O que significa e como se tornar um “polímata”?

Será que você é ou conhece uma pessoa polímata? Bom, polímata é a pessoa que sabe muito sobre diversas coisas. Mas não aquela que apenas diz que sabe, ou que conhece um pouco de tudo, mas sim aquela que realmente tem conhecimento sobre várias áreas, estuda e se aprofunda no assunto.

“Um polímata (do grego πολυμαθής, transl. polymathēs, lit. “aquele que aprendeu muito”) é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos. Muitos dos cientistas antigos foram polímatas de acordo com os padrões atuais.”

Wikipedia

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Esse conceito nasceu na época do Renascimento, pois era comum que um cientista, por exemplo, soubesse muito sobre diferentes aspectos do conhecimento, tornando-se um polímata.

É possível observar como a tecnologia se atualiza constantamente, e por isso, a característica mais importante para os profissionais de hoje e do futuro será a capacidade de inovação, adaptação e de ser flexível. Ou seja, aprender algo novo e se adaptar com isso. São os profissionais chamados de “profissionais 360 graus“, que chegaram com a revolução digital e se destacam cada vez mais na carreira.

Leonardo da Vinci, polímata, é considerado um gênio nas áreas mais distintas
Leonardo da Vinci, polímata, é considerado um gênio nas áreas mais distintas

A inovação tecnológica fez com que até algumas profissões mais requisitas de 20 anos atrás hoje nem existam mais. As pessoas precisam estar prepararadas para fazer atividades que nem sequer existem ainda.

Por que ser um polímata?

Uma pessoa polímata é criativa, tem mais disposição para aprender coisas novas, e também é uma pessoa muito interessante, pois tem sempre conteúdo para para qualquer conversa. Ao estudar sobre assuntos diferentes, você condiciona a sua mente para que ela seja uma constante aprendiz.

Como se tornar um polímata?

Antes de tudo é importante saber que você não irá se tornar um polímata da noite para o dia. É preciso começar devagar, e dar um passo de cada vez. Foque em duas ou no máximo três coisas simultaneamente. Depois que sentir que já tem domínio total delas, pode expandir e se aprofundar em novas áreas.

Decida quais são as áreas de seu interesse

O primeiro passo é definir muito bem quais as suas áreas de interesse, ou seja, aquelas que estão de acordo com seus interesses pessoais, sua carreira ou aptidões naturais. Liste todas as coisas que você tem interesse em aprender, apenas por hobby ou profissionalmente. Escolha também as áreas que você já tenha algum conhecimento, e que se interagem. Muitos polímatas aplicam um conhecimento no outro, como por exemplo, literatura e história; engenharia e arte.

Faça uma lista de tudo o que você deseja aprender!
Faça uma lista de tudo o que você deseja aprender!

Faça cursos online e assista paletras

Outra ótima opção é assistir palestras, tanto ao vivo quanto pelo Youtube. Outra sugestão é estudar online, e como já falamos aqui, na Prime Cursos você pode fazer quantos cursos desejar e de diferentes áreas, todos online e gratuitos.

Leia muito

Se você deseja se tornar um polímata, saiba que você deverá adotar o hábito da leitura. É meio óbvio, mas ler é fundamental e é sim a melhor fonte de conhecimento. E não estamos falando apenas de livros, mas também de revistas, artigos, jornais e tudo o que for importante para o seu aprendizado. Que tal uma inspiração? Winston Churchill foi um militar estadista e escritor britânico. Foi o Primeiro Ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill tinha traços de polímata, pois tinha conhecimento sobre diversas áreas, e especula-se que ele leu mais de 5 mil livros!

A leitura é a melhor maneira de aprender!
A leitura é a melhor maneira de aprender!

Converse e interaja

Cerque-se de pessoas que tenham interesses parecidos com os seus! Isso irá render uma excelente troca de informações. Ouça com atenção, compartilhe o conhecimento que você já sabe, e obtenha valiosas e importantes discussões. Lembre-se que sempre é possível aprender algo novo com a experiência de outras pessoas!

Assista documentários

É possível aprender muito vendo vídeos no YouTube, documentários em alguns canais de televisão ou no Netflix. O ideal é unir a leitura com outros meios de aprendizado, assim fica mais fácil e divertido de estudar.

