os primeiros socorros são as ações tomadas nos primeiros momentos após algum acidente ou situação de emergência

As 10 regras fundamentais de primeiros socorros

Prestar os primeiros socorros para pessoas que se acidentaram pode em muitos casos salvar vidas. Isso porque, durante os minutos de espera pela ajuda médica, dependendo do tipo de acidente, a situação da vítima pode se agravar e piorar o quadro se nada for feito. Pensando nisso, quem presta a ajuda precisa saber sobre as regras fundamentais de primeiros socorros.

Ajudar uma pessoa que se acidentou vai muito além de apenas socorrer vítimas de acidentes graves. Essas ações envolvem, também, afogamento, engasgo e até queimaduras e convulsões.

Leia mais sobre os primeiros socorros e quais os principais clicando aqui!

Para lhe auxiliar na hora de prestar ajuda para alguém que sofreu algum tipo de acidente, separamos uma lista das 10 regras fundamentais na hora de oferecer os primeiros socorros. Veja a seguir!

10 regras fundamentais de primeiros socorros

1- Avalie a situação

Independente de qual tenha sido o acidente sofrido, se a vítima ainda consegue falar é importante pedir para que ela conte exatamente o que aconteceu. Em seguida, você deve olhar em volta e verificar se existem fios expostos, fumaças ou líquidos tóxicos, chamas, produtos químicos, vidro quebrado ou qualquer outro objeto que possa colocar a vida da pessoa ferida ou a sua em perigo.

antes de prestar ajuda é necessário verificar o ambiente ao redor
antes de prestar ajuda é necessário verificar o ambiente ao redor

Caso a pessoa não consiga falar, abra a boca da vítima e veja se há algo que possa obstruir a respiração como uma prótese dentária, por exemplo. Verifique se ela está respirando, e caso note que está sem pulso, faça uma respiração boca a boca ou massagem cardíaca, dependendo do tipo de acidente que ela sofreu.

2- Não entre em pânico

Uma das principais regras na hora de prestar socorro é não entrar em pânico e tentar manter a vítima tranquila e calma. Mesmo que você não saiba por onde começar e essa seja a primeira vez que você presta socorro, respire fundo e se acalme. Isso fará com que você consiga pensar de forma mais clara para decidir qual ação tomar.

3- Preste atenção no estado da vítima

Em muitos acidentes, as pessoas costumam entrar em estado de choque, sendo os sintomas principais pele pálida e fria e respiração descompassada. Nesses casos também é comum que a vítima desmaie, e você deve cobri-la de imediato com um cobertor ou casaco e deixá-la de lado para que se vomitar, ela não sofra nenhuma asfixia.

Porém, tenha em mente que se essa pessoa sofreu um acidente de trânsito ou doméstico que pode ter causado alguma lesão interna, você não deve movimentá-la para não piorar o quadro, a menos que seja extremamente necessário.

Vale lembrar, também, que você deve ter cuidado com os fluidos corporais da vítima para evitar a transmissão de doenças contagiosas.

4- Nunca dê nada para vítimas inconscientes

Outra regra bastante importante para quem está prestando primeiros socorros é nunca oferecer nada para a vítima inconsciente, desde comprimidos até líquidos que parecem ser inofensivos como água. Um erro comum é pensar que a água vai ajudar a pessoa a voltar a consciência, mas o que muitas vezes acontece é a obstrução das vias respiratórias.

Também é importante ressaltar que em casos de envenenamento e intoxicação, nunca se deve oferecer líquidos para a vítima mesmo ela estando acordada, o que pode fazer com que ela vomite causando danos internos no esôfago.

5- Nunca faça algo que não tenha certeza

Outra regra básica de primeiros socorros é nunca fazer algo que você não tem certeza de como fazer, seja uma respiração boca a boca, massagem cardíaca e especialmente, movimentar a vítima depois de acidentes de trânsito. Isso porque, dependendo do movimento que você fizer, pode acabar piorando a lesão e até mesmo levando a vítima a óbito.

nunca faça movimentos com a vítima ou técnicas que você não tem certeza de como fazer
nunca faça movimentos com a vítima ou técnicas que você não tem certeza de como fazer

Em casos de facas e pregos que estejam inseridos na vítima, nunca tente remover sem ter conhecimento para isso, e procure sempre alguém próximo do local para lhe auxiliar enquanto você presta socorro.

6- Estanque o sangue

O primeiro passo em casos de feridas é estancar o sangue com um pano limpo para que o sangramento diminua. Você pode até mesmo usar suas mãos em casos extremos, evitando o máximo de contato com a ferida para não causar nenhum tipo de infecção.

Depois disso, abra as roupas apertadas para que o sangue possa fluir livremente, especialmente perto da ferida.

7- Lave as queimaduras

Sempre que for prestar socorro para uma vítima de queimaduras, tire imediatamente as jóias como pulseiras, brincos e anéis. Caso note que estão presas na pele, não tente removê-las.

Em seguida, lave a área queimada com água corrente e cubra com um pano limpo e leve a vítima para o hospital mais próximo.

8- Certifique-se sempre que a vítima está respirando

Seja em casos de engasgo, desmaios, convulsões, afogamento ou parada cardíaca: é importante ter certeza que a vítima está respirando. Caso note que a respiração está obstruída, aplique a técnica que for mais indicada para a situação. Se a vítima tiver se afogado, faça uma respiração boca a boca, se tiver infartado, uma massagem cardíaca e se tiver engasgada com alimentos ou objetivos, faça a manobra de Heimlich.

9- Não toque as vítimas de choque elétrico

Caso você vá socorrer uma vítima de choque elétrico, nunca toque o corpo da pessoa até que o contato elétrico tenha terminado, do contrário, você também sofrerá a descarga. Procure a fonte de energia e desligue o mais rápido possível, e ligue para a emergência.

Caso a vítima não tenha pulso ou não respire, faça uma massagem cardíaca e respiração boca a boca enquanto espera a assistência médica.

10- Espere

Depois de ter feito tudo que estava a seu alcance e de prestar os primeiros socorros, é hora de esperar pela ambulância. Até que ela chegue, tente manter a vítima o mais calma possível, além de também tentar manter-se tranquilo.

Caso a vítima esteja consciente, converse com ela passando-lhe segurança e informando que a ajuda está a caminho, e tente ao máximo evitar que ela desmaie. Para isso, tente manter o diálogo e fazer perguntas como o nome, idade, onde mora etc.

Depois de ver as 10 regras fundamentais de primeiros socorros, nunca se esqueça de aplicá-las quando estiver prestando socorro para alguém. Usando as técnicas corretas e evitando os erros mais comuns durante os primeiros socorros, você poderá salvar a vida das vítimas e ainda reverter ou amenizar o quadro após o acidente.

Curso de Primeiros Socorros Básico Online Grátis

No curso gratuito de Primeiros Socorros da Prime Cursos serão abordados diversos procedimentos, que além de simples, ajudam em muito a salvar vidas em situações emergenciais antes da chegada do atendimento médico de emergência.

Na ocorrência de um acidente, alguns conhecimentos básicos e simples ajudam a diminuir o sofrimento do acidentado e também evitam algumas complicações futuras no local lesionado, até mesmo podendo salvar a vida da vítima. 


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.