|

Dica: 12 Regras para a Vida por Jordan Peterson

O livro “12 Regras Para a Vida“, pode ajudar a mudar a sua vida, ou melhor, a sua atitude diante da vida, já que lista 12 regras para uma vida mais significativa.

Com a combinação de lições tiradas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, com os exemplos vividos de sua prática clínica e vida pessoal, o livro oferece um antídoto para o caos e os problemas de nossas vidas.

12 Regras para a vida por Jordan Peterson
12 Regras para a vida por Jordan Peterson

É basicamente focado naquela famosa frase:

“Talvez você não possa evitar um problema, mas pode mudar a forma como lida com ele!” 🙂

O autor do livro 12 regras para a vida é o psicólogo canadense Jordan Peterson, que também é professor de psicologia na Unversidade de Toronto, e ensina mitologia para médicos, advogados e pessoas de negócios.

Trouxemos um resumo de cada regra e como aplicá-na na sua vida. Vamos lá?

REGRA 1 – Costas eretas e ombros para trás

O que o autor recomenda é que você endireite sua coluna e levante a sua cabeça. Essa é a postura que ele quer que o leitor conquiste. E realmente, muitos estudos mostram que apenas corrigindo a sua postura, sua confiança e auto-estima aumentam automaticamente.

Mantenha sua portura ereta e aumente sua confiança
Mantenha sua portura ereta e aumente sua confiança

Nessa regra, ele usa como exemplo a lagosta, um animal que tem uma estrutura social hierárquica. Quando perde uma luta, a lagosta fica encolhida; e quando vence, seu corpo se expande. Como ela aumenta de tamanho, passa uma imagem de dominância para as outras lagostas, e isso também faz com que ela vença os próximos confrontos, apenas por sua postura de vencedora.

A lagosta aumenta de tamanho quando ganha uma luta
A lagosta aumenta de tamanho quando ganha uma luta

É um processo fisiológico que também acontece na psicologia e no corpo humano, e que usa, inclusive, os mesmos hormônios, tanto em nós quanto nas lagostas. Nossa postura demonstra a nossa capacidade. Então a primeira regra é se manter firme, com a postura ereta, principalmente em meio ao caos.

REGRA 2 – Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade

Tenho certeza que se a sua mãe estivesse doente você estaria cuidando dela da melhor maneira possível. Não deixaria ela sem remédios e todos os cuidados necessáros. Mas e se você estivese doente, teria esse mesmo cuidado?

Cuide de si como cuida das pessoas que você ama!
Cuide de si como cuida das pessoas que você ama!

 

O que geralmente acontece é que somos muito queridos com as pessoas que amamos, então fazemos tudo o que é possível para mantê-los saudáveis e felizes, por exemplo, se você ama seus filhos, provavelmente não os deixará comer muita porcaria, ou então se você sabe que seu amigo está querendo emagrecer, aposto que irá incentivá-lo à se exercitar, mesmo que ele não queira, certo? E você faz isso porque se preocupa com a saúde o bem estar deles!

Inclusive temos disponível o Curso de Cuidador de Idosos totalmente grátis e online.

E por que não nos cuidamos do mesmo jeito que nos preocupamos com aquela pessoa especial da família, um amigo querido ou até nosso animal de estimação?

Separe um tempo para cuidar de você!
Separe um tempo para cuidar de você!

Imagine como sua vida seria diferente se você se tratasse com o mesmo amor que trata as pessoas que ama!

REGRA 3 – Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você

Cerque-se de pessoas que queiram apenas o seu bem
Cerque-se de pessoas que queiram apenas o seu bem

Eu sei que essa regra é meio óbvia, mas também sei que muitas pessoas não a seguem.

E será que você sabe quem são seus amigos de verdade? Vamos ver um exemplo: você acabou de realizar o seu sonho de comprar uma casa! Uau, isso é muito bom. O que você deseja ouvir é no mínimo um parabéns. Mas ao invés disso, o seu “amigo” acaba fazendo uma crítica, mesmo sem perceber, do tipo: “ah mas agora você terá que guardar dinheiro para os móveis” ou “pena que não é no bairro tal, né?”

É, melhor rever suas amizades e cercar-se de pessoas que queiram apenas o seu bem. Lembre-se: antes só do que mal acompanhado!

REGRA 4 – Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje

pare de comparar com os outros!
pare de comparar com os outros!

“Nossa, ele ganha muito mais dinheiro do que eu.”

“O trabalho dele é muito melhor do que o meu.”

“Por que o casamento dele dá tão certo?”

Pare agora mesmo de fazer isso!

