Quais são os procedimentos de primeiros socorros?

procedimentos de primeiros socorros

Os procedimentos de primeiros socorros são essenciais para quem convive em sociedade, e deveriam ser ensinados desde às escolas até empresas e faculdades para que qualquer indivíduo tenha o conhecimento necessário para salvar vidas em situações emergenciais.

Diferente do que se imagina, primeiros socorros não dizem respeito apenas a massagens cardíacas e desafogamento. Muitos deles também envolvem manobras que evitam a asfixia e formas corretas de estancar o sangue quando houver ferimentos.

Para que você entenda mais sobre primeiros socorros e aprenda a como fazê-lo da forma correta, separamos um post completo ensinando mais sobre o assunto. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que são primeiros socorros?

Os primeiros socorros são os atendimentos iniciais feitos emergencialmente antes que profissionais da saúde e ambulâncias cheguem para atender o paciente. E apesar de muitos não saberem, não é necessário ser formado em enfermaria para realizar esses procedimentos, e qualquer pessoa com preparo pode prestar primeiros socorros quando houver alguém que necessite por perto.

os primeiros socorros são as ações tomadas nos primeiros momentos após algum acidente ou situação de emergência
os primeiros socorros são as ações tomadas nos primeiros momentos após algum acidente ou situação de emergência

Esse preparo é adquirido em cursos técnicos, que abordam mais a fundo quais as melhores maneiras de agir quando houver um acidente, seja doméstico, de trânsito e até de trabalho.

Quais são os procedimentos de primeiros socorros?

Existem diversos procedimentos de primeiros socorros que uma pessoa capacitada pode realizar para salvar uma vida. Abaixo listamos os principais para que você entenda como eles funcionam.

Massagem cardíaca

A massagem cardíaca é um dos principais procedimentos que devemos conhecer para socorrer pessoas próximas, e é indicado para vítimas de paradas cardíacas. Nesses casos o paciente, além de mal estar, apresenta comportamento agitado e reclama de dores no peito, desmaiando logo em seguida.

Caso você presencie uma ocorrência semelhante, deve acionar uma ambulância e prestar socorro imediato com a técnica caso a vítima esteja sem pulso.

Para isso, posicione uma das mãos sobre o tórax da vítima na região que fica entre os mamilos. Coloque a outra mão por cima e com braços esticados, faça pressão repetidas vezes com intervalos curtos até que a ambulância chegue.

Esse procedimento deve ser acompanhado com respiração boca a boca para reanimar a vítima, com um sopro a cada 5 pressões caso alguém esteja lhe auxiliando no socorro ou dois sopros a cada 10 pressões se você estiver sozinho.

Desengasgo

Importante especialmente para quem tem crianças em casa, aprender as técnicas de desengasgo é o suficiente para salvar uma vida antes dos profissionais da saúde chegarem.

Quando uma pessoa engasga, independente do objeto ou alimento, começará a tossir, podendo ficar vermelha e em seguida, roxa, indicado que as vias aéreas estão bloqueadas.

Enquanto a pessoa estiver tossindo, quer dizer que a passagem de ar ainda não foi totalmente obstruída, e você deve incentivá-la a continuar para remover o objeto da garganta.

Quando a pessoa parar de tossir é sinal de que o ar não está mais encontrando passagem e você deve partir para uma técnica chamada de manobra de Heimlich.

em casos de engasgo o mais é recomendado é realizar a manobra de Heimlich
em casos de engasgo o mais é recomendado é realizar a manobra de Heimlich

Para realizá-la, abrace a pessoa por trás e pressione repetidas vezes as mãos na altura do umbigo para que a vítima cuspa o objetivo que está obstruindo a passagem de ar. 

Em casos de bebês, a manobra é um pouco diferente e deve ser feita de forma mais delicada: coloque o bebê de bruços em seu antebraço e deixe-o inclinado para baixo. Em seguida, dê 5 tapas leves no meio das costas da criança para ajudá-lo a desengasgar. Caso não tenha funcionado, vire-o de barriga para cima ainda inclinado e pressione os dois dedos indicadores no meio do peito do bebê 5 vezes. 

