Quem trabalha com comércio exterior viaja muito à trabalho?

comércio exterior viaja muito

Sempre que ouvimos falar sobre o comércio exterior, pensamos em viagens longas e constantes e no envio de mercadorias e compras de produtos de países estrangeiros. Pensando nisso, muitas pessoas ingressam nesse mercado por gostarem de viajar e acreditar que nesse trabalho passarão a visitar novos países constantemente. Mas será que quem trabalha com comércio exterior viaja muito?

O ramo do comércio exterior está ligado diferente com a importação e exportação de produtos, e dentro desse setor é possível trabalhar em várias áreas diferentes, como econômica, política, marketing e gestão e administração do negócio.

Por estar ligada com países do mundo todo, os amantes de viagens acabam optando pelo cargo para conhecerem mais países e culturas ao redor do mundo.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Para tirar todas as suas dúvidas a respeito do cargo e se quem atua no ramo viaja bastante, separamos um post explicando mais essa relação. Veja a seguir!

Quem trabalha com comércio exterior viaja muito?

O ramo do comércio exterior engloba diversas áreas diferentes, e nem todas acabam viajando com frequência. Contudo, por se tratar de uma profissão que usa técnicas de compra e venda de produtos para outros países, em algumas áreas os profissionais precisam analisar as tendências do mercado e necessidades dos clientes, para então elaborar técnicas com o intuito de obter lucro.

embora a maioria dos cargos viagem com frequência nesse setor, existem algumas exceções que não precisam estar sempre visitando novos países
embora a maioria dos cargos viagem com frequência nesse setor, existem algumas exceções que não precisam estar sempre visitando novos países

De modo geral, os profissionais que mais viajam são os que atuam no marketing do comércio exterior, já que precisam conhecer diferentes culturas e as preferências de cada uma delas, a fim de auxiliar a empresa a produzir sua mercadoria e alcançar o público perfeito.

Quem se responsabiliza por firmar acordos também está sempre viajando para fechar negócios e fazer negociações, já que entende mais a fundo a respeito do direito internacional.

No entanto, para quem tem família e não quer ficar longe frequentemente, existem alguns cargos específicos que não precisam se deslocar de um país para o outro, e é importante ficar de olho na área de atuação para verificar se você irá ou não viajar com frequência.

Leia também Quais os cargos e salários de quem atua na área de comércio exterior? 

Qual o perfil do profissional do comércio exterior?

Dependendo da área de atuação dentro da empresa, é essencial que o profissional fale uma variedade de idiomas, especialmente o inglês, já que grande parte dos países são adeptos a essa língua e usam como língua universal.

Porém, quanto mais idiomas você conhecer e conseguir se comunicar, maiores as chances de viajar para países e se comunicar com empresas, fornecedores e até fazer uma pesquisa de persona mais a fundo.

Junto a isso, quem atua nesse ramo também deve ter conhecimento em negociações na hora de fechar negócios com empresas gringas.

Dependendo do cargo, você também precisa conhecer mais sobre direito, economia e finanças, que você aprendeu em um curso técnico da área ou bacharelado.

Leia mais sobre o que faz um profissional do comércio exterior clicando aqui!

Como é o curso para quem deseja se certificar nesse setor?

O curso técnico para quem deseja se formar nessa área dura 2 anos e aborda assuntos como:

  • Administração
  • Contabilidade;
  • Direito Público;
  • Direito Privado;
  • Direito Comercial;
  • Direito Internacional;
  • Economia;
  • Estatística;
  • Finanças;
  • Línguas Estrangeiras;
  • Logística;
  • Matemática;
  • Marketing;
  • Negociações Internacionais;
  • Pesquisa Operacional;
  • Sociologia.

Quais as principais áreas de atuação do comércio exterior?

Uma das principais áreas do ramo é o agenciamento de carga, onde o profissional lida com o seguro e frete das mercadorias e o seu transporte, um dos cargos que pouco viaja dentro desse mercado. Já no setor de compras internacionais, o profissional da área é responsável por negociar com empresas estrangeiras e fechar contratos, sendo um dos que viaja com mais frequência para resolver assuntos da empresa.

Outra possível área de atuação é a Consultoria, no qual os colaboradores ajudam as empresas pequenas a importar e exportar mercadorias e resolver problemas na hora de enviar ou receber mercadoria dentro do Brasil.

grande parte dos cargos do setor do comércio exterior deve se preocupar com a mercadoria que será importada ou exportada
grande parte dos cargos do setor do comércio exterior deve se preocupar com a mercadoria que será importada ou exportada

Já na área de Operação, quem atua no ramo também não tende a viajar com muita frequência, já que é o responsável pelo transporte das entregas, custos, armazenamento e documentação, tudo ligado diretamente com o envio e recebimento de cargas.

Para quem ama viajar, uma dica é optar por cargos na área de Procurement, onde atuam os responsáveis por pesquisar oportunidades para desenvolver linhas de produtos e encontrar fornecedores por meio de visitas à feiras em que o setor da empresa está inserido. Isso significa viajar o mundo para fora para fazer contato com fornecedores e compradores em potencial até que o novo produto esteja pronto para importar ou exportar.

Depois de ver se quem trabalha com comércio exterior viaja muito ficou mais fácil decidir em qual área atuar de acordo com seus gostos e necessidades. Afinal, no comércio exterior é possível viajar frequentemente ou esporadicamente, já que os cargos disponíveis são bastante variados e possuem necessidades diferentes, que nem sempre está ligado com viagens para fora do país.

Curso de Comércio Exterior Online Grátis

Em nosso curso grátis de Comércio Exterior você aprenderá os tipos de pagamento no comércio exterior, operações e condições de compra e venda, SISCOMEX e seu funcionamento, importação e exportação, tudo isso atraves do ótimo conteúdo programático que começa desde a Introdução ao Comércio Exterior, Operações e Condições de Compra e Venda, Tipos de Pagamentos no Comércio Exterior, Classificação Fiscal de Mercadorias, SISCOMEX, Tratamento Administrativo na Importação e Tratamento Administrativo na Exportação.

https://youtu.be/MzUeIpGYUZo

Aproveite agora e faça sua inscrião no curso 100% gratuito de Comércio Exterior para atualizar seu Currículo e aumentar suas chances para conquistar um bom emprego, aumentar suas chances de promoção no emprego atual, completar horas em atividades Extracurriculares e muito mais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.