Cada pessoa tem uma vida diferente, dificuldades diferentes, e consequentemente, resultados diferentes. Então por que você ainda insiste em se comparar com o outro?

O autor diz uma verdade: “não importa quão bom você é em alguma coisa, sempre existirá alguém que vai fazer com que você se sinta incompetente.

 Seja a SUA melhor versão
Seja a SUA melhor versão

Compare-se apenas com VOCÊ mesmo, e se percebeu que está melhor do que ontem, saiba que você está no caminho certo. Seja a SUA melhor versão e pare de olhar para o lado.

REGRA 5 – Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles

Conversar com o seu filho é a melhor solução
Conversar com o seu filho é a melhor solução

Muitos podem achar que essa regra é útil apenas para pais, mas isso não é verdade. Ela serve para todas as pessoas, e já vou te dizer o porquê. Se você tem filho, e ele fizer algo que você não goste, não o ignore; converse com ele. Explique a situação e o porquê ele não deve fazer aquilo. A conversa é a melhor solução para tudo. E se você não resolver esse pequeno problema hoje, saiba que no futuro ele pode se intensificar e até atrapalhar o seu filho nos relacionamentos e em sua profissão.

E quando ele fizer algo certo ou algo bom, faça um elogio. Em vez de sair comprando presentes e mimando a criança, aproveite para elogiá-la. Faça isso também com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Se observou que a pessoa fez algo legal, diga para ela. Um bom elogio, sincero é claro, faz você e a pessoa se sentirem bem.

REGRA 6 – Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo

Criticar as pessoas é muito fácil. Mas você já se olhou no espelho e analisou os seus defeitos? Será que o que você está criticando no outro, não é aquilo que você também tem dentro de si? Bom, a dica do autor é clara: antes de sair criticando o mundo, deixe sua casa em perfeita ordem. Ou seja, nada de criticar algo que você mesmo não faz. Um exemplo disso é aqueles que ficam dizendo para cuidarem do meio ambiente, mas na realidade não se preocupam nem em reciclar o próprio lixo.

Pare de pensar no que os outros deveriam fazer e comece você a mudar a sua situação. O que você pode fazer para melhorar a sua vida, e consequentemente ajudar o mundo? Entenda que pequenas atitudes geram grandes resultados, então antes de sair julgando, faça uma auto análise e busque ser uma pessoa melhor.

REGRA 7 – Busque o que é significativo, não o que é conveniente

Pare de fazer apenas o que é fácil ou rápido!
Pare de fazer apenas o que é fácil ou rápido!

Isso é uma coisa que a maioria de nós é culpado, pois geralmente tentamos fazer o que é mais fácil, ou aquilo que nos traz resultados mais rápidos.

No livro “O HOMEM EM BUSCA DE UM SENTIDO”, o autor Viktor Frankl diz que o ser humano é movido ao que tem significado apenas para ELE. E sim, geralmente buscamos de fato o que é melhor para nós, e não para os outros ou para o mundo. Pensamos a curto prazo, ao invés de pensar lá na frente. O que o autor quer dizer nessa regra, é que você comece a pensar longo prazo, e busque fazer o que realmente vai ter algum significado na sua vida, e não apenas seguir o caminho mais fácil ou mais rápido.

Busque algo que vai ter algum significado na sua vida
Busque algo que vai ter algum significado na sua vida

REGRA 8 – Diga a verdade. Ou pelo menos, não minta

Seja sincero e aprenda a dizer não!
Seja sincero e aprenda a dizer não!

Se todos fossem honestos e verdadeiros, a sociedade funcionaria muito melhor. Por exemplo, se você está em um relacionamento, onde você e seu parceiro não dizem a verdade um ao outro, esse relacionemto é praticamente sem sentido e sem confiança. Qual o objetivo de manter algo assim? Ou até mesmo com suas amizades, por que você teria uma amigo que não confia? Se sabe que ele não é confiável, você com certeza não contaria nada para ele. Então novamente, qual o objetivo de manter uma amizade assim? As pessoas mentem para conquistar coisas e pessoas, mas e depois, como podem manter essa mentira?

Outra coisa que acontece é que muitos não conseguem dizer “NÃO” pelo medo da reação da outra pessoa. Já pensou que você pode estar preso apenas por não conseguir dizer a verdade? Siga a dica do autor e fale a verdade, ou pelo menos não minta, e entenda que o”NÃO” é necessário.

REGRA 9 – Presuma que a pessoa com quem está conversando possa saber algo que você não sabe

Saiba ouvir e aprenda a conversar!
Saiba ouvir e aprenda a conversar!

