.

É também nesse tipo de yoga que usa-se acessórios como cordas, almofadas, cintos e cadeiras.

Novos tipos de yoga

Além dos tipos tradicionais de yoga, atualmente surgiram algumas vertentes com conceitos diferenciados para alcançar novos objetivos.

Power Yoga

Focado em tornar a yoga mais divertida, o power yoga trabalha com elementos como pesos e cordas para dar mais intensidade nos exercícios, além de também fazer o uso de música ambiente para animar as aulas.

Nessa vertente, é importante que o praticante consiga controlar a capacidade de respiração, já que os exercícios são mais intensos e com carga extra.

Hot Yoga

Como o nome sugere, a hot yoga é praticada em uma sala com temperaturas mais altas, como uma sauna, e seu conceito é que a prática seja feita em temperaturas que lembram as condições climáticas da Índia.

O calor de cerca de 40ºC aumenta a flexibilidade muscular, o que permite que as asanas sejam feitas com mais facilidade e sem dores locais.

o hot yoga é praticado em salas com temperaturas acima de 40º
o hot yoga é praticado em salas com temperaturas acima de 40º

Lembre-se que nessa vertente é ainda mais importante manter-se hidratado, já que em altas temperaturas os alunos podem acabar perdendo muito líquido pelo suor e apresentar quadros de queda de pressão e desmaio.

Dance Yoga

Também buscando deixar as aulas de yoga mais divertidas, o dance yoga combina as posições da prática de yoga com música. No entanto, seu diferencial é que as sessões desse tipo de yoga dividem-se em sete partes:

  • duas para os chakras;
  • cinco para os elementos naturais – terra, água, ar, fogo e éter.

Além de promover mais diversão na aula, a música também tem como objetivo deixar o corpo mais leve, livre e relaxado, tendo um papel importante no combate da depressão e sintomas de ansiedade.

Como escolher entre os tipos de yoga?

Para escolher qual tipo de yoga você deve começar a praticar, é importante visualizar suas necessidades e objetivos,  além de sua jornada na yoga. Se você já pratica a técnica há algum tempo, é interessante buscar os tipos que mais atendem seus objetivos agora: se você está em busca de alívio para o estresse do dia a dia, pode ser interessante optar pela Vinyasa Yoga, mas se busca melhorar sua postura, a Iyengar Yoga pode ser melhor.

No entanto, caso esteja conhecendo a yoga agora, o mais indicado é começar pela yoga tradicional, chamada de Hatha yoga para se familiarizar com a prática, e então escolher um dos tipos para se aprofundar.

Agora que você conheceu os principais tipos de yoga e aprendeu seus conceitos e objetivos, não deixe de escolher aqueles que estão mais alinhados com suas necessidades. Além disso, também é importante se aprofundar mais na técnica antes de começar a fazer em casa, evitando assim possíveis lesões e acidentes.

Curso de Introdução ao Yoga Online Grátis

Alguns sábios indianos nos deixaram há milhares de anos um legado muito importante, que é o conhecimento da ciência do Yoga. Yoga ou Ioga é um termo de origem sânscrita (língua ancestral do Nepal e da Índia), que tem o significado de “união” da alma; consciência individual com o Espírito ou Consciência Universal. É uma filosofia que, através de disciplinas tradicionais, trabalha a mente e o corpo.

Com o Curso Grátis de Introdução ao Yoga o aluno irá conhecer um pouco sobre a história e os principais mestres de Yoga, quais são os benefícios da prática, dicas de meditação e respiração (pranayamas), como praticar os asanas (posturas), e muito mais! Este curso online é indicado para estudantes, profissionais e todas as pessoas que se interessam pelo assunto.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.