Como o Yoga e a Meditação podem ajudar na carreira

Você sabia que a prática do Yoga e da Meditação podem trazer diversos benefícios para a sua carreira? Essas duas atividades são uma poderosa combinação que trazem paz para a mente e para o corpo, e, consequentemente, muitos pontos positivos para todas as áreas da vida. Afinal, é com uma mente limpa e tranquila que a criatividade e a inovação aparecem.

Além disso, com um mercado de trabalho tão disputado, não basta apenas ser o profissional mais qualificado, cheio de conhecimentos e diplomas. É fundamental ter um diferencial para se destacar entre tantos profissionais qualificados. Dessa forma, o Yoga e a Meditação podem ajudar a alcançar melhores resultados na vida profissional.

Mas por que essas atividades podem ser benéficas para a carreira? Simples: as pessoas estão cada vez mais ansiosas, e a ansiedade atrapalha o foco, a concentração e a criatividade – habilidades essenciais para se destacar e alcançar o sucesso.

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Outro problema que atrapalha muitos profissionais é a depressão, que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo até 2020.

Dessa forma, pessoas que praticam yoga e meditação constantemente, conseguem melhorar esses aspectos, ou seja, diminuindo a ansiedade e a depressão, e aumentando a saúde, a concentração e o aprendizado. Veja abaixo mais benefícios do Yoga e da Meditação para a vida pessoal e, consequentemente, profissional:

Mais concentração

De acordo com estudos em Harvard, não apenas a atenção, como também a memória, podem ganhar mais consistência e “firmeza” com o hábito da meditação diária. Dessa forma, o foco e a concentração de praticantes de yoga e meditação aumentam imensamente, melhorando os estudos e contribuindo com performances de destaque no trabalho.

Menos ansiedade

A ansiedade pode deixar a mente e o corpo acelerados, criando diversos transtornos e crises. Uma pessoa ansiosa não consegue trabalhar com foco, porque está com mil pensamentos sobre o futuro. Em contrapartida, tanto o yoga, quanto a prática da meditação, podem aliviar esse problema. Ao contrário da ansiedade que é pura agitação, o yoga e a meditação promovem relaxamento e trazem paz. Como trabalham muito a respiração, essas atividades melhoram a organização dos pensamentos e, com o tempo, ainda ajudam a diminuir a adrenalina e o cortisol, hormônios associados à ansiedade e depressão.

De acordo com pesquisas, para diminuir a ansiedade e obter esses benefícios, o ideal é meditar diariamente por 30 minutos.

Mais energia ao cérebro

De acordo com uma pesquisa realidade na Universidade de Waterloo, no Canadá, é necessário dedicar apenas 25 minutos do dia para o yoga e a meditação, para perceber uma mudança de comportamento. Os resultados do estudo comprovam que esse tempo já é suficiente para estimular habilidades cognitivas relacionadas ao campo comportamental.

Com a prática diária é possível ter um maior controle sobre os pensamentos, julgamentos e ações rápidas. O Yoga também pode dar mais energia ao cérebro, porque além de liberar endorfina, melhora a circulação do sangue no cérebro e minimiza pensamentos negativos.

Menos estresse

Os problemas do dia a dia continuarão aparecendo, porém, o que pode mudar com a prática do Yoga e da Meditação é a forma de lidar com esses incômodos.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, EUA, afirmou que pessoas que meditam há mais de 10 anos possuem um nível menor de cortisol e adrenalina – hormônios associados à ansiedade e depressão – quando comparadas com pessoas que não têm este hábito.

Além disso, durante a prática de meditação, a produção destes hormônios têm seu nível reduzido, auxiliando, dessa forma, para uma condição mais calma ao longo do dia.

Mais tranquilidade

A meditação e o Yoga trazem tranquilidade para a mente e o corpo. Dessa forma, é possível pensar com mais clareza, ser mais produtivo, e ter mais percepção.

Melhores relações

A prática de Yoga e Meditação também pode melhorar os relacionamentos pessoais. Afinal, uma mente tranquila e relaxada pode enfrentar de maneira mais consciente os problemas do cotidiano e melhorar a comunicação, trazendo, dessa forma, mais qualidade para as relações, não apenas com os colegas de trabalho, mas também com todas as pessoas presentes no seu dia a dia.

Mais produtividade

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Washington, EUA, a prática da meditação melhora a habilidade de realizar multitarefas, até nos momentos mais estressantes. Ou seja, a meditação pode aumentar a produtividade do profissional, melhorando a forma como lida com a rotina de trabalho e sua lista de tarefas. Dessa forma, o profissional se sente mais feliz e realizado com seus resultados, e consegue progredir cada vez mais.

Cognição e humor

De acordo com estudos publicados no site científico Elsevier, a prática de meditação por 4 dias já foi capaz de reduzir a ansiedade e a fadiga, e, ao mesmo tempo, aumentar a atenção e a consciência no momento presente. Além disso, a prática de meditação por 4 dias resultou em uma melhora no sistema cognitivo dos participantes e na maneira de lidar com situações difíceis.

“A criatividade e a inovação somente surgem de uma mente limpa. Quanto mais responsabilidades alguém tem, de mais energia calma precisa em seu sistema. Por isso os executivos de grandes empresas são tão beneficiados pelas técnicas de meditação”

Sri Sri Ravi Shankar

Como adicionar o Yoga e a meditação no dia a dia?

O Yoga não é apenas sobre posturas, e a meditação é muito mais do que sentar-se em posição de lótus. Existem diversos métodos com diferentes finalidades. O ideal é pesquisar e encontrar a prática que mais combina com você e se encaixa no dia a dia. Aliás, hoje em dia existem diversos aplicativos que podem ajudar. No Youtube você também encontra vários vídeos sobre o tema.

Além disso, você também pode estudar online e aprender mais sobre yoga com a Prime Cursos, que lançou recentemente o CURSO DE INTRODUÇÃO AO YOGA. Este curso online é recomendado para estudantes da prática, profissionais, e também para todos aqueles que desejam aprender mais sobre essa filosofia que, através de disciplinas tradicionais, trabalha a mente e o corpo. Neste curso online e gratuito, o aluno aprende sobre a história do Yoga, a importância da respiração (Pranayamas), os benefícios da prática, posturas, mantras, mudras e muito mais!

Como você pode perceber, o Yoga e a Meditação podem ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, com uma mente mais calma e tranquila, é possível pensar e agir com mais consciência, foco e atenção. Ao adicionar essas atividades no dia a dia, contribuímos para a nossa própria evolução, e, consequentemente, com um mundo melhor!

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E você, já é praticante de Yoga e Meditação? Deixe o seu comentário!

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4 COMENTÁRIOS

  1. ]]]Acho maravilhoso o PrimeCursos e, também maravilhosa ]essa apresentação da pratica de introdução a Yoga! Eu que devo me ajustar aos cursos e faze-los com mais capricho e persistência! Muito obrigado, Marne Dulinski

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  2. Mais uma vez, meus Parabéns, PRIME! O trabalho de os Senhores continua excepcionalmente EXCELENTE! Muito, muito Feliz a inserção deste “Curso de Introdução ao Yoga”! Faço votos que esta Instituição de Ensino continue obrando com a qualidade de sempre! Na qualidade de aluno matriculado em vários Cursos da PRIME, afirmo: o Magistério de os Senhores é singular.
    Forte Abraço,
    Luís Monteiro.

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