3 maneiras para aprender um assunto de forma rápida

Você já precisou aprender um assunto em pouco tempo? Seja para uma prova, ou para apresentar algum tema no trabalho? Falar sobre um assunto sobre o qual você não entende pode ser uma situação muito comum – e difícil-  da vida profissional. De acordo com Nir Eyal, colunista da Fast Company e autor do livro “Hooked: How to Build Habit-Forming Products” (Como criar produtos que conduzem ao hábito, em tradução livre), isso aconteceu quando um sócio da empresa em que trabalhava pediu para que ele explicasse tudo sobre falência de empresas aéreas. O problema era que Eyal não sabia absolutamente nada sobre o assunto.

Ninguém nos alertou que a vida adulta é cheia de dilemas como esse, em que estão em cheque nossa reputação, carreira e (certo ou errado) até mesmo a nossa autoestima”, escreveu ele em um artigo. Veja abaixo algumas dicas de Eyal para aprender algum assunto de forma rápida:

1. Faça uma pesquisa sobre o assunto e depois desenhe

Ted Greenwald, editor do Wall Street Journal, tem 35 anos de experiência em jornalismo e conta ter criado dois hábitos para entender novos assuntos de forma rápida. A sua primeira dica é “pesquisar sobre o assunto uma vez no Google“. Ele disse, à Fast Company, que sempre que precisa fazer um artigo ou escrever uma matéria, ele faz uma rápida pesquisa. “Antes de ler qualquer coisa, faço uma busca. Simplesmente abro vários links que parecem promissores, às vezes acabo com 20 abas abertas no navegador”. Com isso você consegue rapidamente criar um panorama do que as pessoas estão dizendo sobre o assunto. Faça um resumo mentalmente do que leu e depois pare de pesquisar. De acordo com ele, é importante passar da pesquisa inicial e é preciso fazê-la de uma vez só. Depois, pesquise imagens, principalmente as que envolvem dados. “Imagine que tipo de gráfico gostaria de ver, e procure no Google Imagens. Você pode não encontrar exatamente o que estava procurando, mas vai encontrar algo relacionado”, disse. Após visualizar as imagens, comece a desenhar esboços. “Se estou tentando entender um processo, frequentemente desenho um diagrama. Isso me ajuda a entender quais as lacunas no meu conhecimento“. Muitas pessoas optam por desenhar em vez de escrever. O desenho estimula a criatividade, e pode fazer com que você aprenda sobre algum assunto mais facilmente.

2. Converse com outras pessoas

Tente conversar com pessoas da área e especialistas sobre o assunto que você precisa aprender. Além disso, após estudar e fazer o passo 1 (pesquisa e desenho), explique para outras pessoas sobre o que você está aprendendo. Ao ler e falar sobre um determinado assunto, você consegue entender e memorizá-lo mais rapidamente. Procure ouvintes ou se estiver sozinho, fale em voz alta de frente para o espelho, como se tivesse que explicar o assunto para outra pessoa.

3. A diferença entre o conhecimento raso e o conhecimento real

Quantas vezes você leu um texto com diversas palavras complicadas e não entendeu nada? Muitas vezes, terminologias específicas e jargões podem fazer um assunto parecer mais complicado do que realmente é. “Quando eu aprendia novos assuntos, costumava explicar com vocabulário complicado e jargões”, afirmou o autor Shane Parrish, cujo blog tem mais de 80 mil seguidores. “O problema é que com essa abordagem, eu estava apenas me enganando. Eu não sabia que não estava entendendo.”

De acordo o ganhador do prêmio Nobel de Física Richard Feynman, existem dois tipos de conhecimento: o do tipo mais raso, quando só se sabe o assunto por cima, e o conhecimento real, quando se entende realmente como aquilo funciona. Ou seja, falar bonito não representa nada. Então, para resumir, assim que você for explicar algum assunto de forma simples, significa que você realmente entendeu. Não adianta adicionar um vocabulário complexo se você não souber realmente de fato do que está falando. Escreva tudo o que você sabe sobre o assunto, como se estivesse explicando para um amigo.

Veja abaixo mais dicas para aprender mais rápido:

Se precisar de ajuda com alguma área, que tal fazer um curso sobre o assunto? A Prime Cursos possui diversos cursos gratuitos e online de diferentes áreas: administração, finanças, comunicação, moda, saúde e bem estar, música, informática, gastronomia, e muito mais! Gostou? Faça o seu cadastro e comece a estudar agora mesmo!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

 


Stories

Posts Recentes

  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…

Posts Similares

58 Comentários

  1. O Prime cursos se preocupa realmente em nos ajudar passando informações e assuntos importantes. Tem me ajudado muito. Obrigada Prime Cursos.