Veja se você já passou por isso: você está conversando com um amigo e percebe que ele não está prestando atenção de verdade, então fica pedindo para você repetir, ou pior, tenta mudar de assunto, te cortar e falar sobre coisas da vida dele. Ou então você é esse amigo, e acaba não prestando atenção no que seu amigo está falando.

Se você presta atenção, a outra pessoa se sente muito mais a vontade para compartilhar informações com você, fazendo com que você aprenda coisas novas, e claro, preserve a sua amizade. E de acordo com o autor, se você está achando a conversa entediante, é porque provavelmente não está prestando atenção. Quando você entende que a pessoa que você está conversando, sabe de algo que você ainda não sabe, a conversa fica muito mais interessante!

REGRA 10 – Seja preciso no que diz

Fale com clareza e seja específico nas suas palavras
Fale com clareza e seja específico nas suas palavras

Se você adotar essa próxima regra e juntar com a regra número 8, saiba que você terá muito mais sucesso em seus relacionamentos, amizades e até na sua vida profissional. Decida o que você quer e seja preciso no que diz. Não fale que você quer outras coisas apenas para agradar as pessoas ao seu redor. Veja um exemplo: se você está num relacionamento e não diz para a pessoa o que quer de verdade, essa pessoa nunca vai saber e então não poderá mudar ou te ajudar. Saiba o que você quer, e seja preciso no que você pede a você mesmo e aos outros!

REGRA 11 – Não incomode as crianças quando estão andando de skate

Deixe as crianças se divertirem!
Deixe as crianças se divertirem!

O autor diz que você deve deixar as crianças brincarem, se desafiarem, e descobrirem coisas novas. É claro que você deve impedir se elas estiverem fazendo algo realmente perigoso, mas de resto, analise a situação antes.

Sabe quando elas estão brincando de quem pula mais alto, por exemplo? Bom, no fundo elas estão se esforçando, competindo umas com as outras e se tornando melhores. Ou quando estão andando de skate, não atrapalhe achando que isso é perigoso. Não é apenas uma brincadeira, mas sim um desafio com elas mesmas. Se elas estão praticando é porque querem melhorar naquilo e isso faz parte do seu desenvolvimento!

REGRA 12 –Acaricie um gato ao encontrar um na rua

Smples gestos são capazes de alegrar dias difíceis
Smples gestos são capazes de alegrar dias difíceis

Essa regra é talvez a mais importante e pode fazer você mudar a sua visão sobre muitas coisas. É sobre apreciar a beleza da vida, mesmo nos dias difíceis. As pequenas coisas são as mais importantes, principalmente aquelas ligadas à natureza. Por exemplo, uma pessoa querida está no hospital e você está triste, indo visitá-la. O que é normal, já que esse é um momento difícil. Mas se durante o caminho você ver um gato ou um cachorro, pare e faça carinho nele. Ou se ver uma flor diferente ou uma árvore bonita, pare para apreciar. Esses pequenos gestos e as coisas mais simples são capazes de alegrar um momento difícil.

Bom, esse foi um resumo das 12 regras para a vida de Jordan Peterson, e se você gostou, eu recomendo que leia o livro e também assista as palestras do autor no youtube.

Não esqueça de deixar seu comentário! 🙂

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

8 Comments

  1. Alcindo Silveira Simões disse:

    Gostei muito das regras do autor, para conduzir a vida de uma forma assertiva.obrigado a equipe do prime cursos.quando puder vou comprar o livro.

  2. Alcindo Silveira Simões disse:

    27 Agosto, 2018 • 1 Comment
    Dica: 12 Regras Para A Vida Por Jordan Peterson

    ShareTweetPinMail
    O livro “12 Regras Para a Vida“, pode ajudar a mudar a sua vida, ou melhor, a sua atitude diante da vida, já que lista 12 regras para uma vida mais significativa.

    Com a combinação de lições tiradas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, com os exemplos vividos de sua prática clínica e vida pessoal, o livro oferece um antídoto para o caos e os problemas de nossas vidas.

    12 Regras para a vida por Jordan Peterson
    12 Regras para a vida por Jordan Peterson

    É basicamente focado naquela famosa frase:

    “Talvez você não possa evitar um problema, mas pode mudar a forma como lida com ele!” ?

    O autor do livro 12 regras para a vida é o psicólogo canadense Jordan Peterson, que também é professor de psicologia na Unversidade de Toronto, e ensina mitologia para médicos, advogados e pessoas de negócios.

    Trouxemos um resumo de cada regra e como aplicá-na na sua vida. Vamos lá?

    REGRA 1 – Costas eretas e ombros para trás
    O que o autor recomenda é que você endireite sua coluna e levante a sua cabeça. Essa é a postura que ele quer que o leitor conquiste. E realmente, muitos estudos mostram que apenas corrigindo a sua postura, sua confiança e auto-estima aumentam automaticamente.

    Mantenha sua portura ereta e aumente sua confiança
    Mantenha sua portura ereta e aumente sua confiança

    Nessa regra, ele usa como exemplo a lagosta, um animal que tem uma estrutura social hierárquica. Quando perde uma luta, a lagosta fica encolhida; e quando vence, seu corpo se expande. Como ela aumenta de tamanho, passa uma imagem de dominância para as outras lagostas, e isso também faz com que ela vença os próximos confrontos, apenas por sua postura de vencedora.

    A lagosta aumenta de tamanho quando ganha uma luta
    A lagosta aumenta de tamanho quando ganha uma luta

    É um processo fisiológico que também acontece na psicologia e no corpo humano, e que usa, inclusive, os mesmos hormônios, tanto em nós quanto nas lagostas. Nossa postura demonstra a nossa capacidade. Então a primeira regra é se manter firme, com a postura ereta, principalmente em meio ao caos.

    REGRA 2 – Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade
    Tenho certeza que se a sua mãe estivesse doente você estaria cuidando dela da melhor maneira possível. Não deixaria ela sem remédios e todos os cuidados necessáros. Mas e se você estivese doente, teria esse mesmo cuidado?

    Cuide de si como cuida das pessoas que você ama!
    Cuide de si como cuida das pessoas que você ama!

    O que geralmente acontece é que somos muito queridos com as pessoas que amamos, então fazemos tudo o que é possível para mantê-los saudáveis e felizes, por exemplo, se você ama seus filhos, provavelmente não os deixará comer muita porcaria, ou então se você sabe que seu amigo está querendo emagrecer, aposto que irá incentivá-lo à se exercitar, mesmo que ele não queira, certo? E você faz isso porque se preocupa com a saúde o bem estar deles!

    Inclusive temos disponível o Curso de Cuidador de Idosos totalmente grátis e online.

    E por que não nos cuidamos do mesmo jeito que nos preocupamos com aquela pessoa especial da família, um amigo querido ou até nosso animal de estimação?

    Separe um tempo para cuidar de você!
    Separe um tempo para cuidar de você!

    Imagine como sua vida seria diferente se você se tratasse com o mesmo amor que trata as pessoas que ama!

    REGRA 3 – Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você
    Cerque-se de pessoas que queiram apenas o seu bem
    Cerque-se de pessoas que queiram apenas o seu bem

    Eu sei que essa regra é meio óbvia, mas também sei que muitas pessoas não a seguem.

    E será que você sabe quem são seus amigos de verdade? Vamos ver um exemplo: você acabou de realizar o seu sonho de comprar uma casa! Uau, isso é muito bom. O que você deseja ouvir é no mínimo um parabéns. Mas ao invés disso, o seu “amigo” acaba fazendo uma crítica, mesmo sem perceber, do tipo: “ah mas agora você terá que guardar dinheiro para os móveis” ou “pena que não é no bairro tal, né?”

    É, melhor rever suas amizades e cercar-se de pessoas que queiram apenas o seu bem. Lembre-se: antes só do que mal acompanhado!

    REGRA 4 – Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje
    pare de comparar com os outros!
    pare de comparar com os outros!

    “Nossa, ele ganha muito mais dinheiro do que eu.”

    “O trabalho dele é muito melhor do que o meu.”

    “Por que o casamento dele dá tão certo?”

    Pare agora mesmo de fazer isso!
    Cada pessoa tem uma vida diferente, dificuldades diferentes, e consequentemente, resultados diferentes. Então por que você ainda insiste em se comparar com o outro?

    O autor diz uma verdade: “não importa quão bom você é em alguma coisa, sempre existirá alguém que vai fazer com que você se sinta incompetente.”

    Seja a SUA melhor versão
    Seja a SUA melhor versão

    Compare-se apenas com VOCÊ mesmo, e se percebeu que está melhor do que ontem, saiba que você está no caminho certo. Seja a SUA melhor versão e pare de olhar para o lado.

    REGRA 5 – Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles
    Conversar com o seu filho é a melhor solução
    Conversar com o seu filho é a melhor solução

    Muitos podem achar que essa regra é útil apenas para pais, mas isso não é verdade. Ela serve para todas as pessoas, e já vou te dizer o porquê. Se você tem filho, e ele fizer algo que você não goste, não o ignore; converse com ele. Explique a situação e o porquê ele não deve fazer aquilo. A conversa é a melhor solução para tudo. E se você não resolver esse pequeno problema hoje, saiba que no futuro ele pode se intensificar e até atrapalhar o seu filho nos relacionamentos e em sua profissão.

    E quando ele fizer algo certo ou algo bom, faça um elogio. Em vez de sair comprando presentes e mimando a criança, aproveite para elogiá-la. Faça isso também com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Se observou que a pessoa fez algo legal, diga para ela. Um bom elogio, sincero é claro, faz você e a pessoa se sentirem bem.

    REGRA 6 – Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo

    Criticar as pessoas é muito fácil. Mas você já se olhou no espelho e analisou os seus defeitos? Será que o que você está criticando no outro, não é aquilo que você também tem dentro de si? Bom, a dica do autor é clara: antes de sair criticando o mundo, deixe sua casa em perfeita ordem. Ou seja, nada de criticar algo que você mesmo não faz. Um exemplo disso é aqueles que ficam dizendo para cuidarem do meio ambiente, mas na realidade não se preocupam nem em reciclar o próprio lixo.

    Pare de pensar no que os outros deveriam fazer e comece você a mudar a sua situação. O que você pode fazer para melhorar a sua vida, e consequentemente ajudar o mundo? Entenda que pequenas atitudes geram grandes resultados, então antes de sair julgando, faça uma auto análise e busque ser uma pessoa melhor.

    REGRA 7 – Busque o que é significativo, não o que é conveniente
    Pare de fazer apenas o que é fácil ou rápido!
    Pare de fazer apenas o que é fácil ou rápido!

    Isso é uma coisa que a maioria de nós é culpado, pois geralmente tentamos fazer o que é mais fácil, ou aquilo que nos traz resultados mais rápidos.

    No livro “O HOMEM EM BUSCA DE UM SENTIDO”, o autor Viktor Frankl diz que o ser humano é movido ao que tem significado apenas para ELE. E sim, geralmente buscamos de fato o que é melhor para nós, e não para os outros ou para o mundo. Pensamos a curto prazo, ao invés de pensar lá na frente. O que o autor quer dizer nessa regra, é que você comece a pensar longo prazo, e busque fazer o que realmente vai ter algum significado na sua vida, e não apenas seguir o caminho mais fácil ou mais rápido.

    Busque algo que vai ter algum significado na sua vida
    Busque algo que vai ter algum significado na sua vida

    REGRA 8 – Diga a verdade. Ou pelo menos, não minta
    Seja sincero e aprenda a dizer não!
    Seja sincero e aprenda a dizer não!

    Se todos fossem honestos e verdadeiros, a sociedade funcionaria muito melhor. Por exemplo, se você está em um relacionamento, onde você e seu parceiro não dizem a verdade um ao outro, esse relacionemto é praticamente sem sentido e sem confiança. Qual o objetivo de manter algo assim? Ou até mesmo com suas amizades, por que você teria uma amigo que não confia? Se sabe que ele não é confiável, você com certeza não contaria nada para ele. Então novamente, qual o objetivo de manter uma amizade assim? As pessoas mentem para conquistar coisas e pessoas, mas e depois, como podem manter essa mentira?

    Outra coisa que acontece é que muitos não conseguem dizer “NÃO” pelo medo da reação da outra pessoa. Já pensou que você pode estar preso apenas por não conseguir dizer a verdade? Siga a dica do autor e fale a verdade,

    Gostei muito das regras do autor, para conduzir a vida de uma forma assertiva.obrigado a equipe do prime cursos.quando puder vou comprar o livro.

  3. Muito legal, muito verdadeiro,foi um aprendizado para mim, e vou passar para outras pessoas, para que outras possa aprender e fazer uso destas regras de vida. Obrigado

  4. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Regra geral, os textos-vídeos da Prime são de excelente qualidade. Este tem uma excelência excepcional pela cientificidade do tema tratado no livro “12 Regras para a Vida”. Lerei referido livro. Obrigado, Prime! Por favor, continuem o importante trabalho que realizam!

  5. EXCELENTES DICAS, O AUTOR ESTÁ DE PARABÉNS. TEMOS MUITO A GANHAR COM ESSAS ATITUDES.

  6. Nada melhor do que seguir uma vida com regras equilibradas, ótima postagem parabéns e obrigado.

  7. Augustavo Rafael Sembissa disse:

    Simplicidade na abordagem e objectividade para a vida!Dicas bastante fecundas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.