O que o cuidador de idosos não pode fazer durante seu trabalho?

o que o cuidador de idosos não pode fazer
o cuidador de idosos deve ser paciente e tentar entender os sentimentos da pessoa de terceira idade

A principal função de um cuidador de idosos é zelar pelo conforto e bem-estar do paciente de terceira idade. Nisso estão incluídas diversas tarefas relacionadas à saúde do idoso e ao ambiente em sua volta. Mas você sabe o que o cuidador de idosos não pode fazer?

Embora muitas pessoas acabem confundindo, o cuidador de idoso não necessariamente é um profissional técnico de enfermagem, além de que algumas funções extras não podem ser exigidas de quem trabalha nesse ramo como faxinas, por exemplo. 

Porém, também é importante ressaltar que o cuidador de idoso deve sempre preservar o ambiente limpo, mesmo que não seja de sua responsabilidade a faxina da casa.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
cuidador de idoso auxiliando na leitura
veja o que o cuidador de idosos não pode fazer no artigo a seguir

Para que você entenda melhor o que um cuidador de idoso não pode fazer durante o seu trabalho, separamos tópicos explicativos sobre cada uma dessas funções. Veja a seguir!

O que o cuidador de idosos não pode fazer?

Indicar ou receitar medicamentos ou tratamentos

A saúde do idoso é uma das responsabilidades mais importantes do cuidador, mas isso não significa que  ele possa receitar medicamentos ou tratamentos para o idoso, já que isso vai além da sua capacitação.

Isso inclui até mesmo analgésicos para dores musculares ou dores de cabeça, que podem causar interações medicamentosas perigosas para a saúde do paciente.

Contudo, fica sob responsabilidade do cuidador de idosos administrar os medicamentos receitados pelo médico via oral para o paciente, e também identificar situações emergenciais a fim de pedir ajuda. 

Também é proibido que esse profissional faça o diagnóstico do quadro do paciente e recomende tratamentos para o problema ou doença.

idoso tomando medicamento
o cuidador de idoso pode ajudar na administração do medicamento receitado pelo médico

O profissional pode, no entanto, acompanhar o paciente em consultas médicas, realização de exames e também ajudá-lo em caminhadas e exercícios físicos moderados para promover um maior bem-estar e melhorar a saúde, lembrando-se de sempre informar o médico a respeito de atividades físicas que estão sendo realizadas.

Administrar medicamentos que não sejam orais

Os medicamentos administrados via subcutânea, por exemplo, só devem ser aplicados por um profissional da enfermagem, assim como as aplicações de vacinas. Isso porque é necessário um conhecimento prévio desse tipo de procedimento para evitar que o idoso sofra lesões ou que o medicamento seja aplicado de forma indevida.

Higienização de ferimentos graves

Ferimentos leves podem, sim, ser tratados pelo cuidador de idosos que recebeu as instruções do profissional da saúde. Isso inclui a higienização e troca de curativos de cortes e feridas que não sejam profundas. 

Contudo, para ferimentos mais graves e pontos de cirurgia, é necessário que um enfermeiro ou técnico de enfermagem auxilie o idoso.

Isso porque que nesses casos é muito importante saber a forma correta de higienizar para evitar possíveis infecções, que podem colocar a vida do paciente em risco.

Realocação de sondas

As sondas alimentares ou vesical devem ser colocadas e realocadas apenas por um especialista caso elas saiam do lugar. Por ser um procedimento sério, é preciso muito conhecimento para lidar com esse tipo de equipamento usado pelo idoso.

Na hora de fazer a limpeza das sondas é muito importante que o cuidador de idoso receba as orientações de um profissional para fazer a esterilização correta.

Leia também O que faz um cuidador de idosos? Quais suas responsabilidades?

Cuidar de idosos que estão recebendo tratamento médico em casa

Alguns pacientes idosos que recebem tratamentos médicos em casa, o famoso home care, só podem receber cuidados de especialistas em enfermagem. Isso porque em grande parte desses casos o idoso deve ser monitorado por meio de equipamentos de suporte de vida, já que apesar de estar estável, ainda continua necessitando de cuidados de saúde contínuos.

enfermeira cuidando de idosa
pacientes em home care devem ser assistidos por um técnico de enfermagem

Com isso, é necessário ter um conhecimento básico a respeito desses equipamentos, como posicioná-los corretamente, a forma de ligá-los etc.

Coletar sangue para exames laboratoriais

O cuidador de idoso não pode colher sangue para a realização de exames específicos, já que essa técnica também exige conhecimento técnico. Nesse caso é necessário a contratação de um técnico de enfermagem principalmente se o paciente não conseguir se locomover com facilidade ou estiver internado em casa e não possa se levantar.

Executar exames de diagnósticos

Assim como o cuidador de idoso não pode colher o sangue para a realização de exames laboratoriais, ele também não está apto a realizar exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria, por exemplo.

Afinal, assim como o caso anterior, também é preciso saber como manusear os equipamentos na hora de realizar os exames.

Medir a pressão

Os pacientes que sofrem com pressão arterial alta, hipotensão ou sofreram um AVC devem fazer o monitoramento diário com um profissional capacitado. De modo geral, os cuidadores de idosos não está aptos a essa atividade, sendo necessário um enfermeiro ou farmacêutico para essa função.

Agora que você viu o que um cuidador de idosos não pode fazer ficou mais fácil entender quais são suas responsabilidades e quando você deve pedir ajuda para executar outras funções que um profissional que cuida de pacientes de terceira idade não está habilitado.

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.

Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.

https://youtu.be/zjLpyp5BoDQ
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui