|

Como o Yoga e a Meditação podem ajudar na carreira

Você sabia que a prática do Yoga e da Meditação podem trazer diversos benefícios para a sua carreira? Essas duas atividades são uma poderosa combinação que trazem paz para a mente e para o corpo, e, consequentemente, muitos pontos positivos para todas as áreas da vida. Afinal, é com uma mente limpa e tranquila que a criatividade e a inovação aparecem.

Além disso, com um mercado de trabalho tão disputado, não basta apenas ser o profissional mais qualificado, cheio de conhecimentos e diplomas. É fundamental ter um diferencial para se destacar entre tantos profissionais qualificados. Dessa forma, o Yoga e a Meditação podem ajudar a alcançar melhores resultados na vida profissional.

Mas por que essas atividades podem ser benéficas para a carreira? Simples: as pessoas estão cada vez mais ansiosas, e a ansiedade atrapalha o foco, a concentração e a criatividade – habilidades essenciais para se destacar e alcançar o sucesso.

Outro problema que atrapalha muitos profissionais é a depressão, que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo até 2020.

Dessa forma, pessoas que praticam yoga e meditação constantemente, conseguem melhorar esses aspectos, ou seja, diminuindo a ansiedade e a depressão, e aumentando a saúde, a concentração e o aprendizado. Veja abaixo mais benefícios do Yoga e da Meditação para a vida pessoal e, consequentemente, profissional:

Mais concentração

De acordo com estudos em Harvard, não apenas a atenção, como também a memória, podem ganhar mais consistência e “firmeza” com o hábito da meditação diária. Dessa forma, o foco e a concentração de praticantes de yoga e meditação aumentam imensamente, melhorando os estudos e contribuindo com performances de destaque no trabalho.

Menos ansiedade

A ansiedade pode deixar a mente e o corpo acelerados, criando diversos transtornos e crises. Uma pessoa ansiosa não consegue trabalhar com foco, porque está com mil pensamentos sobre o futuro. Em contrapartida, tanto o yoga, quanto a prática da meditação, podem aliviar esse problema. Ao contrário da ansiedade que é pura agitação, o yoga e a meditação promovem relaxamento e trazem paz. Como trabalham muito a respiração, essas atividades melhoram a organização dos pensamentos e, com o tempo, ainda ajudam a diminuir a adrenalina e o cortisol, hormônios associados à ansiedade e depressão.

De acordo com pesquisas, para diminuir a ansiedade e obter esses benefícios, o ideal é meditar diariamente por 30 minutos.

Mais energia ao cérebro

De acordo com uma pesquisa realidade na Universidade de Waterloo, no Canadá, é necessário dedicar apenas 25 minutos do dia para o yoga e a meditação, para perceber uma mudança de comportamento. Os resultados do estudo comprovam que esse tempo já é suficiente para estimular habilidades cognitivas relacionadas ao campo comportamental.

Com a prática diária é possível ter um maior controle sobre os pensamentos, julgamentos e ações rápidas. O Yoga também pode dar mais energia ao cérebro, porque além de liberar endorfina, melhora a circulação do sangue no cérebro e minimiza pensamentos negativos.

Menos estresse

Os problemas do dia a dia continuarão aparecendo, porém, o que pode mudar com a prática do Yoga e da Meditação é a forma de lidar com esses incômodos.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, EUA, afirmou que pessoas que meditam há mais de 10 anos possuem um nível menor de cortisol e adrenalina – hormônios associados à ansiedade e depressão – quando comparadas com pessoas que não têm este hábito.

Além disso, durante a prática de meditação, a produção destes hormônios têm seu nível reduzido, auxiliando, dessa forma, para uma condição mais calma ao longo do dia.

Mais tranquilidade

A meditação e o Yoga trazem tranquilidade para a mente e o corpo. Dessa forma, é possível pensar com mais clareza, ser mais produtivo, e ter mais percepção.

Melhores relações

A prática de Yoga e Meditação também pode melhorar os relacionamentos pessoais. Afinal, uma mente tranquila e relaxada pode enfrentar de maneira mais consciente os problemas do cotidiano e melhorar a comunicação, trazendo, dessa forma, mais qualidade para as relações, não apenas com os colegas de trabalho, mas também com todas as pessoas presentes no seu dia a dia.

Mais produtividade

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Washington, EUA, a prática da meditação melhora a habilidade de realizar multitarefas, até nos momentos mais estressantes. Ou seja, a meditação pode aumentar a produtividade do profissional, melhorando a forma como lida com a rotina de trabalho e sua lista de tarefas. Dessa forma, o profissional se sente mais feliz e realizado com seus resultados, e consegue progredir cada vez mais.

Cognição e humor

De acordo com estudos publicados no site científico Elsevier, a prática de meditação por 4 dias já foi capaz de reduzir a ansiedade e a fadiga, e, ao mesmo tempo, aumentar a atenção e a consciência no momento presente. Além disso, a prática de meditação por 4 dias resultou em uma melhora no sistema cognitivo dos participantes e na maneira de lidar com situações difíceis.

“A criatividade e a inovação somente surgem de uma mente limpa. Quanto mais responsabilidades alguém tem, de mais energia calma precisa em seu sistema. Por isso os executivos de grandes empresas são tão beneficiados pelas técnicas de meditação”

Sri Sri Ravi Shankar

Como adicionar o Yoga e a meditação no dia a dia?

O Yoga não é apenas sobre posturas, e a meditação é muito mais do que sentar-se em posição de lótus. Existem diversos métodos com diferentes finalidades. O ideal é pesquisar e encontrar a prática que mais combina com você e se encaixa no dia a dia. Aliás, hoje em dia existem diversos aplicativos que podem ajudar. No Youtube você também encontra vários vídeos sobre o tema.

Além disso, você também pode estudar online e aprender mais sobre yoga com a Prime Cursos, que lançou recentemente o CURSO DE INTRODUÇÃO AO YOGA. Este curso online é recomendado para estudantes da prática, profissionais, e também para todos aqueles que desejam aprender mais sobre essa filosofia que, através de disciplinas tradicionais, trabalha a mente e o corpo. Neste curso online e gratuito, o aluno aprende sobre a história do Yoga, a importância da respiração (Pranayamas), os benefícios da prática, posturas, mantras, mudras e muito mais!

Como você pode perceber, o Yoga e a Meditação podem ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, com uma mente mais calma e tranquila, é possível pensar e agir com mais consciência, foco e atenção. Ao adicionar essas atividades no dia a dia, contribuímos para a nossa própria evolução, e, consequentemente, com um mundo melhor!

Se você gostou deste artigo, veja também outros temas relacionados:

5 frases de Paramahansa Yogananda para te inspirar
Como melhorar sua concentração com a Neurociência
Dica: O Milagre da Manhã – Hal Elrod
Como treinar o cérebro para manter pensamentos positivos
6 Dicas de relaxamento para quem está cansado da rotina
Como a inteligência emocional pode ajudar na carreira

E você, já é praticante de Yoga e Meditação? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

5 Comentários

  1. Marne Dulinski disse:

    ]]]Acho maravilhoso o PrimeCursos e, também maravilhosa ]essa apresentação da pratica de introdução a Yoga! Eu que devo me ajustar aos cursos e faze-los com mais capricho e persistência! Muito obrigado, Marne Dulinski

    ]

    ]

  2. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Mais uma vez, meus Parabéns, PRIME! O trabalho de os Senhores continua excepcionalmente EXCELENTE! Muito, muito Feliz a inserção deste “Curso de Introdução ao Yoga”! Faço votos que esta Instituição de Ensino continue obrando com a qualidade de sempre! Na qualidade de aluno matriculado em vários Cursos da PRIME, afirmo: o Magistério de os Senhores é singular.
    Forte Abraço,
    Luís Monteiro.

  3. Ja ouvi relatos de amigos falando que realmente mudaram o estado de ansiedade e stress somente incluindo praticas da yoga, acredito que realmente faz diferença. Até no humor.

  4. Posso dizer claramente que houve uma melhora muito grande profissionalmente para mim depois que aprendi e comecei a meditar da forma correta. Recomendo a todos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.