não deve ser feito durante os primeiros socorros

O que é primeiros socorros e para que serve?

Quando uma pessoa se machuca, engasga, se afoga ou sofre uma parada cardíaca, não podemos prestar nenhum tipo de socorro imediato se não estivermos propriamente treinados, do contrário, podemos colocar a vida da vítima em risco. No entanto, ao conhecer as técnicas aplicadas nos primeiros socorros podemos ajudar todos ao nosso redor em situações de necessidade.

Diferente do que se imagina, primeiros socorros não são apenas os curativos feitos em ferimentos ou auxiliar uma pessoa a chegar até o hospital mais próximo. Em grande parte dos casos, apenas o ato de ajudar as vítimas nos minutos iniciais dos acidentes é o suficiente para salvar sua vida, quando agimos da forma correta.

Para que você entenda mais sobre o que é primeiros socorros e para o que eles servem, separamos um por completo a seguir que tirará todas as suas dúvidas. Confira!

O que é primeiros socorros?

Os primeiros socorros são todas as ações tomadas antes que a ambulância médica ou profissionais da saúde cheguem até o local do acidente, ou antes que a vítima seja levada até o hospital.

os primeiros socorros é o atendimento prestado em situações emergenciais de acidentes
os primeiros socorros é o atendimento prestado em situações emergenciais de acidentes

Isso quer dizer que os primeiros socorros vão desde lavar uma queimadura grave, até levar uma pessoa com falta de ar a um atendimento imediato mais próximo.

Para que servem os primeiros socorros?

Os primeiros socorros servem para amenizar o quadro do paciente e evitar que  ele se agrave, podendo até mesmo salvar a vida do indivíduo dependendo do socorro prestado e do estágio de gravidade da vítima.

Quais são os acidentes mais comuns que precisam de primeiros socorros?

  • envenenamento;
  • picada de cobra;
  • choque elétrico;
  • engasgo;
  • afogamento;
  • infarto e parada cardíaca;
  • queimaduras;
  • sangramentos;
  • acidentes de trânsito;
  • fraturas e contusões.

Qual a importância de aplicar os primeiros socorros corretamente?

Os primeiros socorros são importantes por diminuir o sofrimento da vítima e evitar complicações futuras, além de em muitos casos salvar a vida da vítima. Porém, é importante que a pessoa que está prestando socorro saiba o que está fazendo e qual técnica deve ser aplicada naquela situação. Do contrário, o quadro pode até mesmo se agravar e ser fatal.

Leia também O que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros?

Vale lembrar que prestar os primeiros socorros não exclui a necessidade de buscar ajuda médica de um especialista, já que apenas um profissional da área poderá verificar a real gravidade de cada caso e prestar o atendimento adequado.

Quais são as atitudes corretas de quem está prestando os primeiros socorros?

O primeiro passo é manter a calma para conseguir pensar com clareza e agir de forma correta, evitando assim complicações. Além disso, você também deve contribuir para que a vítima se acalme, já que quando estamos nervosos agimos de maneira inconsciente, o que pode contribuir para agravamento da situação, crises de pânico e crises de ansiedade.

Em seguida, lembre-se de agir rapidamente, respeitando sempre seu limite e o limite de terceiros, enquanto transmite tranquilidade, confiança, segurança e alívio para a vítima, deixando sempre claro que a ajuda médica já está a caminho.

Você também deve tentar manter a vítima acordada com conversas informativas de primeiro momento, tentando entreter a pessoa para que não desmaie.

Por fim, é importante que você nunca tome atitudes das quais você não tem conhecimento para tentar ajudar a pessoa, o que poderá agravar o quadro do paciente e causar lesões e riscos graves à saúde.

Quais são os primeiros socorros mais usados?

Um dos principais primeiros socorros prestados é a massagem cardíaca, usada para reanimar vítimas de infarto e paradas cardiovasculares. Porém, é importante que essa seja a última opção, usada apenas quando a vítima já está sem pulso e não houver qualquer ajuda médica pelas imediações do local.

Outra técnica bastante usada nos primeiros socorros é a manobra de Heimlich, na qual o objetivo principal é remover o objeto obstrutivo das vias aéreas da vítima por meio de uma pressão na altura do umbigo.

Leia também Quais são os procedimentos de primeiros socorros?

Vale lembrar que essas técnicas podem salvar vidas até mesmo de acidentes domésticos, especialmente em crianças pequenas e bebês que podem acabar engasgando com alimentos e brinquedos.

Qualquer pessoa pode prestar os primeiros socorros?

Essa pergunta é um pouco mais complexa do que aparenta ser. Isso porque, apesar de que qualquer pessoa possa realizar os primeiros socorros sem a necessidade de formação em cursos da área da saúde, é necessário que esse indivíduo esteja apto em relação às práticas de inverter ações de emergência.

Isso porque grande parte delas podem causar lesões mais graves, fraturas e até complicações do caso quando feitas de forma indevida ou sem necessidade.

qualquer pessoa que tenha se capacitado poderá prestar os primeiros socorros
qualquer pessoa que tenha se capacitado poderá prestar os primeiros socorros

A recomendação é que a pessoa esteja sempre bem informada sobre o assunto e, se possível, realize cursos técnicos focados em primeiros socorros para estar preparado para ajudar em casos graves tanto em acidentes domésticos, como em acidentes fora de casa com terceiros.

Os primeiros socorros usados para adultos podem ser usados para bebês?

Normalmente os primeiros socorros para bebês sofrem pequenas alterações, já que os movimentos de pressão devem ser mais leves para evitar fraturas e lesões graves nas crianças. Isso quer dizer que a massagem cardíaca, por exemplo, quando feita em bebês deve ser realizada com os dedos indicadores e nunca com a mão inteira.

Depois de ver o que é primeiros socorros e para que serve, não deixe de se especializar mais no assunto para aprender a forma correta de agir de acordo com cada emergência. Isso porque cada acidente possui uma forma de atendimento inicial diferente, de acordo com a gravidade e necessidade de intervenção para amenizar o quadro.

Curso de Primeiros Socorros Básico Online Grátis

No curso gratuito de Primeiros Socorros da Prime Cursos serão abordados diversos procedimentos, que além de simples, ajudam em muito a salvar vidas em situações emergenciais antes da chegada do atendimento médico de emergência.

Na ocorrência de um acidente, alguns conhecimentos básicos e simples ajudam a diminuir o sofrimento do acidentado e também evitam algumas complicações futuras no local lesionado, até mesmo podendo salvar a vida da vítima. 


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.