O que é Duimp e como ela afeta sua empresa?

o que é DUIMP

O processo de importação tem passado por diversas reformulações nos últimos anos, e uma delas é a nova DUIMP, que promete grandes mudanças em relação à agilidade no processo de forma geral. Mas você sabe o que é DUIMP e como ela afeta sua empresa?

Enviar e receber mercadorias de fora do país nunca foi algo tão recorrente em nossa cultura. Embora muitas pessoas e empresas já compravam fora do Brasil, hoje em dia essa prática tem se tornado cada vez mais comum, especialmente em grandes comércios.

Entenda a seguir o que é DUIMP e como ela impacta o processo de importação das empresas!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é DUIMP?

DIUMP é a sigla referente à Declaração Única de Importação, um documento eletrônico que reúne todas as informações aduaneiras, comerciais, administrativas, financeiras e fiscais no que se refere ao controle das importações pelos órgãos de administração pública brasileira.

a DUIMP é uma declaração de importação criada para simplificar os processos e diminuir prazos
a DUIMP é uma declaração de importação criada para simplificar os processos e diminuir prazos

Isso significa que a DUIMP veio para substituir a DI – Declaração de Importação – e a DSI – Declaração Simplificada de Importação. Porém, o documento não substitui a LI – Licença de Importação – que agora deverá dar lugar ao LPCO – Licenças, Permissões, Certificados e Outros documentos.

Como será o novo processo de importação?

Com a nova declaração, o processo de importação vem sofrendo mudanças desde 2 de outubro de 2018, e a expectativa é que haja cada vez mais agilidade e economia nos processos do comércio exterior.

Afinal, essa mudança foi projetada para facilitar o comércio exterior para empresas que fazem exportação e importação de produtos, a fim de diminuir custos e automatizar processos.

Como a DUIMP funciona?

Com essa nova forma de declaração, as mercadorias são transferidas das zonas primária e secundária sem a necessidade de uma autorização complementar. Em casos de embarques de mercadorias com características semelhantes, por exemplo, é necessário apenas o licenciamento de importação.

Quais foram as mudanças com a chegada da DUIMP?

A principal mudança é que a DUIMP agora faz o registro antecipado da mercadoria, permitindo parametrização durante o trânsito, a fim de que o produto chegue ao destino desembaraçado e sem necessitar de um armazenamento final.

Com as mudanças, os produtos podem agora ser transportados das zonas primárias e secundárias sem precisar de outras autorizações burocráticas, agilizando e facilitando os processos para as empresas. Como resultado, o período de importação diminuiu cerca de 40%.

Junto a isso a segurança das informações aumentou, e os procedimentos foram flexibilizados, beneficiando as empresas que desejam fazer negócios no comércio exterior.

Outras mudanças que já foram integradas ou que estão previstas para serem integradas nos próximos anos são:

Catálogo de produtos

Para facilitar o preenchimento do documento, utiliza-se um banco de dados de produtos e operadores estrangeiros, e essa gestão pode ser feita pelo próprio importador. Nesse catálogo a empresa pode se beneficiar com:

  • melhorias na qualidade da descrição dos produtos cadastrados;
  • informações sobre o produto armazenadas e fornecidas apenas uma vez;
  • segurança nas etapas de classificação final;
  • informações, atributos e imagens mais organizadas para facilitar o tratamento administrativo, análise de riscos e fiscalizações;
  • licença para os produtos.

Zona primária

Quando a carga é identificada, a DUIMP permite que o despacho parcial da segunda carga seja feita sem necessidade de novos documentos. Com isso, a agilidade nas operações consegue reduzir grande parte das burocracias de cada etapa do processo.

Centralização do pagamento

Para acompanhar as mudanças, o Portal único da Siscomex criou um módulo de Pagamento Centralizado, a fim de otimizar o recolhimento de tarifas, tributos e taxas de comércio exterior.

com a centralização do pagamento, as taxas e tributos podem ser pagas de uma maneira mais simplificada
com a centralização do pagamento, as taxas e tributos podem ser pagas de uma maneira mais simplificada

Como resultado, os processos se tornaram mais seguros, efetivos e simplificados.

Quais os principais benefícios da DUIMP para as empresas que trabalham com o comércio exterior?

As principais vantagens para as empresas que importam e exportam mercadorias são:

  • centralização de processos, onde é possível acessar todas as informações em um ambiente único, reduzindo a necessidade de preencher diversos formulários;
  • flexibilização de procedimentos, garantindo rapidez na hora de conceder as licenças;
  • diminuição da burocracia, graças a otimização dos processos e diminuição do tempo necessário para concluir as etapas;
  • validação automática, permitindo que os dados da DUIMP sejam comprovados para liberar a operação automaticamente pelo módulo de licenciamento.

Depois de ver o que é DUIMP e como ela impactou o mercado do comércio exterior, ficou mais fácil visualizar os benefícios que a nova declaração trouxe para as empresas. Além de otimizar os processos, a DUIMP ainda reduz custos e aumenta a segurança para as empresas.

Curso de Comércio Exterior Online Grátis

Em nosso curso grátis de Comércio Exterior você aprenderá os tipos de pagamento no comércio exterior, operações e condições de compra e venda, SISCOMEX e seu funcionamento, importação e exportação, tudo isso atraves do ótimo conteúdo programático que começa desde a Introdução ao Comércio Exterior, Operações e Condições de Compra e Venda, Tipos de Pagamentos no Comércio Exterior, Classificação Fiscal de Mercadorias, SISCOMEX, Tratamento Administrativo na Importação e Tratamento Administrativo na Exportação.

https://youtu.be/MzUeIpGYUZo

Aproveite agora e faça sua inscrião no curso 100% gratuito de Comércio Exterior para atualizar seu Currículo e aumentar suas chances para conquistar um bom emprego, aumentar suas chances de promoção no emprego atual, completar horas em atividades Extracurriculares e muito mais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui