O que não deve ser feito durante os primeiros socorros?

não deve ser feito durante os primeiros socorros

Saber as técnicas usadas em primeiros socorros é um conhecimento essencial para salvar vidas, seja em acidentes domésticos ou acidentes que acontecem ao nosso redor. Em contrapartida, além de saber o que você deve fazer nessas situações, você também precisa entender o que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros para evitar possíveis complicações.

Isso acontece porque em alguns casos específicos, certas ações podem piorar a condição da vítima, causando complicações no quadro e acabar interferindo nos primeiros socorros, resultando em respostas diferentes da esperada nas condições da vítima.

Pensando em lhe auxiliar, separamos um post com as principais ações que você deve evitar quando estiver prestando os primeiros socorros a alguém. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros?

Massagens cardíacas sem necessidade

Embora a massagem cardíaca possa salvar a vida dos pacientes que estão sofrendo com um ataque do coração, realizar o procedimento da forma errada pode danificar os pulmões, coração e até mesmo fraturar as costelas.

um dos erros mais comuns é realizar massagem cardíaca sem necessidade
um dos erros mais comuns é realizar massagem cardíaca sem necessidade

Por isso, ela deve ser feita sempre em último caso quando o paciente estiver sem pulso, não estiver respirando ou não existir ambulâncias nas proximidades do local.

Nesses casos, enquanto alguém liga para o socorro, você deverá executar a massagem cardíaca de 100 compressões por minuto, lembrando-se de sempre realizar a massagem cardíaca em crianças com 2 dedos indicadores e nunca com a mão toda.

Higienizar a ferida com água oxigenada ou álcool

Sempre que nos machucamos ouvimos as pessoas mais velhas dizendo para lavarmos a região com água oxigenada ou álcool para desinfetar a ferida. Porém, isso pode fazer com as células sejam destruídas, retardando o processo de cicatrização da pele.

O mais recomendado é lavar machucados e ferimentos com água corrente e aplicar pomadas com antibiótico na composição, evitando ao máximo colocar gaze sem necessidade para que ela possa respirar e cicatrizar mais rápido.

Jogar a cabeça da vítima para trás quando o nariz está sangrando

Apesar de parecer um pouco lógico, jogar a cabeça para trás quando houver sangramentos nasais não faz com que ele pare de sangrar, podendo contribuir para que o sangue entre nos pulmões e ainda causando um aumento da pressão sanguínea na cabeça.

Nesses casos você deve deixar a cabeça baixa para que o sangue escorra para baixo e com a ajuda do polegar, tampe a narina que está sangrando por 15 minutos, respirando pela boca e aplique algo frio no nariz, podendo ser até mesmo uma compressa de gelo.

Caso o sangramento persista, procure ajuda médica.

Evitar o uso exagerado de paracetamol

Normalmente em casos domésticos de febre, um dos primeiros socorros antes de buscar ajuda médica é usar fármacos como paracetamol para baixar a temperatura. Por ser rico em acetaminofeno, o paracetamol reduz a dor e febre e ainda age como anti inflamatório. O problema é que uma dose em excesso pode causar insuficiências renal e hepática.

Para evitar overdose do medicamento, nunca dê acima de 1 grama do acetaminofeno por vez para adultos e nunca ultrapasse 4 gramas por dia.

Já para as crianças, consulte sempre um especialista para saber a quantidade ideal, tendo como base o peso da criança.

Estancar o sangue com um torniquete

Apertar um torniquete em uma ferida pode pressionar as extremidades, provocando necrose nos tecidos e resultando em uma amputação das partes lesionadas. Isso porque o torniquete não faz com que o sangue estanque, e apenas interrompe a circulação sanguínea no local.

A forma correta de estancar o sangue é colocando um pano limpo sob a ferida e pressioná-la durante pelo menos 20 minutos enquanto a ajuda médica não chega.

Provocar o vômito em casos de ingestão de produtos indevidos

Ingerir medicamentos que induzam ao vômito pode provocar queimaduras no esôfago e fazer com que o vômito fique entre os pulmões, e está entre o que não deve ser feito durante os primeiros socorros. Além disso, dependendo da substância, induzir ovômito pode causar queimaduras por todo o organismo, agravando ainda mais o quadro.

Caso o paciente tenha ingerido qualquer substância indevidamente, desde medicamentos em excesso até gasolina e água sanitária, chame ajuda médica imediata e não ofereça líquidos como água ou leite, que podem incitar o vômito do paciente.

A ajuda médica deve ser solicitada imediatamente, já que em alguns casos o envenenamento por substâncias químicas pode provocar a morte em até uma hora.

Tirar a vítima de dentro do veículo em acidentes de trânsito

As principais causas de mortes decorrentes de acidentes de trânsito estão ligadas a lesões no pescoço e coluna vertebral. Com isso, realizar qualquer tipo de movimento em pessoas que sofreram acidentes, tentando retirá-las de dentro do veículo pode levar a morte ou incapacidade de andar pelo resto da vida.

remover a vítima do local também é considerado um dos maiores erros
remover a vítima do local também é considerado um dos maiores erros

Você só deve remover o paciente de dentro do carro em casos extremos como quando o carro vai explodir ou se ele está prestes a cair de um barranco.

O correto a fazer é chamar ajuda médica imediatamente, e manter a vítima acordada se ainda não estiver desmaiado. Para isso, faça perguntas sobre o nome, idade, se tem filhos, onde trabalha e mantenha uma conversa estável para que ela não fique inconsciente.

Não sugue o veneno de picadas de cobras

Uma crença popular bastante conhecida é de sugar o veneno da cobra depois de uma picada. Porém, isso não ameniza os sintomas da picada e pode piorar o quadro, já que a saliva na ferida pode causar outra fonte de infecção, acelerando o envenenamento do corpo e causando edemas pulmonares e paradas cardíacas.

Quando alguém for picado por cobras, coloque a vítima em posição horizontal com a área afetada abaixo do nível do coração. Em seguida, chame a ambulância e detalhe o que aconteceu e qual tipo de animal realizou a picada. Além disso, não se esqueça de oferecer bastante líquido para a pessoa e se certificar de que a vítima se mova o mínimo possível.

Colocar uma colher na boca ou tirar a língua da vítima em convulsão para fora

Um dos maiores equívocos é acreditar que a pessoa irá se sufocar com a língua durante uma convulsão. Porém ao colocar uma colher dentro da boca para proteger a língua do paciente, você estará aumentando as chances de asfixia.

Quando presenciar uma vítima de convulsão, coloque-a deitada de lado e segure a cabeça para que não sofra grandes lesões.

Enquanto isso, peça para alguém chamar ajuda médica e certifique-se de que a pessoa ainda está respirando durante a crise.

Depois de ver o que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros, não deixe de estudar mais a fundo sobre esse assunto. Afinal, apenas se capacitando a nível técnico é possível aprender todos os procedimentos corretos do que você deve ou não fazer na hora de salvar a vida de uma pessoa com os socorros iniciais.

Curso de Primeiros Socorros Básico Online Grátis

No curso gratuito de Primeiros Socorros da Prime Cursos serão abordados diversos procedimentos, que além de simples, ajudam em muito a salvar vidas em situações emergenciais antes da chegada do atendimento médico de emergência.

Na ocorrência de um acidente, alguns conhecimentos básicos e simples ajudam a diminuir o sofrimento do acidentado e também evitam algumas complicações futuras no local lesionado, até mesmo podendo salvar a vida da vítima. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.