Se chorar, vomitar ou tossir, quer dizer que o ar já voltou a passar normalmente para as vias aéreas. Caso ainda continue engasgado, repita o procedimento.

Estancar sangramentos

No nosso dia a dia é comum sofrermos cortes pequenos e que sangram durante alguns minutos até que o sangue comece a estancar sozinho. Porém, em ocorrências graves é importante saber como agir para ajudar o sangue a estacar sem que o paciente sofra uma perda muito grande.

Usando uma luva para tocar o local, ou uma sacola plástica em casos de emergência, coloque a vítima deitada e eleve a região do corte.

Limpe a ferida por fora e faça pressão por 20 minutos seguidos para que o sangramento estanque. Pressione sem parar e evite verificar se o sangramento já diminuiu, o que pode fazer com que ele piore novamente.

Queimaduras

As queimaduras também precisam de primeiros socorros antes da ajuda de um profissional da saúde para amenizar o quadro. O primeiro passo para isso é afastar a vítima do agente que causou a queimadura, seja fogo ou qualquer agente químico.

Em seguida, lave a região com água corrente e remova a roupa em contato com a queimadura, se for o caso, tendo cuidado para não intensificar a lesão. Se você notar que a roupa está grudada na pele, não a remova para não piorar o ferimento.

Não use gelo nem água fria no local e proteja-a com um pano limpo sempre colocando a área mais elevada do que o restante do corpo para que não inche e leve a vítima para atendimento médico imediato.

Desafogamento

Os afogamentos são cada vez mais comuns em piscinas, praias e até em acidentes domésticos. O primeiro passo para prestar socorro em casos como este é verificar se a vítima ainda está respirando a partir do tórax: veja se ele está inflando ou não.

Caso ainda esteja respirando, coloque-a de lado para que ela não se sufoque se começar a vomitar água.

Quando notar que não está respirando, incline a cabeça da vítima para trás e levante o queixo. Enquanto isso, mantenha o polegar apertando o nariz do indivíduo e abra a boca com a outra mão, soprando o ar para dentro lentamente.

em casos de afogamento o mais indicado é deixar a vítima de lado
em casos de afogamento o mais indicado é deixar a vítima de lado

Cada sopro deve durar 2 segundos, com intervalos de 5 segundos. Lembre-se de remover a sua boca da boca da vítima em cada intervalo para não dificultar o retorno do ar.

Transportar vítimas de acidentes

O primeiro passo para transportar vítimas de acidentes é verificar se não existe nenhuma fratura sem tocar no corpo do indivíduo. Caso a pessoa esteja consciente, pergunte sobre sua sensibilidade, onde está doendo, se ela consegue mexer as pernas e braços. 

Quando houver suspeita de fraturas, chame a emergência e não mexa na vítima, deixando-a no local até que chegue ajuda médica.

Em casos de extrema necessidade de mover a vítima do local, use um cobertor ou tábua como maca, evitando qualquer movimento brusco e mantendo a cabeça sempre elevada. Coloque a vítima dentro do carro e encaminhe direto para um hospital.

Depois de ver quais os procedimentos de primeiros socorros mais usados, não deixe de aprender mais a fundo sobre o assunto por meio de cursos técnicos. Afinal, com o direcionamento correto é possível salvar vidas em qualquer lugar, desde dentro de casa, até nas ruas, trabalho e faculdade.

Curso de Primeiros Socorros Básico Online Grátis

No curso gratuito de Primeiros Socorros da Prime Cursos serão abordados diversos procedimentos, que além de simples, ajudam em muito a salvar vidas em situações emergenciais antes da chegada do atendimento médico de emergência.

Na ocorrência de um acidente, alguns conhecimentos básicos e simples ajudam a diminuir o sofrimento do acidentado e também evitam algumas complicações futuras no local lesionado, até mesmo podendo salvar a vida da vítima. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.