Aprenda muito com os vídeos e documentários!
Aprenda muito com os vídeos e documentários!

A dica final é: leia livros, veja vídeos, faça cursos e converse com outras pessoas sobre os assuntos que está aprendendo! Assim será muito mais fácil de aprender e se aperfeiçoar em diversas áreas.

Separe um tempinho todos os dias para investir em conhecimento. Troque a novela por um documentário ou uma palestra no YouTube, ou então aqueles minutos perdidos nas redes sociais por um curso online. Não, você não precisa deixar de fazer as coisas que gosta, mas se deseja se tornar um polímata, precisa se esforçar a dedicar o seu tempo ao conhecimento! Tenha foco, persistência e muita curiosidade para aprender cada vez mais! 🙂

Pronto para se tornar um polímata? Se sim, boa sorte e bons estudos!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

14 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito como é importantemente. Sabemos de que esse asurto nos torna uma pessoa melhor porque o conhecimento nos enxerga muito mais do que os nosso olhos veres

  2. Legal…gostei da dica pois me considero um polimata..tenho conhecimento em manutencao de diversas areas … ate me chamam de 1001 utilidades…tava preocupado…achei que nao era normal..vlw

  3. Eu quero ser um polimata;;porque eu quero ser um polímata?Eu respondo:estou cansado de exercer as minhas profissões e não ter o devido respeito e reconhecimento pelas tal!!digo e provo;trabalhei como montador em Capotaria,porteiro de edifícios,vendedor externo,vendedor interno,aux.ser.gerais,office Boy,aux.de caixa;fiz instalação básica hidráulica;mapeador de Clientes p/diversas empresas;garçom(sm assinatura)comprador,borracheiro (4profissão na msm empresa)(locução em lojas e etc;grato a Equipe da PRIME CURSOS ppr esse espaço,Edimilson L.Xavier.

    • você é reconhecido por mim cara, fez o melhor que pode em cada profissão dessa, seu sobrenome é experiência e você é um dos mestres nisso… Experiência, você é um sábio que eu gostaria de aprender com * reverencia*

  4. Ola;Li como se tornar um Polímata;e descobri que tem algo parecido com o que estou vivenciando ultimamente;aqui vai,diz se;focar em pelo menos tres coisas;estou focado em cinco;São:vendedor externo de confecções,vendedor Materiais de limpeza;propaganda p,empresas;cursando Direto penal básico e escrevendo um livro;;mas quero mais,me ajudem com algum conteúdo pra memorização;GRATO a todos,forte abraço.

  5. Não, não conhecia o vocábulo polímata. Se quisesse me referir ao seu significado, que acabo de aprender, diria polivalente. Agora, graças a Prime, farei referência com precisão vocabular. Não sou polímata, pois não conheço A FUNDO várias matérias. Entretanto, desde muito cedo, interesso-me por conhecer TUDO que se me apresenta. Ainda criança, quando recebia um presente, elétrico ou não, ficava não só feliz por recebê-lo, mas intrigado por entender o seu mecanismo. Sempre tive uma intensa fome de saber. Ela é insaciável. Nunca me conformo em ver uma coisa e não entender a sua constituição. Leio tudo que me cai às mãos. Procuro aprender tudo que posso. Ainda assim, não sou um polímata, pois conforme aprendi, aqui, com Prime, não basta ter conhecimentos aligeirados sobre as matérias; é preciso um conhecimento de causa profundo. Então, sabendo disto, aprofundarei o meu saber a respeito de o máximo de matérias, respeitando, claro, minhas limitações. Sou aluno da Prime, sou leitor de todos os seus artigos. Tenho registrado em comentários que lhes envio: para mim, vocês são um excelente Curso Superior em relação a um ENORME leque de conhecimentos. O artigo de hoje reputo como um dos mais significativos para mim. OBRIGADO, Prime! Deus continue iluminando vocês!

  6. Estou tentando ser,um dê-les , porém todos os dias estou lendo e relendo ,livro de diversos assuntos, tanto online, com físico..

  7. Eu sou um polímata, pois atuo há 21 anos com Marketing Digital e há 8 anos com apresentações com Prezi. Dei uma guinada para Educação Maker e lancei projeto Origami.club. Também ministro palestras profissionalmente.

    P.S. corrigir PALETRAS 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui