chamado o profissional de comércio exterior

O que faz um profissional de comércio exterior?

O Brasil é um dos países que mais exporta mercadorias para o mundo inteiro, gerando cada vez mais oportunidades para quem deseja trabalhar no mercado do comércio exterior. E diferente do que muitos acreditam, o profissional de comércio exterior não é encarregado apenas de fazer parte da logística de receber e enviar mercadorias, e vai muito além de preencher dados de planilhas.

Dentro desse setor, existem diversos cargos que se encarregam de áreas específicas dentro da empresa e de atividades relacionadas com a sua posição na logística do negócio. Contudo, quem atua nesse ramo também deve ter uma noção básica em diversos assuntos diferentes, mas que são relevantes para a empresa.

Confira a seguir o que faz um profissional de comércio exterior e como ele atua dentro da empresa!

O que faz um profissional de comércio exterior?

Entre as principais responsabilidades do profissional estão controle dos processos de importação e exportação de produtos e principalmente a identificação das necessidades dos clientes e fornecedores.

quem trabalha no comércio exterior deve estar sempre atento ao mercado estrangeiro e suas necessidades
quem trabalha no comércio exterior deve estar sempre atento ao mercado estrangeiro e suas necessidades

O profissional também deve saber identificar oportunidades de venda e compra e elaborar estratégias específicas para o negócio, a fim de definir toda a logística da entrega e recebimento de produtos.

Com isso, é importante que o profissional domine áreas como:

  • marketing internacional;
  • transportes;
  • seguros;
  • economia;
  • legislação.

E é em cursos técnicos e bacharelado que profissionais que desejam atuar ou que já atuam na área aprendem e se especificam nestas áreas e também na estrutura do comércio exterior brasileiro.

O que se aprende em um curso de comércio exterior?

Além das temáticas que citamos acima, em um curso voltado para o comércio exterior o profissional aprende como as exportações e importações acontecem e qual a diferença entre os valores recebidos com os valores pagos. Ou seja, a balança comercial que calcula quanto foi gasto para receber a mercadoria e quanto em mercadoria foi recebido.

para quem deseja se especializar na área é possível fazer cursos ou bacharelado
para quem deseja se especializar na área é possível fazer cursos ou bacharelado

Apesar de terem fundamentos semelhantes, o curso técnico se difere do bacharelado por ser mais específico e objetivo, com o intuito de inserir os profissionais no mercado de trabalho mais rapidamente.

O curso ainda abrange noções básicas de marketing, economia, política, direito e legislação.

O que o profissional de comércio exterior faz de acordo com sua função?

  • intermediação: análise dados de compra e venda de empresas estrangeiras e de importação e exportação de bens e produtos;
  • gestão: define quais as estratégias que serão usadas para as atividades de importação e exportação e quais as metas da empresa dentro do mercado de exportação;
  • financeiro: avalia as melhores taxas de câmbio de venda e compra de mercadorias, riscos financeiros que têm relação direta com as negociações e créditos e financiamentos disponíveis para a empresa;
  • agenciamento de carga: responsável por executar ações que efetivem o transporte da mercadoria e acompanhar os detalhes do frete e seguro, com o objetivo de garantir que os produtos cheguem até o destino na data marcada.
  • Compras internacionais: nesse setor os profissionais realizam negociações que envolvem o contrato com empresas estrangeiras para aquisição ou venda de itens. Nesse ramo o profissional deve ter um conhecimento prévio em direito para verificar se os contratos estão de acordo com a legislação.
  • Despacho aduaneiro: quem atua nessa área se responsabiliza em liberar cargas junto à Receita Federal e deve conhecer a fundo os trâmites necessários para esse tipo de atividade, a fim de reduzir custos;
  • Procurement: quem atua nesse setor é responsável por desenvolver linhas de produtos e acompanhar os fornecedores, pesquisando por itens novos em feiras ou contatos diretos com fornecedores ou compradores em potencial.

Como está o mercado no Brasil?

Embora a economia brasileira não esteja em seus melhores momentos, o cargo dentro do comércio exterior ainda é bastante concorrido e requisitado, já que o país está sempre enviando e recebendo mercadorias para o mundo todo.

o mercado no Brasil está em constante crescimento, e é vantajoso até mesmo para quem ainda não tem experiência no ramo
o mercado no Brasil está em constante crescimento, e é vantajoso até mesmo para quem ainda não tem experiência no ramo

Vale lembrar que quem se forma em comércio exterior pode atuar tanto em empresas importadoras e de logísticas, como em companhias privadas dos mais variados setores que importam e exportam qualquer material, agências governamentais de desenvolvimento econômico, instituições financeiras e operadoras de câmbio e seguro.

Quais os principais cargos de comércio exterior no Brasil?

  • agenciamento de carga: profissional responsável por coordenar, reunir e administrar as fases logísticas da operação de transporte de mercadorias tanto em processos de importação e exportação como em trânsito em território nacional;
  • logística: profissional responsável por determinar a forma de transporte dos produtos. Isto é: se ele será enviado por meios marítimos ou aéreos.
  • Marketing Internacional: responsável por fazer análise de mercado e adaptar as mercadorias de acordo com a cultura local para onde o produto será comercializado.

Leia também Quais os cargos e salários de quem atua na área de comércio exterior? 

Depois de ver o que faz um profissional de comércio exterior, não deixe de estudar mais sobre o assunto caso tenha se interessado no setor. Isso porque a área abrange diversos cargos que você pode atuar, indo desde o trekking até a logística e gestão.

Curso de Comércio Exterior Online Grátis

Em nosso curso grátis de Comércio Exterior você aprenderá os tipos de pagamento no comércio exterior, operações e condições de compra e venda, SISCOMEX e seu funcionamento, importação e exportação, tudo isso atraves do ótimo conteúdo programático que começa desde a Introdução ao Comércio Exterior, Operações e Condições de Compra e Venda, Tipos de Pagamentos no Comércio Exterior, Classificação Fiscal de Mercadorias, SISCOMEX, Tratamento Administrativo na Importação e Tratamento Administrativo na Exportação.

Aproveite agora e faça sua inscrião no curso 100% gratuito de Comércio Exterior para atualizar seu Currículo e aumentar suas chances para conquistar um bom emprego, aumentar suas chances de promoção no emprego atual, completar horas em atividades Extracurriculares e muito mais.


Stories

Posts Recentes

  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.