    1. Sandra Pimentel de Almeida disse:

      Dicas fantásticas, colocarei em prática imediatamente, este é o meu foco e a minha grande conquista acadêmica. Irei me aperfeiçoar nessas dicas. Obg.

  2. Francisco de Assis Freitas Dos Santos disse:

    Muito proveitoso as dicas.

  3. Parabéns Por a determinação de estar ajudando a todos… muito obrigado!

  4. Olivia Vale Galvão disse:

    Olá boa tarde, gostei das dicas, obrigada.

    1. maria da penha Lima disse:

      Gosto muito das dicas. Obrigada

  5. Gostei muito!!! Isso vai me ajudar muito.

  6. julivaldo santos disse:

    Sim,me deu uma ideia de como eu melhorar meu próprio aprendizado.

  7. Amei as dicas vou usar sim em minhas pesquisas e dúvidas.

  8. Segastião Gomes disse:

    Grato. Gostei da dica, porém normalmente eu desenho e faço traços para enquadrar uma ideia real

  9. Humberto Luiz Ferreira disse:

    Parabéns pelo artigo abordado é de grande importância

  10. Gostei da dica!
    Realmente voi iniciar uma formacao em desenvolvimento comunitario, antes li e apaixonei-me e vou falando a pessoas proximas aobre o assunto

  11. Gostei da dica!
    Realmente vou iniciar uma formacao em desenvolvimento comunitario, antes li e apaixonei-me e vou falando a pessoas proximas aobre o assunto

  12. Adriana Egger disse:

    Amei, foi de grande valor para mim.

  13. Excelentes dicas! Amei! Muito obrigada.

  14. primeiramente gostaria de saber as idades das pessoas que deram os comentarios, e outra o que eles fazem na vda. pois, fazer um breve comentário é facil quero ver o já passaram pela vida é o meu caso. tive que deixar minha esposa gestante e eu com apenas uns 23 anos de idade correr o mundo em busca de empregp em minha função, que é bombeiro hidráulico até hoje. mas com uma enorme diferença hoje.persistência no que vc gosta de fazer, sou um servidor federal em uma universidade,na função, e esperando outubro chegar e aposentar-me. e formado em gestão pública.

    1. Eloísa Casagrande disse:

      O Primeiro Cursos ajuda muito.
      Ótimo!

  15. Sandra Gimenes disse:

    Foi o que fiz hoje após me matricular em um curso, comecei a procurar vídeos no YouTube referente ao assunto. Fiquei mais confiante em chegar com conteúdo! Vou seguir as outras dicas , porém, minha ideia é começar a praticar o que vou aprender o quanto antes! Muito grata.

  16. Carla Malena Silva santos disse:

    Bom Dia
    Muito bom,tenho adquirido muito conhecimento com este curso.Excelente.

  17. Antonino Gilberto Pereira disse:

    Obrigado pelas orientações, gostei muito e vou passar a usar.

  18. José Carlos disse:

    Estou gostando bastante das dicas, muito obrigado

  19. Achei excelente essas dicas pois ensina a pessoa a ter mais segurança na hora da abordagem de um determinado assunto. No tipo de trabalho que faço preciso muito agir seguindo esses conceitos. Obrigado, bom dia.

  20. francisco santos araujo disse:

    gostei muito da dica de memorização vou por em pratica essa dica

  21. Adalto Santos disse:

    A Prime aborda temas importantes para ajudar em nosso crescimento pessoal e profissional. Parabéns!

  22. Gutemberg Martins dos Santos disse:

    MUITO OBRIGADO PELO INCENTIVO

  23. Gostei muito das dicas. Quem poder faça o curso é muito interessante.eu vou fazer assim que puder.

  24. Marcelo da Silva Araújo disse:

    Primecursos sempre nos trazendo novos conhecimentos e desafios que nos faz pensar e ter coragem de mudar conceitos e hábitos que não são relevantes. Obrigado

  25. Ana Cremilda carneiro de Araújo disse:

    Olá boa tarde amaei o vídeo e me deu dicas maravilhosas,

  26. Marlon da Gama Tavares disse:

    Ótima dica!
    Vou praticar mais, assim terei mais conhecimento para dialogar melhor.
    Obrigado !

  27. eliene araujo disse:

    adorei, bom professor, espero que eu consiga aprender pois sou meio desorganizada. obrigada

  28. Muito bom o artigo e parabéns pelo blog que traz conteúdos de muita relevância! Outra dica além de desenhar e diagramar são os mapas mentais que também se mostram muito úteis nestas ocasiões! 😉

  29. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Dicas mais que úteis! Obrigado, prime!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.