Meio Ambiente: entenda a NR 25 e o que são os resíduos industriais

    Preservar o meio ambiente é assegurar a vida de milhões de pessoas (Créditos Pixabay)
    Preservar o meio ambiente é assegurar a vida de milhões de pessoas (Créditos Pixabay)
    Preservar o meio ambiente é assegurar a vida de milhões de pessoas (Créditos Pixabay)

    A norma regulamentadora 25 constitui medidas preventivas sobre o destino final dos resíduos industriais, assegurando a saúde e a segurança dos envolvidos. Os resíduos industriais podem vir de diversas indústrias, seja do setor metalúrgico, químico, papelaria, automotivo, de alimentos, entre outros. Podemos incluir nessa área os produtos químicos (pesticidas, solvente), os metais (mercúrio, chumbo) e os solventes químicos.

    Para ser considerado perigoso, as propriedades existentes nos resíduos podem ter função físico-químicas ou infectocontagiosas. Por isso, esta norma se preocupa principalmente com a exposição aos produtos químicos e biológicos presentes nos resíduos industriais. A variedade de detritos que devem ser eliminados do ambiente de trabalho é classificada como:

    – Gasoso
    – Resíduos alcalinos ou ácidos
    – Óleos
    – Plásticos
    – Papel
    – Fibras, borrachas, madeira
    – Vidros
    – Cerâmica
    – Lodos, cinzas
    – Metal, escórias

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    As agressões ao meio ambiente devido a grande quantidade de resíduos descartados na natureza é um dos maiores desafios a ser combatido. Segundo o Plano Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), mais de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são coletados em todo o Brasil, e desse total, 42% são enviados para lixões e aterros, considerados inadequados ambientalmente.

    O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão responsável por elaborar as diretrizes de implementação da Política Nacional de Meio Ambiente. A lei 12.305/2010 só reforça as normas já determinadas pelo CONAMA e, ainda, obriga as empresas a encontrar um destino para os resíduos dos produtos utilizados.

    Curso gratuito sobre a Norma Regulamentadora 25

    No site da Prime Cursos você pode estudar este curso e tantos outros na área de Segurança no Trabalho. Basta cadastrar-se no portal, assinar o curso e abrir as lições. Quando você finalizar os estudos, poderá realizar a avaliação, se a nota obtida for igual ou maior que 6.0, o certificado (opcional) poderá ser solicitado.

    Existem inúmeras vantagens em estudar cursos online, desde a flexibilidade de horários, escolher o local de onde quer estudar, não gastar com locomoção, certificado reconhecido em todo território nacional, carga horária reduzida, preço acessível, entre outros. Os cursos estão disponíveis para todos, não há idade mínima e nem precisa ter escolaridade anterior.

    Neste curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais, o conteúdo programático é dividido em 13 lições para facilitar a compreensão do assunto proposto. Veja:

    • O que são resíduos industriais?
    • O que diz a Norma NR 25
    • Classes de Resíduos Industriais
    • Resíduos Gasosos
    • Resíduos Sólidos
    • Resíduos Líquidos
    • Resíduos Radioativos
    • Resíduos de Risco Biológico
    • O Acidente com o Lixo Hospitalar Radioativo de Goiânia (1987)
    • Fiscalização Ambiental
    • Responsabilidades do Empregador
    • Vídeos Complementares
    • Bibliografia/Links Recomendados

    Acompanhe na reportagem abaixo, o destino dos resíduos industriais e as alternativas que as empresas encontram para reutilizá-los:


    Créditos canal Estevam Guerra / Via YouTube

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    15 COMENTÁRIOS

    1. Caramba que coisa inpresionante, gostaria de ver isso de perto e ter essa telha na minha casa! Adoro essas reportagens pq gosto do meio ambiente! Parabenssssssssssss

    2. Obrigado pela atenção e pelo texto. Vou me inscrever, também nesse curso. Ainda não dei início ao de Gestão Ambiental, estou matriculada. Pretendo iniciar daqui a alguns dias,

    3. É muito bom a humanidade ter educação e respeito pelo meio ambiente. Este ano a Campanha da Fraternidade nos chama a atenção para a destruição ambiental, nos convida a respeitar e proteger a natureza. Muito bom esta iniciativa da Prime curso.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui