O que faz um profissional de comércio exterior?

chamado o profissional de comércio exterior

O Brasil é um dos países que mais exporta mercadorias para o mundo inteiro, gerando cada vez mais oportunidades para quem deseja trabalhar no mercado do comércio exterior. E diferente do que muitos acreditam, o profissional de comércio exterior não é encarregado apenas de fazer parte da logística de receber e enviar mercadorias, e vai muito além de preencher dados de planilhas.

Dentro desse setor, existem diversos cargos que se encarregam de áreas específicas dentro da empresa e de atividades relacionadas com a sua posição na logística do negócio. Contudo, quem atua nesse ramo também deve ter uma noção básica em diversos assuntos diferentes, mas que são relevantes para a empresa.

Confira a seguir o que faz um profissional de comércio exterior e como ele atua dentro da empresa!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que faz um profissional de comércio exterior?

Entre as principais responsabilidades do profissional estão controle dos processos de importação e exportação de produtos e principalmente a identificação das necessidades dos clientes e fornecedores.

quem trabalha no comércio exterior deve estar sempre atento ao mercado estrangeiro e suas necessidades
quem trabalha no comércio exterior deve estar sempre atento ao mercado estrangeiro e suas necessidades

O profissional também deve saber identificar oportunidades de venda e compra e elaborar estratégias específicas para o negócio, a fim de definir toda a logística da entrega e recebimento de produtos.

Com isso, é importante que o profissional domine áreas como:

  • marketing internacional;
  • transportes;
  • seguros;
  • economia;
  • legislação.

E é em cursos técnicos e bacharelado que profissionais que desejam atuar ou que já atuam na área aprendem e se especificam nestas áreas e também na estrutura do comércio exterior brasileiro.

O que se aprende em um curso de comércio exterior?

Além das temáticas que citamos acima, em um curso voltado para o comércio exterior o profissional aprende como as exportações e importações acontecem e qual a diferença entre os valores recebidos com os valores pagos. Ou seja, a balança comercial que calcula quanto foi gasto para receber a mercadoria e quanto em mercadoria foi recebido.

para quem deseja se especializar na área é possível fazer cursos ou bacharelado
para quem deseja se especializar na área é possível fazer cursos ou bacharelado

Apesar de terem fundamentos semelhantes, o curso técnico se difere do bacharelado por ser mais específico e objetivo, com o intuito de inserir os profissionais no mercado de trabalho mais rapidamente.

O curso ainda abrange noções básicas de marketing, economia, política, direito e legislação.

O que o profissional de comércio exterior faz de acordo com sua função?

  • intermediação: análise dados de compra e venda de empresas estrangeiras e de importação e exportação de bens e produtos;
  • gestão: define quais as estratégias que serão usadas para as atividades de importação e exportação e quais as metas da empresa dentro do mercado de exportação;
  • financeiro: avalia as melhores taxas de câmbio de venda e compra de mercadorias, riscos financeiros que têm relação direta com as negociações e créditos e financiamentos disponíveis para a empresa;
  • agenciamento de carga: responsável por executar ações que efetivem o transporte da mercadoria e acompanhar os detalhes do frete e seguro, com o objetivo de garantir que os produtos cheguem até o destino na data marcada.
  • Compras internacionais: nesse setor os profissionais realizam negociações que envolvem o contrato com empresas estrangeiras para aquisição ou venda de itens. Nesse ramo o profissional deve ter um conhecimento prévio em direito para verificar se os contratos estão de acordo com a legislação.
  • Despacho aduaneiro: quem atua nessa área se responsabiliza em liberar cargas junto à Receita Federal e deve conhecer a fundo os trâmites necessários para esse tipo de atividade, a fim de reduzir custos;
  • Procurement: quem atua nesse setor é responsável por desenvolver linhas de produtos e acompanhar os fornecedores, pesquisando por itens novos em feiras ou contatos diretos com fornecedores ou compradores em potencial.

Como está o mercado no Brasil?

Embora a economia brasileira não esteja em seus melhores momentos, o cargo dentro do comércio exterior ainda é bastante concorrido e requisitado, já que o país está sempre enviando e recebendo mercadorias para o mundo todo.

o mercado no Brasil está em constante crescimento, e é vantajoso até mesmo para quem ainda não tem experiência no ramo
o mercado no Brasil está em constante crescimento, e é vantajoso até mesmo para quem ainda não tem experiência no ramo

Vale lembrar que quem se forma em comércio exterior pode atuar tanto em empresas importadoras e de logísticas, como em companhias privadas dos mais variados setores que importam e exportam qualquer material, agências governamentais de desenvolvimento econômico, instituições financeiras e operadoras de câmbio e seguro.

Quais os principais cargos de comércio exterior no Brasil?

  • agenciamento de carga: profissional responsável por coordenar, reunir e administrar as fases logísticas da operação de transporte de mercadorias tanto em processos de importação e exportação como em trânsito em território nacional;
  • logística: profissional responsável por determinar a forma de transporte dos produtos. Isto é: se ele será enviado por meios marítimos ou aéreos.
  • Marketing Internacional: responsável por fazer análise de mercado e adaptar as mercadorias de acordo com a cultura local para onde o produto será comercializado.

Leia também Quais os cargos e salários de quem atua na área de comércio exterior? 

Depois de ver o que faz um profissional de comércio exterior, não deixe de estudar mais sobre o assunto caso tenha se interessado no setor. Isso porque a área abrange diversos cargos que você pode atuar, indo desde o trekking até a logística e gestão.

Curso de Comércio Exterior Online Grátis

Em nosso curso grátis de Comércio Exterior você aprenderá os tipos de pagamento no comércio exterior, operações e condições de compra e venda, SISCOMEX e seu funcionamento, importação e exportação, tudo isso atraves do ótimo conteúdo programático que começa desde a Introdução ao Comércio Exterior, Operações e Condições de Compra e Venda, Tipos de Pagamentos no Comércio Exterior, Classificação Fiscal de Mercadorias, SISCOMEX, Tratamento Administrativo na Importação e Tratamento Administrativo na Exportação.

https://youtu.be/MzUeIpGYUZo

Aproveite agora e faça sua inscrião no curso 100% gratuito de Comércio Exterior para atualizar seu Currículo e aumentar suas chances para conquistar um bom emprego, aumentar suas chances de promoção no emprego atual, completar horas em atividades Extracurriculares e muito mais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.