não deve ser feito durante os primeiros socorros

O que não deve ser feito durante os primeiros socorros?

Saber as técnicas usadas em primeiros socorros é um conhecimento essencial para salvar vidas, seja em acidentes domésticos ou acidentes que acontecem ao nosso redor. Em contrapartida, além de saber o que você deve fazer nessas situações, você também precisa entender o que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros para evitar possíveis complicações.

Isso acontece porque em alguns casos específicos, certas ações podem piorar a condição da vítima, causando complicações no quadro e acabar interferindo nos primeiros socorros, resultando em respostas diferentes da esperada nas condições da vítima.

Pensando em lhe auxiliar, separamos um post com as principais ações que você deve evitar quando estiver prestando os primeiros socorros a alguém. Confira!

O que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros?

Massagens cardíacas sem necessidade

Embora a massagem cardíaca possa salvar a vida dos pacientes que estão sofrendo com um ataque do coração, realizar o procedimento da forma errada pode danificar os pulmões, coração e até mesmo fraturar as costelas.

um dos erros mais comuns é realizar massagem cardíaca sem necessidade
um dos erros mais comuns é realizar massagem cardíaca sem necessidade

Por isso, ela deve ser feita sempre em último caso quando o paciente estiver sem pulso, não estiver respirando ou não existir ambulâncias nas proximidades do local.

Nesses casos, enquanto alguém liga para o socorro, você deverá executar a massagem cardíaca de 100 compressões por minuto, lembrando-se de sempre realizar a massagem cardíaca em crianças com 2 dedos indicadores e nunca com a mão toda.

Higienizar a ferida com água oxigenada ou álcool

Sempre que nos machucamos ouvimos as pessoas mais velhas dizendo para lavarmos a região com água oxigenada ou álcool para desinfetar a ferida. Porém, isso pode fazer com as células sejam destruídas, retardando o processo de cicatrização da pele.

O mais recomendado é lavar machucados e ferimentos com água corrente e aplicar pomadas com antibiótico na composição, evitando ao máximo colocar gaze sem necessidade para que ela possa respirar e cicatrizar mais rápido.

Jogar a cabeça da vítima para trás quando o nariz está sangrando

Apesar de parecer um pouco lógico, jogar a cabeça para trás quando houver sangramentos nasais não faz com que ele pare de sangrar, podendo contribuir para que o sangue entre nos pulmões e ainda causando um aumento da pressão sanguínea na cabeça.

Nesses casos você deve deixar a cabeça baixa para que o sangue escorra para baixo e com a ajuda do polegar, tampe a narina que está sangrando por 15 minutos, respirando pela boca e aplique algo frio no nariz, podendo ser até mesmo uma compressa de gelo.

Caso o sangramento persista, procure ajuda médica.

Evitar o uso exagerado de paracetamol

Normalmente em casos domésticos de febre, um dos primeiros socorros antes de buscar ajuda médica é usar fármacos como paracetamol para baixar a temperatura. Por ser rico em acetaminofeno, o paracetamol reduz a dor e febre e ainda age como anti inflamatório. O problema é que uma dose em excesso pode causar insuficiências renal e hepática.

Para evitar overdose do medicamento, nunca dê acima de 1 grama do acetaminofeno por vez para adultos e nunca ultrapasse 4 gramas por dia.

Já para as crianças, consulte sempre um especialista para saber a quantidade ideal, tendo como base o peso da criança.

Estancar o sangue com um torniquete

Apertar um torniquete em uma ferida pode pressionar as extremidades, provocando necrose nos tecidos e resultando em uma amputação das partes lesionadas. Isso porque o torniquete não faz com que o sangue estanque, e apenas interrompe a circulação sanguínea no local.

A forma correta de estancar o sangue é colocando um pano limpo sob a ferida e pressioná-la durante pelo menos 20 minutos enquanto a ajuda médica não chega.

Provocar o vômito em casos de ingestão de produtos indevidos

Ingerir medicamentos que induzam ao vômito pode provocar queimaduras no esôfago e fazer com que o vômito fique entre os pulmões, e está entre o que não deve ser feito durante os primeiros socorros. Além disso, dependendo da substância, induzir ovômito pode causar queimaduras por todo o organismo, agravando ainda mais o quadro.

Caso o paciente tenha ingerido qualquer substância indevidamente, desde medicamentos em excesso até gasolina e água sanitária, chame ajuda médica imediata e não ofereça líquidos como água ou leite, que podem incitar o vômito do paciente.

A ajuda médica deve ser solicitada imediatamente, já que em alguns casos o envenenamento por substâncias químicas pode provocar a morte em até uma hora.

Tirar a vítima de dentro do veículo em acidentes de trânsito

As principais causas de mortes decorrentes de acidentes de trânsito estão ligadas a lesões no pescoço e coluna vertebral. Com isso, realizar qualquer tipo de movimento em pessoas que sofreram acidentes, tentando retirá-las de dentro do veículo pode levar a morte ou incapacidade de andar pelo resto da vida.

remover a vítima do local também é considerado um dos maiores erros
remover a vítima do local também é considerado um dos maiores erros

Você só deve remover o paciente de dentro do carro em casos extremos como quando o carro vai explodir ou se ele está prestes a cair de um barranco.

O correto a fazer é chamar ajuda médica imediatamente, e manter a vítima acordada se ainda não estiver desmaiado. Para isso, faça perguntas sobre o nome, idade, se tem filhos, onde trabalha e mantenha uma conversa estável para que ela não fique inconsciente.

Não sugue o veneno de picadas de cobras

Uma crença popular bastante conhecida é de sugar o veneno da cobra depois de uma picada. Porém, isso não ameniza os sintomas da picada e pode piorar o quadro, já que a saliva na ferida pode causar outra fonte de infecção, acelerando o envenenamento do corpo e causando edemas pulmonares e paradas cardíacas.

Quando alguém for picado por cobras, coloque a vítima em posição horizontal com a área afetada abaixo do nível do coração. Em seguida, chame a ambulância e detalhe o que aconteceu e qual tipo de animal realizou a picada. Além disso, não se esqueça de oferecer bastante líquido para a pessoa e se certificar de que a vítima se mova o mínimo possível.

Colocar uma colher na boca ou tirar a língua da vítima em convulsão para fora

Um dos maiores equívocos é acreditar que a pessoa irá se sufocar com a língua durante uma convulsão. Porém ao colocar uma colher dentro da boca para proteger a língua do paciente, você estará aumentando as chances de asfixia.

Quando presenciar uma vítima de convulsão, coloque-a deitada de lado e segure a cabeça para que não sofra grandes lesões.

Enquanto isso, peça para alguém chamar ajuda médica e certifique-se de que a pessoa ainda está respirando durante a crise.

Depois de ver o que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros, não deixe de estudar mais a fundo sobre esse assunto. Afinal, apenas se capacitando a nível técnico é possível aprender todos os procedimentos corretos do que você deve ou não fazer na hora de salvar a vida de uma pessoa com os socorros iniciais.

Curso de Primeiros Socorros Básico Online Grátis

No curso gratuito de Primeiros Socorros da Prime Cursos serão abordados diversos procedimentos, que além de simples, ajudam em muito a salvar vidas em situações emergenciais antes da chegada do atendimento médico de emergência.

Na ocorrência de um acidente, alguns conhecimentos básicos e simples ajudam a diminuir o sofrimento do acidentado e também evitam algumas complicações futuras no local lesionado, até mesmo podendo salvar a vida da vítima. 


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.