O que é primeiros socorros e para que serve?

não deve ser feito durante os primeiros socorros

Quando uma pessoa se machuca, engasga, se afoga ou sofre uma parada cardíaca, não podemos prestar nenhum tipo de socorro imediato se não estivermos propriamente treinados, do contrário, podemos colocar a vida da vítima em risco. No entanto, ao conhecer as técnicas aplicadas nos primeiros socorros podemos ajudar todos ao nosso redor em situações de necessidade.

Diferente do que se imagina, primeiros socorros não são apenas os curativos feitos em ferimentos ou auxiliar uma pessoa a chegar até o hospital mais próximo. Em grande parte dos casos, apenas o ato de ajudar as vítimas nos minutos iniciais dos acidentes é o suficiente para salvar sua vida, quando agimos da forma correta.

Para que você entenda mais sobre o que é primeiros socorros e para o que eles servem, separamos um por completo a seguir que tirará todas as suas dúvidas. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é primeiros socorros?

Os primeiros socorros são todas as ações tomadas antes que a ambulância médica ou profissionais da saúde cheguem até o local do acidente, ou antes que a vítima seja levada até o hospital.

os primeiros socorros é o atendimento prestado em situações emergenciais de acidentes
os primeiros socorros é o atendimento prestado em situações emergenciais de acidentes

Isso quer dizer que os primeiros socorros vão desde lavar uma queimadura grave, até levar uma pessoa com falta de ar a um atendimento imediato mais próximo.

Para que servem os primeiros socorros?

Os primeiros socorros servem para amenizar o quadro do paciente e evitar que  ele se agrave, podendo até mesmo salvar a vida do indivíduo dependendo do socorro prestado e do estágio de gravidade da vítima.

Quais são os acidentes mais comuns que precisam de primeiros socorros?

  • envenenamento;
  • picada de cobra;
  • choque elétrico;
  • engasgo;
  • afogamento;
  • infarto e parada cardíaca;
  • queimaduras;
  • sangramentos;
  • acidentes de trânsito;
  • fraturas e contusões.

Qual a importância de aplicar os primeiros socorros corretamente?

Os primeiros socorros são importantes por diminuir o sofrimento da vítima e evitar complicações futuras, além de em muitos casos salvar a vida da vítima. Porém, é importante que a pessoa que está prestando socorro saiba o que está fazendo e qual técnica deve ser aplicada naquela situação. Do contrário, o quadro pode até mesmo se agravar e ser fatal.

Leia também O que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros?

Vale lembrar que prestar os primeiros socorros não exclui a necessidade de buscar ajuda médica de um especialista, já que apenas um profissional da área poderá verificar a real gravidade de cada caso e prestar o atendimento adequado.

Quais são as atitudes corretas de quem está prestando os primeiros socorros?

O primeiro passo é manter a calma para conseguir pensar com clareza e agir de forma correta, evitando assim complicações. Além disso, você também deve contribuir para que a vítima se acalme, já que quando estamos nervosos agimos de maneira inconsciente, o que pode contribuir para agravamento da situação, crises de pânico e crises de ansiedade.

Em seguida, lembre-se de agir rapidamente, respeitando sempre seu limite e o limite de terceiros, enquanto transmite tranquilidade, confiança, segurança e alívio para a vítima, deixando sempre claro que a ajuda médica já está a caminho.

Você também deve tentar manter a vítima acordada com conversas informativas de primeiro momento, tentando entreter a pessoa para que não desmaie.

Por fim, é importante que você nunca tome atitudes das quais você não tem conhecimento para tentar ajudar a pessoa, o que poderá agravar o quadro do paciente e causar lesões e riscos graves à saúde.

Quais são os primeiros socorros mais usados?

Um dos principais primeiros socorros prestados é a massagem cardíaca, usada para reanimar vítimas de infarto e paradas cardiovasculares. Porém, é importante que essa seja a última opção, usada apenas quando a vítima já está sem pulso e não houver qualquer ajuda médica pelas imediações do local.

Outra técnica bastante usada nos primeiros socorros é a manobra de Heimlich, na qual o objetivo principal é remover o objeto obstrutivo das vias aéreas da vítima por meio de uma pressão na altura do umbigo.

Leia também Quais são os procedimentos de primeiros socorros?

Vale lembrar que essas técnicas podem salvar vidas até mesmo de acidentes domésticos, especialmente em crianças pequenas e bebês que podem acabar engasgando com alimentos e brinquedos.

Qualquer pessoa pode prestar os primeiros socorros?

Essa pergunta é um pouco mais complexa do que aparenta ser. Isso porque, apesar de que qualquer pessoa possa realizar os primeiros socorros sem a necessidade de formação em cursos da área da saúde, é necessário que esse indivíduo esteja apto em relação às práticas de inverter ações de emergência.

Isso porque grande parte delas podem causar lesões mais graves, fraturas e até complicações do caso quando feitas de forma indevida ou sem necessidade.

qualquer pessoa que tenha se capacitado poderá prestar os primeiros socorros
qualquer pessoa que tenha se capacitado poderá prestar os primeiros socorros

A recomendação é que a pessoa esteja sempre bem informada sobre o assunto e, se possível, realize cursos técnicos focados em primeiros socorros para estar preparado para ajudar em casos graves tanto em acidentes domésticos, como em acidentes fora de casa com terceiros.

Os primeiros socorros usados para adultos podem ser usados para bebês?

Normalmente os primeiros socorros para bebês sofrem pequenas alterações, já que os movimentos de pressão devem ser mais leves para evitar fraturas e lesões graves nas crianças. Isso quer dizer que a massagem cardíaca, por exemplo, quando feita em bebês deve ser realizada com os dedos indicadores e nunca com a mão inteira.

Depois de ver o que é primeiros socorros e para que serve, não deixe de se especializar mais no assunto para aprender a forma correta de agir de acordo com cada emergência. Isso porque cada acidente possui uma forma de atendimento inicial diferente, de acordo com a gravidade e necessidade de intervenção para amenizar o quadro.

Curso de Primeiros Socorros Básico Online Grátis

No curso gratuito de Primeiros Socorros da Prime Cursos serão abordados diversos procedimentos, que além de simples, ajudam em muito a salvar vidas em situações emergenciais antes da chegada do atendimento médico de emergência.

Na ocorrência de um acidente, alguns conhecimentos básicos e simples ajudam a diminuir o sofrimento do acidentado e também evitam algumas complicações futuras no local lesionado, até mesmo podendo salvar a vida da vítima. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.